sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Contra a violência.


O setor produtivo do Distrito Federal, representado por diversos segmentos dos setores do comércio de bens, serviços e turismo, manifesta o seu repúdio à falta de segurança pública no DF.


solnascentehoje.blogspot.com

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Basta de violência!

S.O.S

solnascentehoje.blogspot.com

Violência.

O BECO DO MEDO.


Localização: Avenida Zélia Macalão, entre o lote nº 79 e o novo lote nº 23 do conjunto E da Quadra 100 (casinhas novas).

Situação: O muro de arrimo das novas casas, termina "colado" à parede lateral da casa nº 23. A área, acreditamos pertencer ao lote 23, cujo morador não dispõe de recursos para realizar a obra do muro de seu lote, nem o frontal, tão pouco o lateral. Pelo beco circulam pessoas da localidade que buscam acesso a parada de ônibus que fica logo adiante, porem também propicia a ação de maus elementos que ficam a espreita nos matagais que existem no local, conforme podemos verificar nas fotos abaixo e pela total inexistência de iluminação pública. 
Serve também, o beco, para deposito de lixo. Existem registros de violências no local, principalmente contra pessoas desacompanhadas e tarde da noite.
Outra característica do beco é proporcionar que o local se transforme em um imenso escoadouro para as águas das chuvas, que em virtude da topografia, são desviadas para os fundos das construções.

Providências: Tendo em vista que a obra do muro de arrimo é de responsabilidade da empresa construtora das casas dos removidos e, por estarem, ainda, executando os serviços, solicitamos que a Administração Regional de Ceilândia, juntamente com a CODHAB, orientem o fechamento do beco, com a extensão do muro de arrimo.

A parada fica logo adiante. Os moradores enfrentam matagal, lixo e escuridão.
À esquerda o lote nº 79 da Zélia Macalão à direita o nº 23 do conjunto E da Quadra 100.
O morador do lote nº 23, não dispõe de recursos para construção de muros
Moradores construíram barreiras de terra para impedir o avança das águas.
O muro de arrimo não foi executado até a divisa do lote nº 79 da Zélia Macalão
Matagal, falta de iluminação e deposito de lixo, aumentam os perigos do local.

solnascentehoje.blogspot.com

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Nada mudou.

Se não escorar vai cair.

Em Novembro de 2011, publicamos os agradecimentos de moradores da Quadra 100, conjunto E, pela, cansativa, esperada, construção do muro de arrimo entre as casas entregues aos removidos do TR-01 e o CAIC Bernardo Sayão, que ameaçava desmoronar. Confessamos que pela euforia do pedido atendido e por desconhecermos as técnicas básicas de construção de muros, não verificamos a qualidade dos serviços. Uma Porcaria!
Como podemos verificar pelas imagens do local, o muro de arrimo, que deveria dar segurança e evitar o desmoronamento do muro do CAIC, agora é mais um motivo de preocupação e insegurança para os moradores, pois ameaça, também, cair sobre as casas, necessitando, inclusive, ser escorado. 
Podemos verificar, também, que alguns trechos do muro de arrimo, foram construídos próximo ao muro do CAIC, outros a cerca de 2 metros do muro, outros colados ao muro, servindo como base de determinadas residências (ao fundo da imagem), um perigo, pela qualidade dos serviços.  Fica claro que a água que cai nos espaços entre o muro do CAIC e o Muro de arrimo, fará pressão e derrubará a construção, não precisa ser especialista para constatar o óbvio.
Portanto, solicitamos aos responsáveis: Caixa Econômica Federal, que financiou, vistoriou e liberou as obras; SEDHAB e CODHAB, órgãos do governo, responsáveis pelos programas habitacionais; Administração Regional de Ceilândia, que trata o assunto como não sendo de sua responsabilidade, mesmo que indireta, que acionem a construtora e resolvam, definitivamente, a questão.
Ao visitarmos o local, ouvimos de um determinado morador: "A Gente até queria elogiar esse governo, mais ele demora a fazer as coisas, quando começa não termina e quando termina está errado".


solnascentehoje.blogspot.com

A Ponte JKai


 Governo Surdo!


Após ser noticia na maioria dos blogs da cidade e em outros veículos de comunicação sendo, inclusive, objeto de consultas de órgãos da imprensa internacional, a iniciativa dos moradores da Chácara 96, cansados de esperar uma atitude governamental, e resolveram construir uma ponte que denominaram de "Ponte JKai", tudo acompanhado pelo Prefeito Comunitário Edson Batista, mais uma vez é notícia.


