terça-feira, 27 de outubro de 2015

CODHAB

Perguntas e respostas: 

Gilson Paranhos
(O arquiteto e ex-presidente do IAB Gilson Paranhos é o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).)

Algumas perguntas de nossos leitores e amigos, que enviaremos ao Sr. Gilson Paranhos, Presidente da CODHAB, para que sejam esclarecidas. Conforme combinamos, estaremos divulgando o posicionamento e esclarecimentos da CODHAB, em breve.

Por Carlos Botani

1)Adriane Santos A regularização vai sair ou não vai?
2)Luciano Vieira Preciso saber se vão regularizar a chácara 98 que fica abaixo da colégio rural. Temos que conviver com os terroristas da AGEFIS.
3)Maryele Matos Santos Como fica a questão do IPTU? Levei os documentos e a moça falou que o pagamento estava suspenso.  Vc sabe informar algo?
4)Carlino Castro Quando realmente vão concluir a obra iniciada na quadra 200 do trecho 01, já que a mesma está pela metade?
5)Kelly Andrade Quero saber sobre as escrituras do trecho 3.
6)Ronaldo Portela Portela Quando vai começar (a regularização) do trecho 3?
7)Lucia Braga Quero saber quando é que vão entregar as escrituras do trecho 01, que já assinamos e não entregaram ainda na quadra 141. Não colocaram os postes de energia. Quando é que vão colocar, pois na minha rua que só tem um poste que fica longe e ainda me cobraram desse poste 12 reais(?) sendo que a lâmpada da minha casa é que clareia a minha porta 141 conjunto h casa 5?
8)Bruno Matos Quero saber das famílias que foram retiradas! Se ele sabe o que fazer com essas famílias? E Cadê o material de construção e lote que prometeram pras famílias?
9)Marcio D Cavalcante Gostaria de saber por que parou o andamento na quadra 501 no conjunto A, já em fase de regularização? Colocaram em uma rua em que as casas estão no nível da rua e com essa época de chuva a água invade as casas e pra completar começarão(sic) uma upa aqui de frente e retiraram uma barreira que desviava a água da chuva estamos largados aqui...socorro a rua precisa ser baixada pois a água não sai do lote baixo e rua alta que engenheiro faz um projeto assim? Nos ajude por favor!
10)Carmelena Carvalho de Castro Eu gostaria de saber com está a regularização do trecho 2 e quando vai começar às obras?
11)Mario Ramos queria saber quando vão chamar os moradores do trecho 2 pra pegar as escrituras e cade as as obras do trecho 2 que foi anunciada há três meses e não começou(sic)? Obrigado.
12)Cida Soares Quero saber se o governador está sabendo desse absurdo cadê o projeto de reassentamento? Não tenho nada contra grafite mas temos outras prioridades que é nossa moradia. Pergunte a ele por favor se é isso que o governo tem pra nós.
13)Ricardo Ferreira Qual é a razão da obra de pavimentação das ruas do trecho um estar parada?

14)Luciene Vasconcelos Quero saber exatamente onde e essas obras que passam na TV, que trecho? E aqui trecho 2 quando começam? Moro há exatamente há 8 anos...e até hoje só promessas e nada mais!

Solnascentehoje Como esta o andamento das licenças ambientais dos trechos 2 e 3?
solnascentehoje Temos visto algumas obras que iniciam e logo param, devido a intervenção do Ministério Público. Vocês continuam fazendo obras "na marra"? Qual a dificuldade em executa-las da forma correta e legal?
Solnascentehoje Porque as lideranças e mídias alternativas, do setor, estão sendo excluídos do processo? Juntos não somos mais fortes e poderíamos pressionar os segmentos que, insistem em "barrar" a regularização e obras do setor?
solnascentehoje Porque as últimas, visitas do governador ao Sol nascente, vem sendo cercada de mistérios? Porque a comunidade não está sendo informada de suas visitas?
Solnascentehoje Algumas alterações no projeto urbanístico do trecho 01, foram propostas pela antiga Prefeitura Comunitária, por nós e pela comunidade e foram aceitas pelo governo passado. Porque o atual governo não está considerando as alterações?

NR: Existem outras questões que precisam ser discutidas e trataremos em uma outra rodada de perguntas.

solnascentehoje.blogspot.com

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Fala morador!


Fala morador!

