segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dia de Fúria.


Policial quebra carro, obriga pedestre a beber água de poça e a comer lixo.

Segundo a Polícia Militar, o agente praticou a ação no período de folga do trabalho. Ele estava armado


Um policial civil foi encaminhado à 32ª Delegacia de Polícia (Samambaia Sul), após quebrar um carro em frente a uma padaria da cidade, na manhã desta segunda-feira (30/9). Segundo a Polícia Militar, a ação ocorreu durante o período de folga do agente - que estava armado. 

A Polícia Militar informou ainda que o policial abordou um pedestre e o obrigou a comer lixo e a beber água de uma poça d' água. Depois, o agente entrou na panificadora e rendeu o dono do estabelecimento com uma arma.

Segundo o proprietário da padaria, o homem estava alterado. "Ele pediu um suco, o cliente estava alterado. Depois mandou servir um café e ordenou que eu e mais dois funcionários subíssemos até a câmara fria da padaria. Ele apontou a arma na nossa direção, jogou um galão de Ketchup na minha cabeça, pediu para eu tirar as roupas e mandou eu beijar os pés dos funcionários." O dono do estabelecimento informou que a ação durou aproximadamente 20 minutos. "Ele jogou a comida no chão e pisou no alimento. Chegou a puxar o gatilho da arma, mas não disparou; acho que estava sem munição. Foi Horrível!. Ficamos lá por cerca de 20 minutos",disse. 

A Polícia Civil informou que o carro quebrado era do próprio agente. A PC não confirma o restante da história relatada, mas disse que a ocorrência foi encaminhada à Corregedoria da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), para a apuração disciplinar da conduta do policial.

Correio Braziliense

solnascentehoje.blogspot.com

Capítulo III - Projeto integrado de regularização da ARIS Pôr do Sol e do Setor Habitacional Sol Nascente.


Projeto integrado de regularização da ARIS Pôr do Sol e do Setor Habitacional Sol Nascente.

O projeto integrado foi contratado pela Secretaria de Obras, em 2008, a pedido da CODHAB, que elaborou o Termo de Referência. O projeto abrangeu o inventário socioeconômico, a selagem (identificação dos domicílios), o estudo urbanístico e o projeto de regularização fundiária com a efetiva participação da comunidade conforme determinações legais, e os projetos de drenagem pluvial e pavimentação. Para operacionalizar o processo de regularização, a área foi dividida em segmentos; quais sejam: 

  • Setor Habitacional Sol Nascente trecho I; 
  • Setor Habitacional Sol Nascente trecho II; 
  • Setor Habitacional Sol Nascente trecho III;
  • ARIS Pôr do Sol – trecho IV.

O projeto considerou todas as recomendações emanadas do Termo de Ajustamento de Conduta - TAC 003/2008, bem como as restrições ambientais identificadas no estudo de impacto ambiental. O EIA/RIMA elaborou um mapa de riscos ambientais, que foi considerado durante a elaboração do projeto urbanístico. 


Durante a discussão com a comunidade, a maior reação ao projeto proposto, veio dos moradores das quadras implantadas sobre o aterro clandestino, no Pôr do Sol; porque, segundo previsto, seria objeto de reassentamento. Outra manifestação de preocupação veio dos produtores rurais, ainda existentes especialmente sobre a iminência de perda de suas posses para instalação de equipamentos urbanos e comunitários, ou mesmo, para relocar as habitações remanejadas das áreas protegidas ambientalmente. Os moradores representantes das quadras 107 e 108 do Pôr do Sol, área que coincide com o aterro de lixo detectado no EIA/RIMA, insatisfeitos com a possibilidade de reassentamento demandaram a realização de um novo estudo para avaliar a necessidade de reassentamento, exigindo o seu efetivo acompanhamento pela comunidade.

Como se trata de um processo de regularização, o projeto destinou áreas para equipamentos comunitários priorizando as instalações de educação saúde e segurança. 

O Plano Diretor de Ordenamento Territorial PDOT - Aprovado em 2009, consolidou a criação do Setor Habitacional Sol Nascente e da Área de Regularização de Interesse Social Pôr do Sol, como áreas prioritárias para regularização, inserindo-as na Zona Urbana de Expansão e Qualificação. O Termo de Ajustamento de Conduta TAC 003/2008, foi assinado com o objetivo de regularizar o licenciamento ambiental e permitir a regularização fundiária do Setor Habitacional Sol Nascente e da ARIS Pôr do Sol. O TAC também concede licenciamento provisório para instalação dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, pavimentação e iluminação pública nas habitações. 

