quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

ATENÇÃO TRECHO II

SOL NASCENTE - TRECHO 2
Próximo da regularização
Grupar e Conplan aprovam o processo do Trecho 2 do condomínio Da Redação
redacao@ jornaldebra silia. com. br
      
Depois de muitos anos sendo chamada de invasão, a segunda etapa do Condomínio Sol Nascente, em Ceilândia, caminha agora rumo à definitiva regularização. Para os moradores do local, é a esperança de terem a escritura definitiva de seus imóveis, mas ainda mantêm a incerteza quanto aos investimentos que de fato chegarão ao condomínio. Asfalto, rede de esgoto, sistema de águas pluviais e os aparelhos públicos são as principais reivindicações da população que reside no Sol Nascente.
O processo do Trecho 2 do condomínio foi aprovado na manhã de ontem pelo Grupo de Análise e Aprovação de Parcelamentos de Solo e Projetos Habitacionais (Grupar) e pelo Conselho de Planejamento Urbano do Distrito Federal (Conplan), assim como o do condomínio Alto da Boa Vista, em Sobradinho. O processo de regularização do Sol Nascente, que possui cerca de 29.900 habitantes, tramita no Governodo Distrito Federal (GDF) há três anos mas, há pelo menos uma década, quem mora na região sofre com a falta de infraestrutura.
É o caso da dona de casa Goslingela Moreira Maia, uma das primeiras moradores do condomínio. “Antes, aqui era tudo pasto. Aos poucos, os moradores foram se instalando. Nos 14 anos que moro aqui, vi poucas mudanças, como água, luz e telefone, mas obras importantes como hospitais e delegacias, ainda não”, afirma. Para a estudante Priscila dos Santos, é preciso ter paciência. “Têm tempo que moro aqui. Acho que as coisas vão acontecer aos poucos e devem demorar”, opina.         
Com a legalização, será possível registrar em cartório a propriedade dos lotes ocupados irregularmente e os moradores poderão receber as escrituras dos imóveis que ocupam.
A aprovação do Conplan foi a penúltima etapa. A próxima será a publicação, pelo governador, do decreto de regularização 

no Diário Oficial do DF e o processo de implementação dos serviços públicos básicos.

20 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,
    É nossa politica não responder a comentários de anônimos, principalmente quando são injustos e sem conhecimento de causa.
    Identifique-se e vamos esclarecer o assunto.

    Carlos Botani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apolitíca de voçês e não responder quando estão errados e tentar burlar as pessoas e não pense que está falando com quem não tem conhecimento de causa meu jovem a maioria deste teus companheiros comicionados passaram muitos dias no centro de ceilandia bandeirando esta bandeira petista comigo varios anos de campanha principalmente nosso administrador? e não interessa meu nome.isto é democracia´.

      Excluir
  3. Por favor me tira uma duvida moro no thecho 1 os lotes de todos os tamanhos vai ser regularizado por exeplo de 200 metros 300 metros 400 metros 500 metros;;;;;;

    ResponderExcluir
  4. olá Carlos gostaria de tirar uma dúvida , tenho um lote na chacará n 96 e fiz o cadastro pelo GDF e gostaria de saber se meu nome consta nesse cadastro, fui na Adm.da Ceilândia e me informaram que eu tinha que ver com a empresa San German.
    Procede essa informaçao .
    Meu nome é Edna Cristina.

    ResponderExcluir
  5. meu email é edna_crystal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Carlos gostaria muito que me informasse algo sobre a chácara 139 do condomínio casa branca, que não está inserido em nenhum mapa até o presente momento do qual sou moradora desde 2007. Obrigada! meu nome é Claudia Lopes e e-mail é clauclm@live.com

    ResponderExcluir
  7. povo do sol nascente nos estamos cercados de mintirosos nesta nova administração tudo que eles prometem não estão cumprindo cade o asfalto da vc 311 que o administrador prometeu que se o der não fize-se ele faria no dia 25/04/2012 já estamos com 42 dias do prometido nada foi feito. nos moradores da vc311 convidamos todos os moradores do tres trechos do sol nascente para a interdição da vicinal 311 na proxima terça-feira 11/06/2012 ao lado da escola rural em frente a capela santa clara apartir das 6:00 horas da manhã não vamos aceitar mais conversa fiada de ninguém ,NEM VAMOS ACEITAR MAIS ESTA ENROLAÇÃO?

    ResponderExcluir
  8. estou no sol nacente ha 14 anos moro no casa branca 141 meu esposo fez o cadastro mas parece que desapareceu por que nunca nos deram satisfaçao nenhuma tem gente que fez ocadastro ha pouco tempo e o lote ja foi regularizado minha indignaçao e porque inclusive o nome do meu esposo saiu em uma lista de remoçao em 2011 mas o meu lote nao esta em area de risco mas ate agora nimguem tomou atitude pra nos da satisfaçao sobre essa questao por favor mande uma respota concreta sobre a tal regularizaçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber quem é vc,pois tbm moro no condominio casa branca ch 141 e realmente me disseram na adm sque seríamos removidos,porem se nos unirmos para conseguirmos nos manter o governo terá de nos beneficiar tbm.
      me ligue no 84221859.

