terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Administradores Regionais

TEM QUE SER A VOZ DO POVO!

Por Carlos Botani

  • É legitimo?
  • Tem o apoio e a participação popular?
  • As associações participantes são, realmente, representativas, ilibadas e com reconhecidos serviços prestados à comunidade?
Os questionamentos são inúmeros. A forma açodada, atropelada com que algumas pessoas tentam interferir no processo de "escolha", eu disse escolha e não votação, dos Administradores Regionais, nos traz sérias preocupações.
Os Movimentos têm sido fortes em Ceilândia, os pleiteantes foram candidatos nas últimas eleições proporcionais e não passaram de suplências, alguns com minguados votos. Nos fóruns, políticos locais sem mandato e lideranças comunitárias, algumas sem expressão, tentam exercer sua influência. 
Em nossas andanças pelos diversos setores de Ceilândia, em especial nos setores Pôr do Sol e Sol Nascente, somos, diariamente, questionados sobre a imposição de nomes, ditos representantes da cidade, para a composição de listas a serem enviadas ao Governador Rollemberg, que prometeu, por diversas vezes, eleições para Administradores Regionais, sem considerar as limitações legais de sua promessa e agora se vê diante de grupos de aliados que tentam usurpar o direito de escolher da população e impõem nomes baseados em fóruns, cuja legitimidade, por não terem a participação popular, são questionáveis. 
Caso realmente se quisesse propor a escolha direta dos Administradores Regionais pelos cidadãos, tal mudança deveria ser iniciada no âmbito distrital, através de lei específica ou alteração da Lei Orgânica. Deveria, o candidato, ter dito em seus discursos pré-eleitorais.
figura 01
Os organizadores dos "Fóruns", chegam a insolência e soberba de distribuir uma lista com os pretensos indicáveis (figura 01).
Enquanto isso a comunidade se pergunta: Porque não fomos ouvidos? Quem são essas pessoas que querem administrar nossa cidade? Lamentável!
Reproduzo abaixo trecho de uma matéria do Diário de Ceilândia, via Douglas Protazio:

"Participantes questionam legitimidade de fóruns que debatem nomes para administração de Ceilândia. 
Há uma discussão nos grupos que debatem nomes para a administração de Ceilândia sobre a legitimidade dos fóruns, alguns participantes de um dos grupos, tem questionado a regra de que só poderão votar em um nome previamente escolhido, entidades cadastradas no fórum e com CNPJ. Lideranças comunitárias e entidades de renome que prestam relevantes serviços à comunidade de Ceilândia, mas que não tem cadastro de pessoa jurídica, estarão de fora da escolha. Os participantes também cobram uma maior participação da sociedade e amplo debate dos candidatos. Uma coisa é certa, os nomes que vão comandar a Administração de Ceilândia já foram definidos pelo novo governo, e os fóruns de discussão pouco teve a ver com estas definições. Os comentários e burburinhos no seminário, de "coordenadores” de alguns pretensos candidatos, sobre o vazamento da informação de que o novo administrador já teria sido escolhido, gerou um desconforto e desconfiança entre alguns participantes que deixaram o seminário logo após a votação. 
O Diário de Ceilândia registrou diversas reclamações de moradores que não tiveram acesso a informações e divulgação das reuniões e seminários. 
O Resultado da votação foi divulgado com os seguintes nomes: 
  1. Goudim ( 1º lugar com 124 votos) 
  2. Chico Morbeck (2º lugar com 39 votos) 
  3. Higor Sávio (3º lugar com 33 votos) 
Foram cadastradas 69 entidades, a lista tríplice será apresentada ao governador eleito Rollemberg." 

Apenas os Setores Sol Nascente e Pôr do Sol, desconsiderando, para simplificar, toda "grande" Ceilândia, somam 120.000 habitantes. Como 196 votos podem decidir quem vai representa-los?
Analisando, ainda, a lista apresentada pelo Diário de Ceilândia, foram cadastradas 69 entidades para a votação. Pergunto: Como chegaram aos 196 votos? 
O blog solnascentehoje, a exemplo do Diário, registrou inúmeras reclamações de moradores que sequer foram consultados, dessas indicações e fóruns realizados com pouca ou nenhuma divulgação. 
Dito isso, ressalte-se que para o exercício de 2003, os Administradores Regionais foram escolhidos pela comunidade, através de um processo seletivo dos candidatos indicados pelas entidades representativas dos diversos segmentos da sociedade, atendendo-se a determinação do próprio Governador do DF e não da forma que querem inaugurar: Uma indicação de alguns beneficiando alguns. 
Comenta-se que o nomes os administradores regionais, já foram escolhidos pelo novo governador, e essas pessoas que querem se apoderar da vontade popular e mostrar uma força e influencia nas comunidades, que não tem, terão que procurar outros locais para acomodarem suas ganas por cargos públicos.

solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário