sexta-feira, 14 de junho de 2013

CAMPANHA ELEITORAL NA INTERNET.


foto: Nilson Bastian
O grupo de trabalho da Câmara sobre reforma eleitoral aprovou, nesta terça-feira (4), projeto de lei que permite campanha eleitoral a qualquer tempo na internet. Pelo texto, não será considerada campanha antecipada “a manifestação político-eleitoral individual, vedado o anonimato, com ou sem pedido de voto, veiculada pela internet”.

O texto, que propõe outras alterações à lei eleitoral, será apresentado ao colégio de líderes, que decidirá se pede urgência para que seja votado diretamente no plenário da Câmara. Se não houver requerimento de urgência a proposta será analisada por comissões antes de ir ao plenário.

Atualmente não há lei que trate de atos de campanha na internet. O entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na legislação em vigor, é de que políticos não podem pedir votos ou anunciar candidaturas na web, nem mesmo em redes sociais.

De acordo com o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), coordenador do grupo de trabalho sobre reforma eleitoral, o projeto autoriza candidatos a pedir voto abertamente na internet, mas não permite venda de propagandas pagas em sites de conteúdo.

“Vamos tratar as redes sociais como a extensão de um escritório. Nos sites da internet, só entra quem quiser acessar. Portanto, está 100% liberado. Na internet, pode tudo. O que não pode são sites de conteúdo fazerem campanha paga”, afirmou.

POSTADO POR SANDRO GIANELLI


solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário