sábado, 8 de junho de 2013

RORIZ ESTÁ VOLTANDO. SERÁ?

Roriz está voltando. Começa com 36%, contra 11% de Agnelo.

POSTADO POR bLOG DO SANDRO GIANELLI
roriz
Joaquim Roriz (sem partido) está decidido a concorrer ao Palácio do Buriti no próximo ano. Líder em praticamente todas as pesquisas de intenção de voto, o ex-governador está cuidando da saúde para ter condições de enfrentar o que seria sua última campanha eleitoral antes de aposentar-se.
Ele chega forte, recauchutado e animado com as mais recentes pesquisas produzidas reservadamente para diferentes legendas. Uma delas mostra Roriz com 26%. Um percentual que representa o dobro do que foi creditado a adversários diretos (como Rodrigo Rollemberg, Antônio Reguffe e o também ex-governador José Roberto Arruda) e mais ainda quando o candidato é Agnelo Queiroz, estacionado em meros 11%.
O Velho se recupera de um delicado procedimento cirúrgico. O ex-governador aceitou passar por uma cirurgia de ponte de safena. Já ciente da necessidade da intervenção, Roriz aproveitou o momento de indefinições sobre os possíveis cenários de 2014 para ficar em forma.
Sem alarde, foi para São Paulo. Lá, fez o pré-cirúrgico e marcou a cirurgia, que durou quase 10 horas. Foi acompanhado por uma das melhores equipes do Hospital Sírio Libanês, e recuperou-se bem, mesmo com quadro de insuficiência renal crônica e diabetes. A família decidiu comunicar sobre a operação após o bom resultado e a recuperação do chefe do clã.
Não é apenas a notícia da recuperação de Roriz que incomoda seus adversários políticos. Pesquisas que assombram o Buriti mostram que a força política do ex-governador se mantém imbatível. Uma espécie de gás flex, com adição de gasolina e álcool. Em todos os cenários testados por uma pesquisa de um instituto de opinião brasiliense, ele lidera a disputa eleitoral que se avizinha, tanto na espontânea como na estimulada.
O número preocupa o atual ocupante (e equipe) do Buriti. Na pesquisa estimulada, Roriz passa dos 36% de intenção dos eleitores, número duas vezes maior do que o segundo colocado, seja Agnelo Queiroz, Eliana Pedrosa (PSD), Antônio Reguffe (PDT) ou mesmo Rodrigo Rollemberg (PSB), dependendo do cenário. Num possível segundo turno entre Roriz e Agnelo, por exemplo, Roriz seria eleito com 44,3 dos votos contra 21,2% do petista.
Já o ex-governador José Roberto Arruda, que foi preso após a deflagração da Caixa de Pandora, também aparece com destaque. Não tanto quanto estava até o início do ano, mas orbita pelos cerca de 20% dos votos dos eleitores pesquisados. Arruda perde apenas numa suposta disputa contra Roriz.
A pesquisa que aponta esses percentuais foi feita durante os meses de abril e maio de 2013 e ouviu três mil eleitores. A margem de erro é de 1,8%. Porém, por questões de direitos autorais, não se pode revelar o instituto responsável, nem mesmo os números precisos de cada cenário.
Mas dá para adiantar que o resultado não deve ter agradado nada aos palacianos, uma vez que a administração petista permanece com alto índice de reprovação: 52,4% dos entrevistados avaliam que o governo é “ruim” ou “péssimo”. Quanto à pessoa de Agnelo Queiroz em si, a imagem dele continua carismática. Não se sabe, porém, se o suficiente para se manter no poder por mais uma temporada.

Fonte: Notibras

solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário