segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Ligações perigosas!



COPERCAM, promete mais novidades!

Caminhoneiros da Coopercam protestam em frente ao Palácio do Buriti. Desde a manhã da última quinta (6), perto de 150 caminhoneiros que integram a Coopercam, saíram da Cidade do Automóvel, onde ficam baseados, tomaram as pistas do Eixo e estacionaram ao lado da sede do governo local. Um jeito nada discreto de fazer pressão contra o GDF.
Mas o que essa turma quer do governador Rodrigo Rollemberg (PSB)?

Confira o que sabemos até agora:

- Entre os motivos do protesto, os caminhoneiros exigem receber do GDF uma fatura de 15 milhões de reais referente a serviços prestados entre novembro e dezembro do ano passado.
- Mas eles têm muito mais a cobrar. Estão inconformados porque perderam o contrato de prestação de serviço com o GDF. Nos últimos 72 meses, a Coopercam era dona desse mercado milionário, que atuava no apoio à limpeza e manutenção nas Regiões Administrativas.
- Em junho, no entanto, saiu o resultado da licitação referente ao Pregão Eletrônico 148/2014. As empresas LN Distribuidora e Comércio Ltda e WLSP Logística e Construção, venceram a concorrência dividida em cinco lotes. Ambas têm sede na Bahia. O valor do contrato é de 60,3 milhões de reais, 25% menor do que o estimado no edital da licitação.
- Tirando a aparente economia no serviço, todo o resto da história é suspeito. As duas empresas pertencem à mesma família. O dono da LN, Lázaro Nunes, é casado com Caroline Cruz. Ela é filha de Antônio José da Cruz, companheiro de Gilvana Lima, representante legal da WLSP. Importante: Antônio José é ex-vereador de Salvador, pelo PSB.
 - Além do vínculo entre os proprietários da LN e da WLSP, Caroline é sócia da Podium Distribuidora, que também participou da licitação em Brasília, mas não levou. As duas últimas empresas, inclusive, são vizinhas na capital baiana.
- Em meio a tantas conexões perigosas, surge mais um fato curioso.
A LN nomeou José Henrique Oliveira de Souza em primeiro de junho seu representante legal em Brasília. Henrique foi candidato a deputado distrital pelo PSB, partido do ex-vereador Antônio José e do governador Rodrigo Rollemberg.
- Já nos primeiros dias de vigência do contrato, uma das empresas demonstrou falta de capacidade técnica para cumprir o prometido. No dia 29 de julho, o governo contabilizou em um ofício pendência de 73 caminhões de um lote de 189.
- Há duas semanas, Rodrigo Rollemberg foi procurado por Valdelino Barcelos, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros e da Coopercam. Valdelino contratou um serviço que descobriu toda a conexão entre as empresas. De posse das informações, passou a exigir a revisão da licitação, sob pena de denunciar a história. Quem intermediou os primeiros contatos de Valdelino com representantes do GDF foi o deputado Julio Cesar Ribeiro (PRB).
- Diante do protesto dos caminhoneiros, o presidente do PSB no DF e secretário de Articulação do DF, Marcos Dantas, recebeu uma comitiva de manifestantes. Na próxima terça-feira (11), a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT), receberá os caminhoneiros para tratar do assunto.

Aguardaremos os próximos capítulos, de mais esse imbróglio do Novo caminho 2.

Colaborou Rafaela Lima
Foto: Daniel Ferreira
solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário