sábado, 31 de dezembro de 2011

FELIZ ANO NOVO

AOS AMIGOS, SEGUIDORES E COMUNIDADE DO SOL NASCENTE E PÔR DO SOL


FELIZ ANO NOVO!

EM 2012 ESTAREMOS JUNTOS.





sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

SOL NASCENTE

Realidade é ainda pior

Segunda maior favela do País não tem coleta de lixo
regular e nem infraestrutura.
Ana Paula Andreolla
ana.fernandes @jornaldebrasilia.com.br


                  A situação do Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia, é ainda pior do que a descrita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que classificou a área como sendo a segunda maior favela do País, atrás apenas da Rocinha, no Rio de Janeiro. Segundo a Administração Regional de Ceilândia, responsável pela área, a “favela” é maior do que mapeou o IBGE e os índices de saneamento básico apontados pelo órgão não condizem com a realidade.            
                  De acordo com a administração, apenas 5% das 110 mil pessoas que vivem no Sol Nascente possuem coleta de lixo regular. O IBGE aponta que a população estimada do setor habitacional é de 56,5 mil pessoas e que mais de 90% delas teria o lixo recolhido de maneira adequada. Mas a administração regional afirma que a informação não condiz com a realidade, pois 33% da população ainda precisam jogar o lixo em pontos de coleta distantes da residência e 14% depositam o lixo doméstico em terrenos baldios. E a situação deve continuar assim no mínimo pelos próximos dois anos, pois os caminhões de lixo não conseguem circular na região.
                  A maior parte do Sol Nascente não é asfaltada e as erosões aumentam no período de chuvas. Se para carros pequenos fica complicado transitar pelo setor habitacional, para caminhões pesados a tarefa é tida como impossível. “Até daria para realizar a coleta regular em algumas ruas no período da seca, mas somente nesse período. Depois fica complicado”, explica o gerente Regional de Condomínios da Administração de Ceilândia, Ronaldo Vinhal da Rocha.
  Redes Pluviais
 
                    Para asfaltar o setor habitacional, primeiro é necessário que se faça a instalação de esgoto e das redes pluviais na cidade. A obra começou no último dia nove e tem previsão de 21 meses de duração. Até lá, nada de asfalto ou coleta de lixo regular nas residências.
                   Mas o lixo não é o único problema que a população do Sol Nascente precisa enfrentar diariamente. Quem vive ali sabe a dificuldade que é ter de se virar em um local que não dispõe sequer de infraestrutura básica.

Fonte: Jornal de Brasília - Caderno Cidades

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O SOL NASCENTE ENCOLHEU????????????????????

DADOS DE 2010 - IBGE- SOL NASCENTE-DF
                                                                                
ADEQUADO
ABASTECIMENTO DE ÁGUA88,3%
ESGOTAMENTO SANITÁRIO67,3%
COLETA DE LIXO95,4%
ENERGIA ELÉTRICA72,5%
POPULAÇÃO ESTIMADA56.483
DADOS DE 2008 - SAINT GERMAIN 
SOL NASCENTE-DF
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
REDE CONCESSIONÁRIA(CAESB)69%
EMPRÉSTIMO17%
POÇO3%
OUTROS11%
ESGOTAMENTO SANITÁRIO
FOSSA87%
REDE CONCESSIONÁRIA2%
REDE CONSTRUÍDA POR MORADORES2%
RUA/CÓRREGO/ENCOSTA2%
OUTROS9%
COLETA DE LIXO
REGULAR(DISTANTE DO DOMICÍLIO)33%
IRREGULAR21%
LIXEIRAS COLETIVAS16%
TERRENO BALDIO14%
REGULAR5%
QUEIMADO LOCAL PRÓXIMO1%
OUTROS10%
ENERGIA ELÉTRICA
SEM PADRÃO (GAMBIARRA)52%
REDE CONCESSIONÁRIA(CEB)38%
OUTROS10%
CENSO 2008
N° DE RESIDÊNCIAS14.318
N° DE OCUPANTES POR RESIDÊNCIA(MÉDIA)4,4
POPULAÇÃO ESTIMADA                                                            
63.000

                Alguma coisa estranha acontece em relação, ao hoje, "Aglomerado subnormal"Sol Nascente. Pesquisa censitária, recentemente anunciada por todas as mídias, colocam o "aglomerado Subnormal" Sol Nascente ou o nosso Condomínio Sol Nascente, como a segunda maior favela do país, com 56.483 habitantes.
             Dentre as  "pérolas" apuradas pelo IBGE e divulgado pela imprensa, destacamos:

- 88,3% das residências do Sol Nascente, tem o abastecimento de água considerado adequado. Ora, quem vive ou convive no Condomínio, sabe que muitas unidades residenciais não tem, ainda, hidrômetros instalados, haja visto a grande quantidade de solicitações diárias na Administração Regional de Ceilândia. Segundo dados do ano de 2008*, cerca de 31% das residências do Condomínio, se serviam de poços, cisternas e empréstimos de vizinhos.