André Luis de Castro
Morador do Sol Nascente

Este é o transporte de qualidade que temos, usuários do Sol Nascente, QNQ e QNR. 
Foram tiradas do veículo que faz a linha 344 às 07:00 horas.
Estamos em plena época de seca e o carro chega no ponto ALAGADO.
Nosso dinheiro não é igual ao dos moradores do Plano Piloto, P. Sul, Águas Claras?
Porque os ônibus que nos atendem são sempre imundos ou alagados?
O que precisamos é de novas LIDERANÇAS que morem e pensem como moradores desta região e não de POLÍTICOS antigos e vulgos defensores do povo (que só aparecem no período das eleições, promovem, arrebanham seguidores e nunca mais aparecem )

solnascentehoje.blogspot.com

E as obras?


Atenção Sol Nascente!!

Depois das nossas cobranças pela continuidade das obras paliativas, ou obras definitivas, ou reparos, fomos informados que sábado a Codhab, estará no Setor Habitacional Sol Nascente, próximo à Chácara 61, para fazer grafitagem nos muros das residências (as que tiverem muros, é claro), farão, também, pequenas obras de paisagismo na área. 
Aí eu te pergunto: E as obras? Não dava pra fazer isso depois? Será que foi isso que RR foi fazer escondido no Sol Nascente?
Olhe bem, nada temos contra as expressões culturais como o grafite, mas é hora disso, não dava para ser depois com todas as obras executadas?

solnascentehoje.blogspot.com
ESCLARECIMENTOS!

O blog solnascentehoje.blogspot.com, existe para divulgar as notícias do setor e cobrar das autoridades providências e obras que possam beneficiar a comunidade. Se não existem notícias, sérias, de obras e ações do governo, não podemos inventar. 
Não somos responsáveis pela execução de politicas públicas no local. O responsável é o Governo que a maioria escolheu.
Estaremos sempre aqui, noticiando e cobrando melhorias e solicitamos que não nos responsabilize pela inoperância e incompetência do governo. 
Portanto, contamos com a parceria e compreensão dos nossos milhares de leitores e reafirmamos o nosso proposito de informar e cobrar, sem enganar.

Há! e nos desculpem, por não publicar os comentários ofensivos e de cobranças, injustas, no blog solnascentehoje, pois, realmente, não somos responsáveis por obras.

solnascentehoje.blogspot.com

Contra o povo, de novo?

UM GOVERNO QUE “ATROPELA” NOSSAS CONQUISTAS!

Carlos Botani



O Governo Rollemberg, ataca, agora, os cartões e usuários, com saldos acumulados, pagarão os novos valores do transporte coletivo. Em 60 dias medidas atingirão, também, usuários do metrô.

DIREITO ADQUIRIDO. 

“É espécie de direito subjetivo definitivamente incorporado (pois, adquirido) ao patrimônio jurídico do titular, já consumado ou não …….
Diz-se que o titular do direito adquirido está, em princípio, protegido de futuras mudanças legislativas que regulem o ato pelo qual fez surgir seu direito, precisamente porque tal direito já se encontra incorporado ao seu patrimônio jurídico — plano/mundo do dever-ser ou das normas jurídicas — ainda que não fora exercitado, gozado………
………………Continuará a gozar dos efeitos jurídicos da primeira norma mesmo depois da revogação da norma.”
Wikipedia


solnascentehoje.blogspot.com

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Rollemberg no Sol Nascente.


ESCONDIDO?

Carlos Botani

Rollemberg, o governador de Brasilia, esteve hoje cedo (19/10) no posto da Codhab, no trecho 01 do Sol Nascente. Eu vi!!!!!!
A pergunta que não quer calar é: Porque um politico, em situação de popularidade desfavorável, esteve em uma comunidade carente, sem avisar, ao menos, ao administrador do local, no caso Ceilândia? Porque a população do local não foi avisada? Porque a falta de divulgação?
Querem alguns motivos, que apurei? Vamos lá:

1) Segundo fontes que, obviamente, não divulgarei, nem sob tortura, o governo prepara um pacote de maldades que atingirá lotes e chácaras do SHSN.  Moradores e chacareiros, inclusive já estão sendo notificados da desapropriação;
2) As tão propagadas obras do Sol Nascente, em sua maioria, estão paralisadas, umas por determinação do MP e outras por falta de planejamento mesmo;
3) Moradores que estão com previsão de remoção, por questões de projeto não tem a definição de para onde irão, se forem;
4) Nada mudou em relação ao governo passado, algumas obras paliativas e outras em discordância às determinações legais, deixando "brechas" para a atuação do MP.

Em resumo, a falta de divulgação seria para evitar a presença e as cobranças da população!!! Nada mais.

solnascentehoje.blogspot.com

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Ocupações irregulares?

Vento que venta lá.....

...............Não venta cá!


ANTES DE SER A PRESIDENTE DA AGEFIS, BRUNA PINHEIRO CONSEGUIU HABITE-SE PARA A SUA CASA EM CONDOMÍNIO IRREGULAR DO LAGO SUL.