Os condomínios Pôr do Sol e Sol Nascente situa-se numa faixa de restrição ambiental à ocupação, o que demanda medidas de controle sobre sua expansão. Localizam-se em área limítrofe à ARIE JK, cuja recomendação de seu Plano de Manejo envolve a contenção, ou mesmo remoção, de ocupações urbanas no sentido de garantir a integridade da área e, ao mesmo tempo, tem uma correlação direta com a recuperação da qualidade ambiental do rio Melchior. 
A avaliação ambiental do Projeto Integrado de Regularização da ARIS Pôr de Sol e do Setor Habitacional Sol Nascente, tomou como base o EIA/RIMA elaborado pela Empresa PROGEA, contratado pela TERRACAP para atender aos requisitos de licenciamento ambiental, a cargo do GRUPAR (O IBRAM, integrante do GRUPAR, emitirá a licença simplificada).


O estudo de impacto ambiental ao apontar para a regularização, como alternativa mais favorável do ponto de vista socioambiental, destaca as seguintes recomendações:
  • Conceder a permanência das famílias, considerando os critérios da Política Habitacional do Distrito Federal e da criação das Zonas Especiais de Interesse Social ZEIS, indicado no Estatuto da Cidade, com base na elaboração de um Plano Urbanístico; 
  • Retirar e reassentar as residências que se encontram em áreas de restrições ambientais, geotécnicas e urbanísticas; 
  • Propor um programa de recuperação de áreas degradadas que assegure a participação da comunidade; 
  • Implantar um programa de Educação Ambiental e Sanitária, conscientizando os moradores da importância vital do ecossistema local, formado pela presença e importância da ARIE Parque JK e dos cursos d'água locais.


As intervenções nos assentamentos Pôr do Sol e Sol Nascente visa a sua regularização fundiária mediante obras de urbanização e oferta de serviços urbanos de saneamento ambiental. A necessidade de reassentamento de famílias nessas duas áreas tem as seguintes causas:

  • Implantação de sistema viário e de infraestrutura urbana;
  • Remoção de habitações em áreas ambientalmente frágeis (APP's, solo hidromórfico e áreas geologicamente instáveis); 
  • Remoção de habitações em áreas insalubres pela existência de aterros clandestinos de lixo.

Próxima Segunda-Feira: Poligonal Sol Nascente Lei Complementar Nº 330/2000.

Fonte: Carlos Botani/ADASA/Saint-Germain

solnascentehoje.blogspot.com

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sol Nascente e Pôr do Sol - Encolheu?


Imagem de 2003

A PESQUISA DISTRITAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS - SETORES HABITACIONAIS PÔR DO SOL E SOL NASCENTE - PDAD 2013 –  Setembro de 2013, da CODEPLAN, para quem há anos convive, estuda e conhece os Setores chega a ser engraçada. Vejam algumas considerações, a respeito do método de pesquisa "por amostragem" utilizados e os resultados alcançados:


"Setores Pôr do Sol e Sol Nascente possuem, atualmente, um total estimado de 20.686 domicílios urbanos. Para se ter representatividade, foi calculada uma amostra de 900 domicílios pesquisados nestes Setores Habitacionais nos meses de maio a julho de 2013." (CODEPLAN)

"Considerando os altos custos e o tempo gasto na realização de um Censo, optou-se por uma pesquisa planejada em um esquema de amostragem tendo como base o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE do IBGE e adotou-se pela amostragem aleatória estratificada para as 31 Regiões Administrativas do Distrito Federal.(CODEPLAN)

"O número de domicílios urbanos estimados é de 20.686 e, considerando que a população urbana estimada é de 78.912 habitantes, a média de moradores por domicílio urbano é de 3,81 pessoas. Nestes setores, 95,48% das construções são permanentes, sendo 4,44% em construção (Tabela 1.1). Nos Setores Pôr do Sol e Sol Nascente, 99,47% dos domicílios são casas e o restante barracos, cômodos e quitinetes/estúdios.(CODEPLAN)

Por os órgãos de pesquisa, evitam ir porta à porta, para fazer suas pesquisas? Custos?