      Excluir
    2. moro no condominio casa branca ch 141 cj h realmente me informaram na adm que seríamos removidos para a construção de uma pista.mas se nos unirmos com certeza nos manteremos onde estamos.conversei com o edson e ele me informou que se nos unirmos para pedirmos a alteração do projeto conseguiremos.precisamos nos unir para conseguirmos manter nossas casas.se ficarmos calados estamos sendo convenientes com o projeto.me ligue no 84221859 que poderemos marcar uma reunião com o edson para nos unirmos.seguindo a adm somente até a casa 36 e a casa 54 que estava em construção na epoca do cadastro em 2008 estão cadastradas no trecho mas de lá para cá outras muitas casas surgiram.então oque temos que fazer é nos unirmos.

      Excluir
  9. ESTAO CONSTRUINDO VARIAS CASAS MAIS DE 30 E VENDENDO LOTES POR 30MIL.EM FRENTE O CONDOMINIO VITORIA CHACARA 125 SOL NASCENTE EM CEILANDIA ABAIXO DA FEIRA DO PRODUTOR,ESTAO LIMPANDO A AREA CADA FINAL DE SEMANA CONSTRUINDO DE DUAS A TRES CASAS,JA LIGUEI VARIAS VEZEZ PARA 156 MAIS NINGUEM TOMOU ALGUMA PROVIDENCIA SEGUE OS NUMEROS DOS PROTOCOLOS DIA 23/05/2012 PROTOCOLO 394532,DIA 28/06/2012 PROTOCOLO 397258,DIA 14/06/2012 PROTOCOLO 401647.

    ResponderExcluir
  10. N° Edição: 2224 | 22.Jun.12 - 21:00 | Atualizado em 25.Jun.12 - 10:40 Brasília grilada
    Pesquisadora levanta polêmica sobre a veracidade dos títulos de terras onde estão localizados o Palácio do Planalto e a Esplanada, e questiona até a desapropriação feita para a instalação da capital federal
    Claudio Dantas Sequeira


    INVESTIGAÇÃO
    Pesquisadora Iracema Maria protocolou denúncia no CNJ
    contra a Terracap e cartórios de registro de imóveis do DF

    Desde que foi inaugurada, em 1960, Brasília tem sido alvo constante da ação de grileiros de terra. As fraudes em registros imobiliários alimentam intermináveis disputas judiciais. Foi por conta de uma delas que a empresária Iracema Maria Durão Moreira passou a pesquisar a complicada questão fundiária no Distrito Federal em busca de provas que impedissem o Estado de tomar-lhe a propriedade em que vive com a família há uma década. Nessa pesquisa, descobriu documentos que, segundo ela, indicariam a existência de um esquema criminoso anterior à fundação da capital da República e que colocam em dúvida, inclusive, a veracidade do título das terras onde estão o Palácio do Planalto e a Esplanada dos Ministérios. Sua polêmica tese transformou-se numa denúncia protocolada no Ministério Público Federal e no CNJ contra a Terracap e cartórios de registro de imóveis do DF e das cidades goianas de Planaltina e Formosa.

    O Plano Piloto foi acomodado numa área conhecida como Fazenda Bananal, desapropriada por ato do presidente Juscelino Kubitschek. Com base em registros paroquiais e escrituras, Iracema alega que a Fazenda Bananal foi forjada e todos os atos de compra e venda dessas terras deveriam ser anulados. “A Bananal não passa de uma fraude”, alega Iracema. Segundo ela, a escritura dessa propriedade, registrada em 1927, contém erros grosseiros. Está no documento, por exemplo, que a Fazenda Bananal seria parte desmembrada de outra propriedade, chamada Torto. Uma informação que se desfaz na simples confrontação com o registro paroquial da Fazenda Torto de 1958, com seu memorial descritivo de 1921 e o auto de divisão de 1923. “Está clara a falsidade ideológica presente na escritura. O crime invalida todos os registros subsequentes, inclusive a desapropriação feita pela Terracap para a instalação de Brasília”, alega Iracema.


    ATO OFICIAL
    A fazenda Bananal, que abrigou o Plano Piloto, foi desapropriada por JK

    A Bananal, segundo essa documentação, nunca pertenceu aos limites da Fazenda Torto. Foi implantada, na verdade, artificialmente numa área que era de outra fazenda, denominada Araras. Com mais de 120 mil alqueires, a Fazenda Araras abrangia uma área maior que a do atual Distrito Federal e pertencia ao coronel Izidoro Gomes Ferreira e sua mulher, Maria Gomes Ferreira. Izidoro morreu em 1889 e deixou sete filhos. Hoje, o neto do coronel, João Pereira Gomes, com 82 anos, relembra que a morte do pai deflagrou uma disputa entre parentes e pessoas próximas à família. Os documentos das terras desapareceram e a Araras passou a ser grilada, com a anuência de autoridades municipais.