- Segundo o IBGE, 67,3% do Condomínio Sol Nascente, hoje "Aglomerado subnormal", dispõe de um sistema adequado de esgotamento sanitário, um absurdo!. Divulgamos, recentemente, aqui no Blog, que foi assinada e publicada Ordem de Serviços, para que a Elmo-Engenharia Ltda, execute a obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário do Condomínio. Dados do ano de 2008*, nos trazem à realidade de que 87% das unidades fazem uso de fossa séptica.

- Outro dado, no mínimo questionável, apontado pelo IBGE e noticiado pela imprensa: Os moradores do Sol Nascente, em sua maioria, são agraciados com uma coleta e destinação de lixo com índices de primeiro mundo:  95,4%, isso mesmo 95,4% do lixo do Condomínio tem a coleta e destinação considerada adequada.  Vamos aos dados de 2008*?

- Coleta de lixo regular, porém distante do domicílio ............33%
- Coleta de lixo irregular.........................................................21%
- Lixeiras coletivas..................................................................16%
- Terrenos vazios/baldios.........................................................14%
- Ruas/córregos/encostas.........................................................11%
- Regular/adequado...................................................................5%

                De volta ao primeiro mundo.

- No quesito fornecimento de energia elétrica, dados do IBGE, demonstram um serviço adequado de 72,5%, enquanto dados de 2008* apresentavam um percentual de gambiarras em geral de 62%. Será que avançamos tanto?

               Segundo os dados de 2008*,  que norteiam a nossa tese, o cadastramento social realizado pela Empresa Saint-Germain Consultores Associados, mapeou no Condomínio Sol Nascente 14.318 unidades residenciais, com uma média de 4,4 pessoas por residência o que nos dá uma população de 62.999 habitantes. O IBGE apurou que em 2010, viviam no "Aglomerado Subnormal" do Sol Nascente 56.483 pessoas. Será que o Sol Nascente encolheu?????

Fontes: Saint-Germain Consultores Associados
             Carlos Botani-solnascentehoje.blospot.com

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

REGULARIZAÇÃO TRECHO I - ATENÇÃO

                             Nos próximos dias, será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, listagem com os nomes de outros moradores do Trecho I, convidando-os para comparecer à Administração Regional de Ceilândia, no intuito de habilitarem-se a uma unidade residencial no Condomínio Sol Nascente, dando prosseguimento ao processo de regularização.
               Acompanhe, estaremos divulgando a lista.

Fonte:Carlos Botani
solnascentehoje.blogspot.com

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

FIQUE POR DENTRO

SISTEMA DE ESGOTO SOL NASCENTE
TRECHOS  I  e  II

                         A Empresa Elmo Engenharia Ltda, protocolou, sexta-feira, dia 16//12/2011, requerimento junto à Administração Regional de Ceilândia, solicitando a liberação de área, para a construção de canteiro de obras para a execução da implantação do sistema de esgotamento sanitário do Setor Habitacional Sol Nascente.
                        A área, solicitada se situa na Avenida Prefeito Josias José de Castro, fundos da Fundação Bradesco, com dimensões, aproximadas de 2.000M². O Prazo para conclusão da obra é de 21 meses.

FONTE: Carlos Botani
solnascentehoje.blogspot.com

FIQUE POR DENTRO

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTO
SOL NASCENTE - TRECHO I E II

                        O Superintendente da ESO-Superintendência de Obras da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal-CAESB, de acôrdo com a cláusula de fiscalização do contrato n° 8185/2011, assinado dia 05 de Dezembro de 2011 e publicado em 09 de Dezembro de 2011, tendo em vista o que consta no processo n° 092.00557/2011 - CESB e Concorrência 04/2011, expediu a Ordem de Serviço à firma Elmo Engenharia Ltda , para a implantação do sistema de esgotamento sanitário do Setor Habitacional Sol Nascente.
                       O início da contagem do prazo para a execução da obra foi no dia 09 de Dezembro de 2011 e o prazo de conclusão será de 21 meses.

Fonte: Carlos Botani
solnascentehoje.blogspot.com

sábado, 10 de dezembro de 2011

FIQUE POR DENTRO!!!!
DÚVIDAS? PERGUNTAS SOBRE A REGULARIZAÇÃO?