Realizaremos nos próximos dias um comparativo de alguns dados divulgados pela "pesquisa", tomando como base, o cadastro de 2008, REALIZADO PORTA À PORTA, quando a população dos setores já era próxima da divulgada, atualmente, pela CODEPLAN.

solnascentehoje.blogspot.com

CHUVA E LIXO: DESTRUIÇÃO.

NEM SÓ VIDA VEM COM A CHUVA, CONSIGO VEM A MARCA DO DESCASO DOS GOVERNOS E DA POPULAÇÃO, COM A QUESTÃO DO LIXO. Parte superior do formulário




No período da seca foram organizadas várias expedições de limpeza. As áreas das cachoeiras estavam limpas. Bastou a primeira chuva para que o lixo jogado nas ruas corressem para dentro do parque. É triste. 
Colocamos vários contêineres na comunidade e, mesmo assim, o povo joga o lixo na rua e o governo vem falar de implantar coleta seletiva, onde nem tem coleta básica.





Governo:
Vamos implantar a coleta regular do lixo? Vamos aumentar os pontos de coletas e contêineres?
População:
Vamos jogar o lixo no lixo?

solnascentehoje.blogspot.com

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O que o Sol Nascente precisa? - Repercurssão


Boa noite Carlos,
(24/09/2013)

Diariamente tenho acessado o seu blog e vejo que é um ótimo instrumento de conhecimento sobre a nossa comunidade. Hoje com seu post: O que o Sol Nascente precisa?, fiquei revoltado, copiei e colei o link e mandei e-mail para todos os deputados distritais e já tenho recebido algumas respostas. Seria bom todos que acessam o blog começarem se movimentar e encaminhar e-mails com todas as reivindicações que precisamos, assim eles saberão que estamos atentos a seus movimentos ou suas inércias. 

Abaixo link de um vídeo que fiz, se achar interessante poste em seu blog.


Daniel Pereira - Sol Nascente

solnascentehoje.blogspot.com

Diversidade.



Ceilândia e a diversidade.



,Ceilândia e a diversidade

A ONG Elos e a Administração de Ceilândia definiram a nova data para a realização da 5a. Parada do Orgulho LGBT da cidade. Será no dia 27 de outubro, às 14h, no estacionamento do BRB, centro de Ceilândia.

Em reunião na Administração de Ceilândia, diretores da Elos e o Administrador de Ceilândia, Sr. Ari de Almeida, definiram a nova data para a realização da 5a. Parada do Orgulho LGBT de Ceilândia/DF. 

O evento é organizado pela ONG Elos - Grupo LGBT do DF e Entorno com o apoio da Administração de Ceilândia. Faremos uma grande festa arco-íris e manifesto político por "Estado Laico, Democracia e Direitos Humanos", diz Evaldo Amorim, presidente da Elos.

Fonte: ONG Elos


solnascentehoje.blogspot.com

Sol Nascente - Tragédia anunciada.


Não foi por falta de aviso.

Não foi por falta de aviso, não foi por falta de pedido, também não foi por falta de apelos dos moradores, qualquer pessoa com um pouco de preocupação e compromisso com os envolvidos, poderia prever o que aconteceu.



A Prefeitura Comunitária pediu e avisou. O blog solnascentehoje, pediu e alertou. As lideranças locais fizeram coro, os moradores, praticamente imploraram. De nada adiantou....
Alertamos e solicitamos providências à Administração Regional de Ceilândia. Alertamos e solicitamos providências à CODHAB. Comunicamos e levamos ao local a Defesa Civil. Só faltou reclamar para o Bispo e para o Papa.








