terça-feira, 29 de janeiro de 2013


ELEIÇÕES 2014
Sol nascente vota no Sol nascente



A Prefeitura Comunitária do Sol Nascente, através de seu Prefeito Edson Batista e Peterson e o blog solnascentehoje, através do seu responsável, Carlos Botani, foram convidados pela 16ª Zona eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral, à acompanhar os Oficiais de justiça eleitoral Srs. João Lucas e Consoélio Ramos, no levantamento e identificação de áreas no Setor, para a instalação de Seções eleitorais, visando as eleições de 2014.
A Comitiva percorreu vários pontos do Condomínio Sol Nascente, em especial a Escola Classe do PNorte, antiga Escola Rural, onde fomos recebidos pela Diretora Magda Pereira da Silva; O Centro de Ensino Fundamental nº 28, localizado próximo à Vila Olimpica Parque da Vaquejada, cuja Diretora é a Sra. Glauce Kelly e a Escola Classe nº 66, onde fomos recebidos pelo Diretor Robson dos Santos Gomes. No Trecho 03, juntaram-se ao grupo os amigos Firmino e Balagão lideranças do setor.

  O Objetivo das futuras instalações de seções eleitorais é a de desafogar as atuais seções existentes em Ceilândia Norte e Ceilândia Sul, sobrecarregadas, em época de eleição, pela grande quantidade de eleitores provenientes do Condomínio Sol Nascente.
Conforme salientou o Oficial de Justiça do TRE, Sr. João Lucas, trata-se de um levantamento preliminar que ficará sujeito às avaliações definitivas do TRE.
O aspecto positivo para a comunidade do Sol Nascente é que além de facilitar os deslocamentos quando das eleições, conheceremos todo o nosso potencial eleitoral, saberemos quantos eleitores somos e ganharemos força em nossas futuras reivindicações, já ficará explícito para todos a nossa capacidade de escolher nossos representantes.

Lembrando que quando da transferência dos títulos para as novas seções, ela já se dará no sitema biométrico (identificação através das digitais), o que trará mais seguranças aos pleitos.
Agradecemos aos Oficiais de justiça já mencionados e ao Chefe do Cartório Eleitora da 16ª Zona Eleitoral, Sr. Omar da Costa Junior, por viabilizar um desejo antigo da Comunidade e aguardaremos , ansiosos, as determinações do Tribunal Regional Eleitoral.

solnascentehoje.blogspot.com

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Regularização - trecho 01

                Embora sem muito barulho, a regularização do Setor Habitacional Sol Nascente avança.
               Liderados pela CODHAB, atráves da sua Diretora Imobiária Jane Dihel, do Diretor Técnico Carlos e acompanhados pelo Prefeito Comunitário Edson Batista e o representante do Blog solnascentehoje Carlos Botani, várias visitas estão sendo realizadas, inclusive aos sábados e domingos, visando adequar o projeto urbanístico de regularização à realidade atual do local.
                Estivemos no último final de semana, próximo passado, e na manhã desta segunda-feira, dia 28/01, em vários locais do trecho 01, buscando alternativas que possibilitem interferir o mínimo possível na vida dos moradores e nas unidades habitacionais que, a princípio, estavam com previsão de remoção.
              Várias unidades estão com previsão de remoção, para dar lugar a avenida de contorno que será implantada no local.
              Técnicos da CODHAB, atendendo determinações do Secretário Magela, efetuam estudos e reuniões, afim que mudanças urbanísticas sejam propostas, para que atinjam o mínimo possível de unidades habitacionais e seus moradores sejam fixados no local em que estão atualmente. 
             Acreditamos que com a mobilização organizada das lideranças locais e com boa vontade dos orgãos envolvidos, alcançaremos nosso objetivo na busca de uma regularização sem maiores traumas e desconforto aos moradores.
               Novidades em breve.

solnascentehoje.blogspot.com

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Opinião!

Júnior Lopes
A integração no centro de Taguatinga começou na segunda-feira, dia 21 de janeiro, com muita expectativa, presença da imprensa e de fiscais em peso, além de poucas informações absorvidas pelos usuários. Os ônibus passavam no horário até de dois em dois. Era o governo mostrando serviço no primeiro dia de mais uma mudança no transporte.