Ontem, mais um veiculo de comunicação, desta vez a TV Band, enviou seus repórteres para registrar a "engenhoca" construída pelos moradores e a decisão de eles próprios colocarem a mão na massa, ou no carrinho de mão, e tentarem resolver a situação.
A População do local mandou o seu recado para os governantes, inclusive sobre outras necessidades do setor, como a coleta do lixo e tudo será divulgado, em breve, pela Band.
Parece que a necessidade de locomoção dos moradores da chácara Nº 96, chegou aos ouvidos de todos: Rádio, jornal, TV nacional e internacional, lideranças Comunitárias de todo o Distrito Federal.  É uma pena que apenas o governo parece não se sensibilizar. Será que estão surdos?

solnascentehoje.blogspot.com

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Acordão de Brasília.


Arruda deve ser candidato ao GDF com apoio de Roriz e Gim.


No sábado, 25, um almoço entre o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), os ex-governadores do Distrito Federal Joaquim Roriz (PRTB) e José Roberto Arruda (PR) e o senador Gim Argello (PTB) definiu a chapa majoritária da oposição consistente em Brasília. Arruda será o candidato a governador, a deputada Liliane Roriz (filha de Joaquim Roriz, filiada ao PRTB) será a vice e Gim Argello disputa a reeleição. 
No momento, as pesquisas apresentam Joaquim Roriz em primeiro lugar e Arruda em segundo. Sem Joaquim Roriz no páreo, Arruda possivelmente deve saltar para primeiro. ...
Do ponto de vista estritamente jurídico, não há qualquer empecilho à candidatura de Arruda. A chapa montada com o apoio de Marconi é forte e, se o PT não usar o tapetão para evitar a candidatura de Arruda, dificilmente será derrotada. Até Gim Argello, que parecia fora do páreo – porque José Antônio Reguffe (PDT) é um nome forte –, volta para o jogo, e com a possibilidade de ser reeleito.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, aparece em terceiro (e, às vezes, em quarto) lugar nas pesquisas de intenção de voto. É, dos nomes do PT, o candidato mais derrotável. O eleitor de Brasília parece que quer retirá-lo, de qualquer maneira, do governo. Como só tem um instrumento para fazê-lo, o usará em 5 de outubro deste ano: o voto. 
Agnelo está tentando usar a máquina, apresentando obras em várias locais da cidade, mas sua imagem parece arranhada de modo incontornável. Seu vice, Tadeu Filippelli, do PMDB, também não ajuda, pois não tem uma imagem positiva em Brasília. 

Fonte: Estação da Notícia - Jornal Opção


solnascentehoje.blogspot.com

sábado, 25 de janeiro de 2014

Chácara nº 96 - Cansados de esperar pelo "Novo Caminho"



Uma ponte improvisada, substitui o "Novo caminho".

Hoje (25), estive na Chácara 96 a pedido dos moradores que já sem ter a quem recorrer, improvisaram uma ponte para se locomover.
Os moradores do local estão com o seu principal direito ferido: "O direito de ir e vir". Com as ruas alagadas as pessoas estão ficando "ilhadas", então resolveram tomar uma atitude, pois perderam a fé no "Novo Caminho", tão prometido pelo nosso Governo. 
"Para podermos trabalhar vamos com uma roupa até o ponto de ônibus e lá vestimos outra, mais a nossa maior preocupação e com nossos filhos, pois as aulas já estão voltando... 

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

G.D.F., inova nas operações tapa-buraco.



Dando continuidade ao que se propôs quando iniciou o "Novo Caminho", o G.D.F., segue inovando e lançando moda. 
Para confirmar o que todos já sabem o G.D.F., "Que demora para fazer, quando começa não termina e quando termina não fez direito", lança um novo jeito de tapar os buracos, pelo menos no Sol Nascente, vejam só que criativo:

1 - Localiza o buraco, de preferência com bastante demora;
2 - Consulta a previsão do tempo, para ter a certeza de que vai chover, o serviço quase nunca pode ser realizado com o sol a pique.
3 - Com o local já tomado pela correnteza das fortes chuvas, lança a massa asfáltica no buraco e reza para "grudar", o que nunca acontece.

Obrigado G.D.F! Obrigado NOVACAP, por jogar o nosso dinheiro na lama.

solnascentehoje.blogspot.com

DENÚNCIA.

Início de Janeiro 2014.


21 de Janeiro de 2014
solnascentehoje.blogspot.com

Fim de prazo


Recadastramento Biométrico.



A campanha, que teve início em 25 de fevereiro do ano passado vai até o dia 31 de março. Segundo o TRE, o recadastramento é gratuito e leva cerca de 20 minutos para ser concluído. E o eleitor poderá fazê-lo em qualquer unidade da Justiça Eleitoral, independente de onde more ou vote. O procedimento deve ser agendado pelo site do TRE ou pelo telefone 3048-4000.