  • AS CASAS QUE FORAM CONSTRUÍDAS PARA MORADORES REMOVIDOS DE ÁREAS DE RISCO OU DE INTERFERÊNCIA NO PROJETO, FORAM ENTREGUES SEM A INFRAESTRUTURA ADEQUADA OU INEXISTENTE. 
  • O NÍVEL DAS RUAS EM RELAÇÃO AS CASAS, PODERIAM OCASIONAR ENCHENTES NAS HABITAÇÕES.
  • OS PV's DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO, ESTAVAM TRANSBORDANDO.
  • OS LOTES NÃO TINHAM MURO DE ARRIMO.
  • OS RECURSOS DESTINADOS PARA A INFRAESTRUTURA DOS LOCAIS, NÃO ESTAVAM SENDO UTILIZADOS.
  • OS MORADORES ESTAVAM RECLAMANDO DAS ESPECIFICAÇÕES DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS OBRAS, COMO EXEMPLO OS CANOS DE 100MM USADOS.
Deixamos, através das fotos do Enilson Paulino, integrante do Grupo Daqui/Sol Nascente, registrada toda a nossa indignação e o sofrimento desnecessário dos moradores envolvidos. Como prevíamos e alertamos, as casas foram invadidas pelas águas, os esgotos estouraram, sistema de águas pluviais não existe, enfim um grande menosprezo, por parte dos responsáveis pela, mínima, qualidade de vida dos moradores.
E foi praticamente uma garoa, as chuvas de verdade estão a caminho. Em caso de desastre de maiores proporções, alguém terá que ser responsabilizado.

As imagens falam por si.



Fotos Enilson Paulino

solnascentehoje.blogspot.com

terça-feira, 24 de setembro de 2013

5ª Conferência Distrital das Cidades.

Começa nesta sexta-feira a 
5ª Conferência Distrital das Cidades.

São esperados mais de 1,2 mil participantes que representarão as suas cidades. 
O Governo do Distrito Federal, por meio da Sedhab, realiza nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a etapa Distrital da 5ª Conferência das Cidades. São esperadas mais de 1,2 mil pessoas que representarão todas as cidades do DF. Na Conferência serão apresentadas propostas que balizarão as políticas de habitação, regularização, desenvolvimento e planejamento urbano, e mobilidade urbana.
Nessa etapa, os conferencistas deverão escolher 30 propostas que serão encaminhadas para a etapa Nacional, que ocorrerá em Brasília entre 20 e 24 de novembro. Essas propostas devem contemplar os quatro temas propostos no texto base da Conferência, que são a participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU, Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU, instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial, e políticas que incentivem a função social de propriedades.
A primeira Conferência Nacional ocorreu em 2003 com o objetivo de construir uma nova relação entre o Estado e a sociedade civil organizada. Essa nova postura estabeleceu um diálogo que vem possibilitando a formulação de políticas públicas que fortalecem e incentivam a participação social nos programas e projetos governamentais.
Durante a Conferência Distrital serão eleitos 41 delegados para a 5ª Conferência Nacional – Etapa Final, oito representantes (quatro titulares e quatro suplentes) para o Conselho Gestor do Fundhis e dois representantes para o Conselho de Administração da Codhab.
 SERVIÇO
5ª Conferência Distrital das Cidades
Quando? 27 (abertura), 28 e 29 de setembro.
Onde? Centro de Convenções Ulysses Guimarães.



Confira abaixo a programação:


SEXTA
16h às 21h - Credenciamento
19h - Abertura com pronunciamento de autoridades
20h - Conferência Magna
21h - Coquetel

SÁBADO
8h30 às 14h - Credenciamento
8h30 às 18h - Priorização das propostas aprovadas nas Conferências Locais (painel)
9h - Leitura do Regulamento
9h30 - Apresentação dos Marcos Simbólicos das Cidades
10h - Trabalho por Grupo Temático
12h30 - Almoço
14h - Apresentação dos Marcos Simbólicos das Cidades
14h30 - Trabalho por Grupo Temático
18h - Atividade Cultural


DOMINGO
09h - Apresentação dos Marcos Simbólicos das Cidades
09h30 - Plenária Final - Discussão e votação das propostas de emenda ao texto base e votação das propostas prioritárias para a política de Desenvolvimento Urbano
13h - Almoço
14h - Apresentação dos Marcos Simbólicos das Cidades
14h30 - Aprovação de moções
15h - Eleição de Delegados para Conferência Nacional
16h - Eleições FUNDHIS e CODHAB
17h - Avaliação com Dinâmica
18h - Encerramento



Assessoria de Comunicação da Sedhab
3214-4023/4024/4025

Secretaria de Estado de Habitação, Regularização e 
Desenvolvimento Urbano - Sedhab
SCS Quadra 6 Bloco A - CEP: 70.306-918

solnascentehoje.blogspot.com

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O que o Sol Nascente precisa?