Após a pompa da estreia, começa a realidade, aparecem os problemas. Mas eles não são encontrados somente a partir dos “vários pontos de integração no centro de Taguatinga”, mas começam desde os locais de origem das linhas de ligação. Mais uma vez tem-se uma iniciativa mal feita do GDF para melhorar o transporte. A publicidade do governo diz que o usuário economiza e chega mais rápido, mas o que realmente acontece é que a economia é indiferente para quem já utilizava linhas que seguiam direto para o Plano Piloto e não há rapidez nas viagens, uma vez que as linhas de ligação rodam muito mais dentro de Ceilândia, por e
xemplo, e não passam com frequência necessária para chegar ao destino no tempo desejado.

A insatisfação aumenta nos pontos de integração, aliás, ali há desordem e falta de estrutura para atender ao número de passageiros, não há abrigos o suficiente para acomodação em dias de chuva ou de calor. As três paradas instaladas ultimamente não suprem a necessidade. O principal, sem dúvida, é o incômodo de desembarcar de um coletivo no qual se tem certo conforto de estar sentado (ou não) e, após a integração, seguir viagem no sufoco. Isso não aconteceria se houvesse uma distribuição inteligente das 57 linhas que ligavam Taguatinga e Ceilândia ao Plano Piloto, Guará, SOF Sul e Núcleo Bandeirante.

Na verdade, a integração é uma solução pensada para o benefício das empresas e apenas disfarçada como solução que ajudará os trabalhadores de Ceilândia e Taguatinga. Ontem, dava para perceber a indignação das pessoas que esperavam um transporte e que chegariam atrasadas em seu destino.

A imprensa cobriu o primeiro dia focando na falta de informação e no prejuízo das pessoas que utilizam somente dinheiro. Mas a falta de informação não pode ser colocada como problema principal, pois foram distribuídos folhetos explicando o funcionamento – não se pode omitir que não havia claramente a informação de que as outras linhas que ligavam as cidades aos destinos integrados não rodariam. Talvez o problema esteja nas pessoas que não sabem ler as informações e nem buscam saber o que pode interferir nas suas vidas. Quanto à imprensa, as notícias mal elaboradas, feitas a partir de cópias dos releases e de notícias publicadas pelo governo não prestam o devido serviço de informar corretamente.

E aí? Alguém se manifesta e faz chegar aos ouvidos das autoridades ou vamos ficar parados e aceitar mais uma vez?

Fonte: Júnior Lopes
           solnascentehoje.blogspot.com


PENSE MESMO!



solnascentehoje.blogspot.com

FIQUE POR DENTRO..........


Firmino José Alves
Estamos encaminhando e acompanhando de perto a demanda da Chácara 84 Trecho III, onde os moradores e lideranças pedem que a via principal de terra seja, pelo menos, recuperada pelas autoridades. Outra demanda ocorre no Trecho II, Condomínio Vitória -  Chácara 128, onde a água da chuva compromete algumas casas. Já encaminhamos o assunto às autoridades responsáveis e estaremos cobrando uma solução o mais rápido possível.   

 
Fonte: Firmino José Alves
           solnascentehoje.blogspot.com

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vacinação contra HPV nas escolas
DF é pioneiro nesse tipo de ação preventiva. As doses vão atender cerca de 64 mil adolescentes, entre 11 e 13 anos, matriculadas nas redes pública e privada de ensino

Cerca de 64 mil meninas, entre 11 e 13 anos, das redes pública e privada de ensino no Distrito Federal começam a receber vacinas contra o papilomavírus humano (HPV) – associado à ocorrência de câncer de colo do útero. Para tanto serão adquiridas aproximadamente 193 mil doses, um investimento estimado em R$ 18,77 milhões. A abertura das propostas concorrentes no pregão eletrônico para a venda das vacinas à Secretaria de Saúde do DF está marcada para esta terça-feira (22).

O objetivo é reforçar o combate ao câncer de colo do útero e outros problemas causados pelo HPV, como verrugas ou lesões na pele e nas mucosas. A imunização será feita em três doses. A primeira está prevista para março deste ano. Os professores das escolas serão treinados para dar informações sobre o vírus e a importância da vacina. Os pais receberão um termo de autorização, que deverá ser assinado. Em seguida, as equipes de vacinação irão até as unidades de ensino em datas previamente agendadas.

De acordo com o secretário em exercício de Saúde, Elias Fernando Miziara, o Distrito Federal é pioneiro na ação. “Há iniciativas em pequenas prefeituras, mas somos o primeiro governo entre os estados a oferecer a vacina”, destacou.

Segundo ele, a medida se soma a outras do GDF, como as campanhas educativas contra as doenças sexualmente transmissíveis e a realização de exames preventivos (Papanicolau) na rede pública de saúde. Outra ação é o atendimento itinerante do Caminhão da Mulher, que já realizou mais de 8 mil exames desde que foi lançado em março de 2012.