CONVOCAÇÃO

A Prefeitura Comunitária do Sol Nascente e demais lideranças comunitárias do Setor Habitacional Sol Nascente, convoca os moradores que ainda não efetuaram o recadastramento biométrico a comparecerem, neste final de semana, sábado e domingo, ao mutirão a ser realizado pelo TRE, afim de recadastrar os moradores do setor, que se encontram com a situação pendente.
O esforço do TRE e Prefeitura Comunitária, acorrerá na Escola Classe nº 66, Córrego das Corujas, no Trecho 03, sábado e domingo, das 09:00 as 17:00 horas.
Reafirmamos que todos os moradores com a situação pendente poderão se recadastrar no Trecho 03, independente do Trecho em que more.

solnascentehoje.blogspot.com

Aula inspiradora:

Professora dá reforço escolar para crianças no Sol Nascente, em Ceilândia.

A professora Margarida Minervina e outros voluntários de projeto no condomínio Sol Nascente fazem meninos e meninas da cidade que tinham dificuldade no colégio tomarem gosto pelo estudo. Já existem até ex-estudantes que agora ensinam.
A piauiense Margarida no local onde mora e dá as aulas: "O Sol Nascente não é só lugar de bandido, não. Já pegamos crianças que não existiam para a sociedade, que eram marginalizadas, e mostramos que eram capazes
A menina que atravessava um rio no município piauiense São Julião do Piauí para chegar à escola, há quase 30 anos, hoje dissemina conhecimento em uma das comunidades mais carentes do Distrito Federal. É no Condomínio Sol Nascente, em Ceilândia, que Margarida Minervina da Silva, 41 anos, acolhe cerca de 100 crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos. Sob a supervisão de pedagogos, dá aulas de reforço para o grupo usando o método Paulo Freire na própria casa. Outras centenas de jovens fizeram parte da luta diária da nordestina, que teve início há oito anos.
Esses meninos e meninas vinham de resultados insatisfatórios no colégio, mas começaram a apresentar bons rendimentos escolares. As notas deixaram de ser canetadas em vermelho, assim como o comportamento deles — dentro e fora das salas de aula. Alguns chegaram a ser alfabetizados com um “empurrãozinho” de Margarida. A piauiense não tem formação superior, mas fez o magistério, antiga formação para professores. O projeto é apenas um da série de atividades da Associação Despertar, entidade sem fins lucrativos que sobrevive praticamente de doações.
Os alunos não deixam de elogiar a dedicação e a exigência da professora Margarida
É em uma casa emprestada — a mesma onde Margarida mora há cinco anos —, na Chácara 5 do Condomínio Gêneses. Lá, três vezes por semana, alunos de instituições públicas de ensino da vizinhança ocupam as cadeiras no quintal do imóvel simples após as aulas no colégio. Aliás, nem mesmo a má condição de parte das carteiras doadas à associação é obstáculo para a criançada seguir em frente. Faltar, de jeito nenhum. A regra é ter disciplina máxima, e ai de quem desrespeitar a norma do local. “Eu sou perfeccionista e exigente. Ou aprende ou aprende”, brinca Margarida. A rigidez da voluntária poderia ser motivo de distanciamento entre ela e os estudantes, mas não. “O que eu mais gosto daqui é da Margarida, porque ela me ensina”, assume o Geovani dos Santos Rocha, 9 anos. Além de usar a casa como palco das aulas, ela e os demais voluntários tiram as dúvidas dos alunos matriculados no projeto, à noite, na Escola Classe 66 de Ceilândia.

Thalita Lins - Correio Braziliense

solnascentehoje.blogspot.com

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Chega de conversar, Agnelo!

Blá, blá, blá, blá e blá!




solnascentehoje.blogspot.com

Regularização.


Dúvidas.

Carlos Almeida Filho 20 de janeiro de 2014 19:51

Olá Carlos, eu comprei o meu lote em 2009, ele fica no Sol Nascente no trecho 2, mais até então não tinha pensado em construir, mais eu pensei em construir agora e uma pessoa falou que como estamos em processo de regularização dos lote não posso construir, minhas duvidas é a minha cessão de de direito, é valida como documento do lote, e como e onde faço para cadastrar o meu lote? E como esta funcionando a regularização? Aguardo respostas. Obrigado desde já.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-==-==-=-=-=-=-==-=-=-=-=---=-=-

Bom dia Carlos Almeida

O trecho 02, onde, segundo vc, fica o seu lote, está iniciando o processo de regularização.
De acordo com decretos do governo, não só durante a regularização, mais há qualquer tempo é proibido construir.
Aí vc me pergunta(rsrs): Os outros estão construindo. Sim estão. Porem cada um está correndo o risco de ter sua construção derrubada.
Sim, sua cessão de direito é um instrumento que comprova a posse do lote e para cadastrar seu lote, embora não seja um cadastro e sim um levantamento para futura averiguação por parte da CODHAB, acesse o link : http://www.regularizar.df.gov.br/site/?page_id=1601, o prazo foi estendido até o final do ano.
A regularização vai funcionar, chamando os moradores cadastrados em 2008, pela Saint Germain, depois a CODHAB irá aos locais verificar a existências de outros moradores que chegaram após o cadastro.