E mais uma vez a historia de repete..........

Funcionários de outro Deputado Distrital "pousaram" com suas canetas e pranchetas no Sol Nascente. O que se viu não foi diferente de outras incursões políticas no Condomínio. Enviados pelo ilustre deputado ou por assessores que, repito, "nem imaginam pra que lado fica o Sol Nascente", resolveram, de uma hora para outra, voltar suas atenções para o setor que segundo eles: É a maior favela do mundo.
A título de fazer um Abaixo assinado, as perguntas aos moradores, sempre as mesmas. Mais o que mais indigna os moradores é quando perguntam: O que o Sol Nascente precisa?
Caro Deputado, estreante nas coisas do Sol Nascente, essa comunidade que "apareceu" no final do século passado e já, por diversas vezes, usada e largada durante vários processos eleitorais, precisa de tudo.
Quando Chove, precisa de sistema de escoamento de águas pluviais, esgotamento sanitário, asfalto, coleta de lixo regular, escolas, postos de saúde, delegacias, lazer. Quando não chove, precisa de sistema de escoamento de águas pluviais, esgotamento sanitário, asfalto, coleta de lixo regular, escolas, postos de saúde, delegacias, lazer. 
Precisa, também, caro parlamentar atrasado, de agilidade no processo de regularização, de políticas públicas que levem mais dignidade aos moradores.
Senhor parlamentar, não é politicamente correto e nem vai lhe render votos, chegar agora, aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo e gastar o tempo da população sofrida e perguntar: " O que o Sol Nascente precisa?". As pessoas do setor já adquiriram um nível de informação e político suficientes para identificar e saber que suas perguntas não as levaram a lugar nenhum. Se o senhor não sabe o que o Sol Nascente e Pôr do Sol precisam, mesmo com toda a exposição na mídia, muitas vezes transmitindo uma imagem de violência e ações dos órgãos de fiscalização, combatendo invasões, pergunte aos seus colegas que aqui já transitam ha muitos anos. Pergunte ao Chico Vigilante, Olair Franscisco, Robério Negreiros, Luzia de Paula, Roney Nemer, Celina Leão, Eliana Pedrosa, para ficar entre os distritais, e eles relatarão as dificuldades, sabendo o que precisa o Sol Nascente e Pôr do Sol, em conseguir um palmo de asfalto, uma manilha para galeria, uma máquina para consertar uma rua e todos os entraves da regularização. Junte-se a eles, proponha emendas, traga recursos, lute pela melhoria do setor e depois seja bem vindo.
Poderia repetir o Slogam da Câmara legislativa, que o senhor representa: " Pode entrar que a casa é sua", mais prefiro outro dito popular: "Pode vir para a festa mais traga salgados e refrigerantes"

solnascentehoje.blogspot.com

Aniversário do Sol Nascente.


Edson Batista
Vem aí!!! 

As comemorações do aniversário do nosso querido Sol Nascente!!!

Dia 17/10: Sessão Solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal, com a presença de várias autoridades às 19:00 hora
Local: Igreja Assembléia de Deus Ministério Madureira Chácara 87 Conjunto E Condomínio Maranata - Trecho II.
A Prefeitura Comunitária Sol Nascente, terá a grande honra de receber toda a comunidade !!! 

Aguardem outros eventos em comemoração ao mês de aniversário do Sol Nascente.

Prefeitura Comunitária do Sol Nascente
Fazendo acontecer!

solnascentehoje.blogspot.com

Capítulo II - Pôr do Sol - O início.


Sol Nascente e Pôr do Sol:
Um pouco da história.


Pôr do Sol - O início.