ENVIE SUA PERGUNTA PARA:

cbotani@hotmail.com



CONSULTAS

LISTA DA CODHAB http:www.morarbem.df.gov.br/pesquisanomeaspx

DIÁRIO OFICIAL DO DF
http:www.buriti.df.gov.br/ftp

TAPA BURACOS
3471-9850

GERÊNCIA DE CONDOMÍNIOS
3471-9832

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

DIÁRIO OFICIAL DO DISTRITO FEDERAL

CONSULTE O DIÁRIO OFICIAL DO DISTRITO FEDERAL

ATENÇÃO TRECHO II

SOL NASCENTE - TRECHO 2
Próximo da regularização
Grupar e Conplan aprovam o processo do Trecho 2 do condomínio Da Redação
redacao@ jornaldebra silia. com. br
      
Depois de muitos anos sendo chamada de invasão, a segunda etapa do Condomínio Sol Nascente, em Ceilândia, caminha agora rumo à definitiva regularização. Para os moradores do local, é a esperança de terem a escritura definitiva de seus imóveis, mas ainda mantêm a incerteza quanto aos investimentos que de fato chegarão ao condomínio. Asfalto, rede de esgoto, sistema de águas pluviais e os aparelhos públicos são as principais reivindicações da população que reside no Sol Nascente.
O processo do Trecho 2 do condomínio foi aprovado na manhã de ontem pelo Grupo de Análise e Aprovação de Parcelamentos de Solo e Projetos Habitacionais (Grupar) e pelo Conselho de Planejamento Urbano do Distrito Federal (Conplan), assim como o do condomínio Alto da Boa Vista, em Sobradinho. O processo de regularização do Sol Nascente, que possui cerca de 29.900 habitantes, tramita no Governodo Distrito Federal (GDF) há três anos mas, há pelo menos uma década, quem mora na região sofre com a falta de infraestrutura.
É o caso da dona de casa Goslingela Moreira Maia, uma das primeiras moradores do condomínio. “Antes, aqui era tudo pasto. Aos poucos, os moradores foram se instalando. Nos 14 anos que moro aqui, vi poucas mudanças, como água, luz e telefone, mas obras importantes como hospitais e delegacias, ainda não”, afirma. Para a estudante Priscila dos Santos, é preciso ter paciência. “Têm tempo que moro aqui. Acho que as coisas vão acontecer aos poucos e devem demorar”, opina.         
Com a legalização, será possível registrar em cartório a propriedade dos lotes ocupados irregularmente e os moradores poderão receber as escrituras dos imóveis que ocupam.
A aprovação do Conplan foi a penúltima etapa. A próxima será a publicação, pelo governador, do decreto de regularização 

no Diário Oficial do DF e o processo de implementação dos serviços públicos básicos.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ATENCÃO SOL NASCENTE TRECHO II

CONDOMÍNIOS

REGULARIZAÇÃO A CAMINHO

Sol Nascente e Alto da Boa Vista deverão ganhar a aprovação em ata do Conplan hoje.

Bruna Sensêve e
Camila Costa

                 Atualmente cerca de um terço das famílias do Distrito Federal moram em áreas irregulares. Entretanto, dois condomínios horizontais deverão conseguir a aprovação em ata do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF(Conplan), em reunião extraordinária nesta manhã. O Condomínio Alto da Boa Vista, em Sobradinho I, e o trecho II do Sol Nascente, em Ceilândia, terão a documentação completa para seguir ruma à regularização.
             A Aprovação do Conplan é a penúltima etapa. Depois disso,faltará apenas a publicação pelo Governador do Decreto de regularização no Diário Oficial do Distrito Federal

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FIQUE POR DENTRO

ENTENDA 04

                       O Processo de regularização, em curso, apresenta algumas características que vale a pena informar.
               Quando se fala em regularização, pensamos em, apenas, dois aspectos:

1) A remoção do lote, por estar em área ambiental ou
2) A legalização do lote no local em que se encontra, da forma em que se encontra.

                A coisa não é tão simples, existem outras situações que devemos entender. São 06 (seis) as situações, 03(treis) ambientais e 03(treis) de projeto, entenda:

Situações Ambientais

01) O lote sofrerá um aumento de sua área para se adequar ao projeto;
02) O lote sofrerá uma redução de sua área para se adequar ao projeto, sem necessidade de remoção total;
03) O lote será totalmente removido pois interfere na área ambiental em sua totalidade.

Situações de Projeto

01) O lote sofrerá um aumento de sua área por questão de padronização;
02) O lote sofrerá uma redução, pois parte de sua área interfere na construção de EPC's (escolas, ruas, redes Pluviais, etc);
03) O lote será totalmente removido, pois interfere integralmente no projeto.


AMANHÃ TEM MAIS..........................................................

FONTE: Carlos botani
solnascentehoje.blogspot.cpm