Se quiser se certificar se seu lote tem cadastro envie e-mail para cbotani@hotmail.com


Espero ter esclarecido suas dúvidas.


Carlos Botani

solnascentehoje.blogspot.com

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sem descanso.


Atendimento Trecho 03.
Prefeitura Comunitária e Blog solnascentehoje

Reunião com moradores do Trecho 03, Chácara 02 - Buritis, conjuntos J1, J2 e L2. Presente Prefeito Edson Batista, lideranças locais, blog solnascentehoje, junto com nosso parceiro Iran.
A situação dos moradores é difícil: Pagam água e não tem água, pagam esgoto e nada de esgoto. A Prefeitura Comunitária está resolvendo a questão junto a CAESB.
E tem mais: Um funcionário da Administração Regional de Ceilândia, está fazendo a coisa errada no local. Essa história eu conto depois. Esquece não : 
Ações da Prefeitura Comunitária.

****************

Muro de arrimo quadra 100.
Prefeitura Comunitária e Blog solnascentehoje
 
O muro de arrimo das casas "novas" da quadra 100, continuam dando sinais que vai cair. Já enviamos solicitações à CODHAB, SEDHAB e Administração Regional de Ceilândia. Até chegaram a fazer umas obras no local. Para variar as obras foram incompletas ou uma porcaria,
pois o muro continua cedendo. A Nossa preocupação e da Prefeitura Comunitária é a de que, com a chegada das chuvas, a situação possa evoluir para uma tragédia. Esquece não : 
Ações da Prefeitura Comunitária.

****************

Atendimento Chácara 131.
Prefeitura Comunitária e Blog solnascentehoje

Acompanhamos o Prefeito Edson Batista, e fomos atender ao convite para tomar um café na casa de dona Sônia, moradora da Chácara 131 conjunto B. Conseguimos atender as solicitações dos moradores que reclamavam da escuridão no local. Após reuniões com diretores e técnicos da C.E.B. finalmente
a rua está iluminada. Braços e lâmpadas foram colocados nos postes, resolvendo o problema. Esquece não : 
Ações da Prefeitura Comunitária.

****************

Tomara que ele escute......

Ronaldo Vinhal e o Prefeito Comunitário do Sol Nascente, Edson Batista, em um "pé de orelha" com o Governador, cobrando as obras definitivas do Setor.
Entre outros, grandes defensores do Setor Habitacional Sol Nascente e Pôr do Sol.

Carlos Botani

solnascentehoje.blogspot.com

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Ari de Almeida - Ano Novo, Algumas velhas promessas pendentes


Reunião com a comunidade em 2013.



ARI DE ALMEIDA
Administrador de Ceilândia:


"Até o dia 20/11, as quadras 100, 500 e 501, e Zélia Macalão, estarão completamente iluminadas"



Promessa Cumprida.

Embora com algum atraso devido a problemas técnicos, como informou o Administrador, os serviços foram executados.


"Nesta semana (28/10 a 01/11), resolveremos os problemas da Avenida P1, entulhos, padrões etc".

Apenas Promessas.
A situação permanece a mesma. Embora o Administrador, em outras ocasiões, tenha feita a mesma promessa, até o momento o mandatário não se dignou a cumprir seus compromissos assumidos. Os moradores que tiveram suas casas recuadas, em virtude do processo de regularização, tem que assistir seus hidrômetros e padrões de energia serem roubados, pois ficam a metros de suas residências e ainda, conviver com ratos e com o perigo trazidos pelo acúmulo dos escombros e entulhos de suas antigas residências. Acho que teremos que tomar outras providências para chamar a atenção do Administrador. Já se fala em fechar a Avenida P1.


"Em 25/12, inauguraremos a U.PA. da entrada do Sol Nascente. Está prevista mais uma U.PA. e um restaurante comunitário no Trecho 03, em breve".

Apenas promessas.
Se não podia realizar, devido a complexidade das obras, porque se empolgar e prometer em vão? Para aproveitar a platéia?




"Instalaremos estruturas da Administração, nos trechos do Sol Nascente, para ouvir a população".

Apenas promessas.
Seria tão bom se, ao menos, essa promessa tivesse sido cumprida.
Uma das principais carências das comunidades residentes em parcelamentos irregulares ou em fase de regularização é a falta de informação. As reclamações de moradores que procuram a Administração de Ceilândia em busca de esclarecimentos são enormes. Não são atendidos da maneira que gostariam , quando são atendidos as informações não estão disponíveis, por falta de conhecimento dos servidores. Portanto, uma estrutura dentro da comunidade e dotada de servidores com conhecimento do setor, seria de importância vital.



solnascentehoje.blogspot.com