Visão aérea Pôr do Sol - Setembro 2003
A Linha Vermelha demarca a ARIE JK

Com 96 hectares de área ocupada, o Pôr do Sol está localizado nas proximidades da Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) Centro-Norte - Ceilândia. Originalmente, parte da gleba era urbana e pertencia a Área Perimetral Sul (PDL Ceilândia) destinada à implantação de equipamentos comunitários de grande porte. A outra parte do Pôr do Sol encontra-se no interior da ARIE Parque JK, que possui atributos ambientais relevantes (cursos d'água, quebras de relevo, solos hidromórficos e Sítios arqueológicos). A exemplo do Sol Nascente, surgiu da necessidade de carroceiros e catadores em obter moradia e, também,  em função de parcelamentos de pequenas chácaras existente no local. Segundo os primeiros moradores, onde se destaca a pioneira Francisca Ambrósio do Nascimento (Dona Chica), a ocupação foi "fundada", exatamente em 29/08/2000
O Plano de Manejo avaliou a ocupação existente e identificou a área como zona de conflito o que permitiu que o órgão licenciador elaborasse um estudo de redefinição da poligonal para retirar as ocupações do interior da ARIE. Parte da área ocupada atualmente pelo Condomínio Pôr do Sol está assentada sobre antigo aterro de resíduos sólidos. A População solicitou a redefinição da ARIE, para que não alcance as residências existentes. Segundo informações da Prefeitura Comunitária, os estudos ambientais e mudança da poligonal já foram realizados, no entanto, não obtivemos confirmação dos órgãos envolvidos.


Projeto Urbanístico da ARIS Pôr do Sol, sem considerar a ARIE JK,
Com indicação de área para reassentamentos



De acordo com o levantamento cadastral realizado em fevereiro de 2008 (SAINT-GERMAIN), o parcelamento Pôr do Sol, possuía 2.122 habitações e 7.664 habitantes, dados muito aquém da realidade atual, que é de cerca de 3.000 habitações e 12.000 habitantes. 
Esse assentamento, por conta da morosidade e indefinições do processo de regularização, que impedem obras definitivas, não dispõe de sistemas regulares de infraestrutura urbana, apenas obras emergenciais, no entanto nos últimos anos vem alcançando uma boa qualidade de vida, se comparado com outras ocupações irregulares, como por exemplo, seu vizinho o Condomínio Sol Nascente. É o quadro atual:


  • A Coleta de esgotos está disponibilizada apenas nas quadras 501, 502, 503 e parte da 602;
  • Drenagem pluvial não existe no local; 
  • Pavimentação, apenas nas vias principais, no itinerário dos ônibus que fazem a linha Ceilândia/Taguatinga;
  • Entrega de correspondência via Correios/Carteiro, diretamente nas residências;
  • Coleta do lixo de segunda a sábado, sempre as 22:00hs;
  • Centro de Ensino Fundamental nº 32, antiga escola 67, onde os moradores já poderão votar nas próximas eleições;
  • Existe no Setor uma área reservada para um Posto de Saúde. O programa Saúde da Família, atende  de porta em porta , com 02 médicos, 02 enfermeiras,02 dentistas e agentes de saúde, visitando as familias e marcando consultas;
  • A iluminação Pública e doméstica, bem como o fornecimento de água, atendem adequadamente a população do local.


Próxima Segunda-Feira: Projeto integrado de regularização da ARIS Pôr do Sol e do Setor Habitacional Sol Nascente.

Fonte: Carlos Botani/ADASA/Saint-Germain/Prefeitura Comunitária do Pôr do Sol


solnascentehoje.blogspot.com

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

DFTrans


Bomba Relógio.


O Sistema de Cadastro Estudantil implantado pelo DFTrans, através da diretoria colegiada, está sob suspeita. Com o pretexto de eliminação das filas nos postos de Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), no qual os estudantes tinham que comparecer pelo menos uma vez ao mês para comprovar a frequência na escola e recarregar o cartão estudantil, o DFTrans liberou de forma indiscriminada o acesso os estudantes aos ônibus cadastrados no sistema de transporte público.
Hoje, o que existe é a carga liberada. O órgão pagou R$ 32 milhões para a empresa Transdata implantar o sistema. O dinheiro foi pago, mas o sistema não foi implantado. Os estudantes recarregam os cartões nos próprios ônibus sem precisar comprovar a frequência escolar.
Em junho de 2013, todos os estudantes tiveram acesso a gratuidade, mesmo não tendo aula. O prejuízo causado aos cofres públicos é de cerca de R$ 5 milhões. O Ministério Público investiga mais esse feito na gestão do presidente Antônio Campanella.