    Antes de decidir denunciar às autoridades, Iracema levou a documentação à análise do procurador aposentado Joaquim Monteiro. Ele endossou os argumentos da denúncia, que se estendem a áreas do antigo Jóquei Clube e à cidade de Vicente Pires. “As provas de que ela dispõe são irrefutáveis”, disse à ISTOÉ. O procurador espera que o Ministério Público aceite a denúncia, mas não acredita na anulação dos registros imobiliários de Brasília.

    ResponderExcluir
  11. ESTAO CONSTRUINDO VARIAS CASAS MAIS DE 30 E VENDENDO LOTES POR 30MIL.EM FRENTE O CONDOMINIO VITORIA CHACARA 125 SOL NASCENTE EM CEILANDIA ABAIXO DA FEIRA DO PRODUTOR,ESTAO LIMPANDO A AREA CADA FINAL DE SEMANA CONSTRUINDO DE DUAS A TRES CASAS,JA LIGUEI VARIAS VEZEZ PARA 156 MAIS NINGUEM TOMOU ALGUMA PROVIDENCIA SEGUE OS NUMEROS DOS PROTOCOLOS DIA 23/05/2012 PROTOCOLO 394532,DIA 28/05/2012 PROTOCOLO 397258,DIA 14/06/2012 PROTOCOLO 401647.

    ResponderExcluir
  12. Antes de decidir denunciar às autoridades, Iracema levou a documentação à análise do procurador aposentado Joaquim Monteiro. Ele endossou os argumentos da denúncia, que se estendem a áreas do antigo Jóquei Clube e à cidade de Vicente Pires. “As provas de que ela dispõe são irrefutáveis”, disse à ISTOÉ. O procurador espera que o Ministério Público aceite a denúncia, mas não acredita na anulação dos registros imobiliários de Brasília.

    ResponderExcluir
  13. ESTAO CONSTRUINDO VARIAS CASAS MAIS DE 30 E VENDENDO LOTES POR 30MIL.EM FRENTE O CONDOMINIO VITORIA CHACARA 125 SOL NASCENTE EM CEILANDIA ABAIXO DA FEIRA DO PRODUTOR,ESTAO LIMPANDO A AREA CADA FINAL DE SEMANA CONSTRUINDO DE DUAS A TRES CASAS,JA LIGUEI VARIAS VEZEZ PARA 156 MAIS NINGUEM TOMOU ALGUMA PROVIDENCIA SEGUE O NUMERO 14/06/2012 PROTOCOLO 401647.

    ResponderExcluir
  14. ‎04 incêndios em favelas de SP em menos de 10 dias, e vc acredita mesmo que foi por causa da seca ou falta de segurança? O mais interessante é que ninguem divulga que algumas destas favelas eram em areas disputadas na justiça, já com reintegração de posse, ou áreas valorizadas visadas por "construtoras". Será mesmo uma simples coincidência? e aqui no solnascente e o governo que guer tira os moradores a fosa

    Responder

    ResponderExcluir
  15. Decreto que autorizava construções em condomínios irregulares é suspenso por inconstitucionalidade

    O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) obteve decisão favorável na ação direta de inconstitucionalidade (ADI) proposta contra o Decreto 29.562/2008, que autorizava a construção de edificações em parcelamentos de solo irregulares, utilizando-se parâmetros urbanísticos de áreas próximas. A ação foi proposta em 2009 após solicitação da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb).
    O MPDFT sustentou a inobservância da exigência de lei complementar específica para o tratamento da matéria, a ser discutida e aprovada pela Câmara Legislativa. Para o órgão, a adoção automática de parâmetros urbanísticos referentes a outros loteamentos ou áreas próximas viola a Lei Orgânica do Distrito Federal sobre o assunto, que visa a promover a ocupação ordenada do território, com o devido respeito ao meio ambiente.
    Aponta-se, ainda, a afronta direta ao artigo 289 da Lei Orgânica, que estabelece que os projetos de parcelamento de solo no Distrito Federal terão sua aprovação condicionada à apresentação de estudo de impacto ambiental e apresentação do respectivo relatório, o que também não foi considerado pelo decreto questionado.

    A suspensão se deu por medida cautelar até decisão definitiva.

    ResponderExcluir
  16. ESTAO CONSTRUINDO VARIAS CASAS MAIS DE 30 E VENDENDO LOTES POR 30MIL.EM FRENTE O CONDOMINIO VITORIA CHACARA 125 SOL NASCENTE EM CEILANDIA ABAIXO DA FEIRA DO PRODUTOR,ESTAO LIMPANDO A AREA CADA FINAL DE SEMANA CONSTRUINDO DE DUAS A TRES CASAS SO O QUE FALTAVA COM AS INVASOES ESTAO MATANDO GENTE.

    ResponderExcluir
  17. boa noite eu gostaria de saber se a chacara 117 santa rosa ao lado do condominio pinheiros vai ser legalisada na etapa dois por favo me esclareça isso

    ResponderExcluir