Prevenção – Os atendimentos realizados nos ambulatórios de Saúde do Adolescente indicam que grande parte da população do DF inicia a atividade sexual, em média, aos 15 anos. A estratégia de vacinação de meninas entre 11 e 13 anos vai evitar a transmissão do HPV nessa faixa etária. Segundo o secretário em exercício de Saúde, a partir de 2014 a imunização será feita apenas em meninas com 11 anos.

A meta da iniciativa é reduzir o índice de mortes por câncer de colo do útero no DF, que é de 90 óbitos por ano, conforme dados da Secretaria de Saúde. “Aproximadamente 4 mil mulheres apresentam lesões decorrentes do HPV, apenas no colo do útero. A meta é evitar as doenças”, afirmou Elias Fernando Miziara.

Serviço:
Exame preventivo (Papanicolau)
Nos hospitais e centros de saúde do DF. Confira a lista de unidades por regional, no endereço eletrônico http://www.saude.df.gov.br/sobre-a-secretaria/hospitais-e-regionais.html

Fonte:
Secretaria de Comunicação Governo do Distrito Federal

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CHUVAS.

Rompimento de tubulação deixa enorme cratera na rua, no Sol Nascente, em Ceilândia.
Duas casas localizadas na chácara 126 foram interditadas por conta da erosão


Um dos tubos de canalização de água se rompeu na noite dessa quarta-feira (16/01), próximo à Feira do Produtor em Ceilândia. O rompimento da manilha causou erosão - o buraco tem aproximadamente cinco metros de profundidade e 20 de largura. A área foi isolada e duas casas foram interditadas pela Defesa Civil.

De acordo com o subsecretário do órgão, coronel Sérgio Bezerra, o problema ocorreu devido à grande quantidade de chuva nos últimos dias. "Todo ponto final do sistema de drenagem é um ponto vulnerável, porque a água desce com muita força. Se não tiver um sistema de minimização da força, a água desbarranca a terra que faz a sustentação dessas manilhas", explica Bezerra.
A erosão tem aproximadamente cinco metros de profundidade por 20 de largura (Ed Alves/ CB / D.A.Press)
A erosão tem aproximadamente cinco metros de profundidade por 20 de largura

Técnicos da Novacap foram ao local para fazer o levantamento das necessidades materiais para a reabilitação da erosão. Ainda segundo a Defesa Civil, será preciso carregar 500 caminhões de terra para tapar a cratera.
 
Fonte: Correio Braziliense - Caderno Cidades

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Polícia Militar intensifica operações em Ceilândia.
Por Rodrigo Almeida - ASCOM - RAIX

Ação quer coibir onda de violência no condomínio Sol Nascente.

A Polícia Militar tem intensificado operações contra a violência no DF. Em Ceilândia, a operação "Cidade Tranquila" promete mais segurança aos moradores. Sete viaturas patrulharam a região durante todo o dia. Mais de 30 homens ficaram encarregados de fazer abordagens a pedestres, ônibus e estabelecimentos comerciais. A operação aconteceu na última terça-feira (15), por toda a cidade com foco no condomínio do Sol Nascente.





























O objetivo da operação é apreender armas de fogo ilegais e combater o tráfico de drogas. A preocupação com a área aumenta porque as ruas do Sol Nascente são estreitas e não têm pavimentação. As viaturas têm dificuldade para circular na região. Apesar da chuva, várias abordagens foram feitas.
 