Fonte: Jornal de Brasília   

solnascentehoje.blogspot.com

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Reunião trecho 01

Sol Nascente - Trecho 01

Reunião com amigos do Novo Horizonte para tratar de diversos assuntos relacionados a continuidade da regularização.
Estivemos lá, na presença da grande amiga e batalhadora Marieta. Iremos levar as reivindicações e cobrar providências dos órgãos responsáveis.

solnascentehoje.blogspot.com

DENGUE

A cada dia, são 32 casos. 
Essa é a média registrada neste ano. Quantidade de confirmações cresceu 1.165%, mostra balanço.

Maior aumento ocorreu em Ceilândia.

O DF está com uma média de 605,40 casos de dengue por 100 mil habitantes neste ano, número avaliado como de alto risco. Nove regiões administrativas são avaliadas com risco médio.
Entre estas áreas mais críticas, a que contabiliza o maior aumento em casos notificados desde 2012 é Ceilândia, local onde Andreia Gil Santiago, 42 anos, foi picada pelo mosquito da dengue em novembro do ano passado. “Tenho quase certeza que peguei no local de trabalho porque me lembro do dia em que estava sentada e um mosquito me picou na perna. Comecei a me incomodar com uma indisposição terrível um tempo depois”, conta a servidora pública que trabalha no Shopping Popular de Ceilândia.
Procurada pela reportagem, a Secretária de Saúde disse que comentaria o caso apenas após o lançamento de um plano de prevenção à doença, que ocorrerá na manhã de hoje.

Fonte: Jornal de Brasília

solnascentehoje.blogspot.com

Participem!!!

Dia 13/10/2013



Ligue 3581-4133
Saiba como adquirir o seu Convite!
Domingo- 13/10/2013 - 12:00hs as 14:00hs.

Almoço em prol da construção da Capela de todos os Santos.

Padre José Emerson

solnascentehoje.blogspot.com

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Exemplo para outras cidades: Dinheiro para infraestrutura, depois festas.


“Como uma cidade gasta um milhão numa festa e não tem boca de lobo?”, diz parlamentar em reunião com moradores.


Após manifestações no Itapoã, o deputado Robério Negreiros se reuniu com moradores para tratar das reivindicações feitas durante os protestos na última segunda-feira, 16. No próprio dia, o distrital protocolou indicações referentes a esses pedidos para que o Governo do Distrito Federal.
Citando o escândalo das festas no Itapoã, Robério criticou a execução de recursos neste sentido, ao invés de aplicar infraestrutura. “Como uma cidade gasta um milhão numa festa e não tem boca de lobo?”, disse. E complementou: “em época de chuva vocês veem o que acontece aqui. Vocês tem que brigar por isso. A cidade não precisa de festa enquanto não tiver o que comemorar”, disparou.

Sobre a questão de segurança no Itapoã, Robério lembrou que já foram integrados à corporação de PMs que atuam no local, seis soldados. No entanto, o deputado ressaltou que o ideal é que realmente tivesse um departamento policial, como foi reivindicado pela população, além de 30 a 40 policiais.

O deputado explicou que na DF 001, a intenção era acabar com uma via que estava completamente destruída. Há dois meses, a via tem passado por revitalização. A obra só foi possível depois de uma emenda parlamentar do deputado Robério Negreiros.

Com o objetivo de levar melhorias ao Itapoã, o deputado pretende intensificar sua atuação na região. “Nossa ideia é fortalecer o grupo aqui, para que as benfeitorias que estão chegando ao Paranoá cheguem ao Itapoã também”, explicou.

Paranoá

Na mesma noite da reunião no Itapoã, o deputado também se reuniu com moradores do Paranoá. “Todo encontro que tenho aqui, sempre venho com satisfação”, ressaltou. O objetivo da reunião também foi para tratar de melhorias. Para a cidade, o deputado já encaminhou mais de R$ 11 milhões em emendas parlamentares. Por isso, já foram mais de 20 obras na região do Paranoá.

Nos dois encontros, o deputado falou sobre a regularização das respectivas cidades. No Paranoá, por exemplo, nove comerciantes foram notificados pela Agefis, para uma possível demolição do quarto pavimento dos prédios comerciais. O parlamentou informou que foi até a autarquia para que qualquer atitude fosse tomada apenas depois que a Lei de Uso e Ocupação do Solo passasse pela Câmara Legislativa. O pedido foi atendido.

Assessoria Deputado Robério Negreiros.

solnascentehoje.blogspot.com