Fonte: ASCOM RA IX

              É assim que a Associação Rompendo Barreiras, através de sua Presidente Célia e membros como Ivanete, Meirinha e tantos outros, trabalham, apoiando e ajudando no dia a dia da Comunidade, como podemos verificar nas fotos do evento realizado no final do ano passado, com várias atrações oferecidas aos moradores do Trecho II, totalmente de graça.  
É  assim que trabalhamos com a comunidade, apoiando e ajudando no dia a dia. No Trecho II do Condomínio Sol Nascente estamos presentes, Juntamente com a Prefeitura Comunitária reivindicamos para o Poder Público o retorno da linha 925 que há quase 1 ano não circulava mais no setor. Buscamos juntos com a  Novacap a melhoria da pavimentação da via principal, muitas ruas foram melhoradas para facilitar a circulação de veículos, agradeço ao nosso Gerente de Condomínio Maj. Carlone. Pedimos o corte do mato alto que estava trazendo insegurança para o local e fomos atendidos, o Deputado já envio pedido para construção de uma Quadra de Esporte próximo a Chácara 84, e também destinou a construção de mais duas quadras para os Trechos I e III. Estamos participando do andamento da Regularização do Trecho I, estamos junto com lideranças do local do Condomínio Pinheiro realizando algumas reuniões para traçarmos o caminho da regularização daquele setor que chega esse ano, estamos acompanhando as remoções que estão sendo realizadas e diga de passagem com muita tranqüilidade e respeito aos moradores, é assim que trabalhamos e isso às vezes incomoda. Muito mais faremos e estaremos sempre divulgando com tranqüilidade pós nosso trabalho é esta lutando por Ceilândia.É  assim que trabalhamos com a comunidade, apoiando e ajudando no dia a dia. No Trecho II do Condomínio Sol Nascente estamos presentes, Juntamente com a Prefeitura Comunitária reivindicamos para o Poder Público o retorno da linha 925 que há quase 1 ano não circulava mais no setor. Buscamos juntos com a  Novacap a melhoria da pavimentação da via principal, muitas ruas foram melhoradas para facilitar a circulação de veículos, agradeço ao nosso Gerente de Condomínio Maj. Carlone. Pedimos o corte do mato alto que estava trazendo insegurança para o local e fomos atendidos, o Deputado já envio pedido para construção de uma Quadra de Esporte próximo a Chácara 84, e também destinou a construção de mais duas quadras para os Trechos I e III. Estamos participando do andamento da Regularização do Trecho I, estamos junto com lideranças do local do Condomínio Pinheiro realizando algumas reuniões para traçarmos o caminho da regularização daquele setor que chega esse ano, estamos acompanhando as remoções que estão sendo realizadas e diga de passagem com muita tranqüilidade e respeito aos moradores, é assim que trabalhamos e isso às vezes incomoda. Muito mais faremos e estaremos sempre divulgando com tranqüilidade pós nosso trabalho é esta lutando por Ceilândia.      No Trecho II, do Condomínio Sol Nascente estamos presentes. Juntamente com a Prefeitura Comunitária, reivindicamos ao Poder Público, o retorno da linha 925 que há quase 1 ano não circulava no setor.
           Buscamos, junto à NOVACAP, a melhoria da pavimentação da via principal. Muitas ruas foram melhoradas para facilitar a circulação dos veículos.
                Pedimos o corte do mato alto que estava trazendo insegurança para o local e fomos atendidos. Enviamos pedido para construção de uma quadra de esporte próximo à Chácara 84, e também  a construção de mais duas quadras para os Trechos I e III.
   Estamos participando do andamento da regularização do trecho I. Estamos, junto com as lideranças do Condomínio Pinheiros, realizando reuniões para traçarmos o caminho da regularização daquele Setor. Estamos acompanhando as remoções que estão sendo realizadas e, diga-se de passagem, com muita tranqüilidade e respeito aos moradores. 
               É assim que trabalhamos  e muito mais faremos e estaremos sempre divulgando, porque nosso trabalho é  lutar pelo Sol Nascente.

Fonte: Fimino José Alves
           Associação Rompendo Barreiras

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pacotaço contra invasões:


Francisco Dutra
francisco.dutra@jornaldebrasilia.com.br


O Palácio do Buriti se prepara para endurecer o combate às ocupações irregulares. Segundo o secretário de Habitação, Geraldo Magela, o GDF está formulando um pacote de medidas para coibir invasões e infrações similares. Os estudos estão sob a supervisão da Casa Civil e deverão envolver ações de diferentes secretarias, bem como das administrações regionais.

“Neste ano, o governo fará um esforço tremendo para a regularização e para promover ocupações dentro da lei, no programa habitacional. Se não endurecermos o combate às ocupações irregulares, essas políticas públicas não vão dar certo. E é por isso que precisamos de um marco regulatório para evitar novas invasões”, explicou.

Nesse sentido, o secretário comentou que uma grande preocupação do governo Agnelo e da equipe da Casa Civil se refere ao desempenho das administrações regionais. Do ponto de vista do governo, elas são peças fundamentais para fiscalizar e combater invasões. Mas atualmente, algumas se encontram sem ferramentas para um trabalho eficiente, enquanto outras não dão a devida atenção ao problema.

Desta forma, o secretário avalia que as administrações deverão receber novas ferramentas para a prevenção e controle das ocupações irregulares. “E deverão ser mais cobradas sobre esse assunto”, emendou. A agenda governista para regularização e promoção de ocupações irregulares é ambiciosa para este ano. Magela pretende fechar o ano com todas as licitações do programa habitacional do GDF,  Morar Bem, até o final de 2013, já formalizadas.

Hoje 65 mil habitações estão licitadas e faltam 35 mil para o governo atingir a meta prometida para a população,  de 100 mil unidades. “A partir de julho deveremos entregar as primeiras residências”, disse Magela. Em relação a regularização das regiões administrativas, o secretário calcula que ainda em fevereiro deverão ser entregues as primeiras escrituras na Estrutural.

 Ao longo dos próximos dias, o governo deverá definir um planejamento para a regularização das cidades em 2013. “Este é o momento do planejamento. Mas não tenha duvida que a regularização será um foco”, assegurou Magela. Além dos limites da pasta da Habitação, o GDF também deverá destinar esforços para a regularização de condomínios. Estes trabalhos ficarão à cargo da Secretaria de Regularização dos Condomínios.

Uso do solo será desafio

O debate da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) será um dos grandes desafios da Câmara em 2013. A matéria é densa e repleta de itens polêmicos. “É de se esperar que os deputados queiram debater  com suas bases eleitorais e cidades”, ponderou Magela. Na perspectiva do GDF, os parlamentares devem exaurir o debate antes de levá-la para o plenário, mas a votação deve ser realizada ainda neste ano.

Para o secretário, quanto mais tempo a questão ficar em aberto maior será a insegurança jurídica para a ocupação urbana e rural.  A exceção é Brasília, onde as normas de ocupação serão definidas pelo Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico (PPCUB).

“Quando se fala de planejamento urbanístico,  ausência de regras ou conflito entre elas é muito ruim”, declarou Magela. Hoje as regras de habitação das regiões administrativas estão dispersas e muitas divergem entre si. Existem cidades com quadras com diferentes normas de gabarito e nos casos mais esdrúxulos, lotes vizinhos têm regras de ocupação diferentes.

Antes da análise da Luos, o governo espera a votação do PPCUB. De acordo com Magela, o  Buriti e o presidente da Câmara Legislativa, já articularam  um calendário de análise da matéria a partir de fevereiro. Na avaliação do secretário, o texto pode ser votado em até 60 dias a contar da definição do calendário. Magela antecipou que o GDF está preparado para debater  as tensões em volta do plano  com deputados e a sociedade.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


 
Um grupo das QNQ's/QNR's, está empenhado na busca das melhorias de sua comunidade. Hoje estiveram reunidos com o Deputado Olair Francisco , representantes da Comunidade , onde foram encaminhadas algumas reivindicações das QNR's e QNQ's. Estaremos programando reuniões com a comunidade daquela região para juntos, lideranças, comunidade e Poder Público, trazerem, de fato, essas melhorias. Tratamos também do andamento dos encaminhamentos sobre o Parque Ecológico.
Agradecimentos a Jones, Evânio e nosso amigo ligado aos movimentos sociais Clei.
 
Fonte: Firmino José Alves - 14/01/2013

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

ALTERAÇÕES NO PROJETO DE REGULARIZAÇÃO - TRECHO 01

            Segundo fontes da CODHAB e pessoas ligadas ao blog solnascentehoje, haverão mudanças profundas no Projeto Urbanístico de Regularização do Trecho 01, do Setor Habitacional Sol Nascente.
          As mudanças seriam tão drásticas que praticamente, tornaria inutil  e "jogaria no lixo", o projeto elaborado pela empresa Saint Germain em 2008.
          As adaptações, defendidas pela Prefeitura Comunitária e Blog solnascentehoje, possibilitariam a fixação de várias famílias no local em que se encontram atualmente, reduzindo o desconforto que provocariam as remoções previstas no projeto atual.
     Estamos acompanhando os trabalhos topográficos que a CODHAB vêm realizando e vamos apurar se essas mudanças vão realmente acontecer.
      Estaremos aqui informando, todas as movimentações no processo de regularização.

solnascentehoje.blogspot.com

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

RESULTADO DA PESQUISA

OS CONDOMÍNIOS PRECISAM ELEGER DEPUTADOS DA PRÓPRIA COMUNIDADE. PESSOAS QUE ESTEJAM PRESENTES O TEMPO TODO E QUE LUTEM PELOS NOSSOS INTERESSES. O QUE VOÇE ACHA?

  • CONCORDO........................................78%
  • DISCORDO..........................................12%
  • NÃO ME IMPORTO...............................2%
  • TRABALHARIA PARA ISSO................4%
  • ESTÁ BOM, DO JEITO ATUAL............2%

solnascentehoje.blogspot.com