Quem ver a presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, chamar todo mundo de invasor e grileiro e dizer que sente nojo de quem mora em condomínios, afirmação feita por ela durante uma das reuniões do Complan, chega a acreditar que ela (Bruna) é um poço de retidão. Mas não é o que revela uma matéria jornalística do Correio Braziliense, publicada no dia 03 de agosto de 2003.
Afastado para participar da campanha eleitoral como candidato, o então administrador do Lago Sul, Marcelo Amaral foi substituído por Luiz Augusto Almeida de Castro, que autorizou a emissão dos documentos junto com a então diretora de Licenciamentos e Fiscalização, Bruna Pinheiro.
Segundo o Correio, ela também obteve o habite-se (sem cumprir a exigência legal de apresentar escritura do terreno) para a sua própria casa construída em um condomínio irregular no Lago Sul. Veja a reportagem de Ana Maria Campos ao CB:

ANA MARIA CAMPOS

O certificado de regularização fundiária não é o único documento que moradores de loteamentos irregulares ostentam para reivindicar o direito pela terra ocupada ilegalmente. No Lago Sul, mais de 300 famílias têm em mãos um atestado oficial do Governo do Distrito Federal de que a construção de suas casas obedeceu às exigências legais: a carta de habite-se.
Os documentos foram expedidos durante o mês de outubro de 2002 em nome de moradores do Villages Alvorada, ao lado da Ermida Dom Bosco, e Condomínio Lago Sul, próximo à QI 29 . Ao entregar o habite-se aos moradores, a Administração Regional do Lago Sul respaldou a ocupação de uma área com titularidade incerta. Os dois condomínios foram construídos em terras parcialmente desapropriadas. Dessa forma, a Terracap ainda é proprietária de algumas centenas de hectares naquela região.
Com documentação precária, os moradores não têm condições de registrar em seu nome o lote onde construíram suas casas. A comprovação da propriedade da terra é o primeiro passo para se conseguir o habite-se, explica a arquiteta Tânia Batela, do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e do Conselho Administrativo da Terracap. Mesmo que a obra esteja regular do ponto de vista técnico, é a mesma coisa que o Poder Público autorizar a construção de uma moradia na Esplanada dos Ministérios, compara. Não foi difícil conseguir o habite-se.
Para obter o papel, moradores tiveram que pagar duas taxas. Quem mora em lote de até 500 m2 pagou R$ 18,47 pela emissão do documento e R$72,13 pelo título de fiscalização. Mas há casos de moradores que sequer receberam a inspeção de um servidor do governo. Três semanas antes da eleição, Marcelo Amaral, candidato a uma vaga de deputado distrital e ex-administrador do Lago Sul, participou de um café da manhã no condomínio do Lago Sul para anunciar as boas novas aos moradores.
Foi uma espécie de entrega simbólica dos documentos, segundo informativo interno do condomínio que convidou as famílias a participar do evento. Afastado da administração para participar da campanha, Amaral foi substituído por Luiz Augusto Almeida de Castro, que autorizou a emissão dos documentos, junto com a então diretora de Licenciamentos e Fiscalização, Bruna Pinheiro, Moradora do Condomínio Lago Sul, ela também obteve o habite-se para a sua casa. 

Por Radar
Escrito por Redação Radar

solnascentehoje.blogspot.com

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Dia das crianças.

Sessão Solene na Câmara Legislativa.

Cerca de 600 crianças de creches e escolas públicas são esperadas no auditório da Câmara Legislativa nesta sexta-feira (9), para participarem da sessão solene em homenagem ao Dia das Crianças. Proposta pela deputada Luzia de Paula (PEN), a homenagem começa às 10h.
Os homenageados vão dividir a mesa de trabalho da sessão solene com os parlamentares. O evento contará com várias apresentações, com destaque para a apresentação musical da Frozen.
Para a deputada Luzia de Paula a criança é o presente e não o futuro, a sociedade e o Estado devem assumir o compromisso de garantir atenção, oportunidades e políticas para meninos e meninas. 

"O adulto problemático de hoje, certamente, foi uma criança maltratada no passado, por isso acredito que devemos investir em nossas crianças, dando-lhes amor, carinho, lazer, entretenimento, segurança, educação, saúde. Dessa forma, estamos preparando-as de forma correta para enfrentar as estradas que se apresentarão a sua frente", observa Luzia de Paula.

ASCOM Deputada Luzia de Paula


solnascentehoje.blogspot.com

Governo de Brasília - Restaurantes Comunitários.


Um governo muito esperto!

O aumento nas refeições em restaurantes comunitários, que segundo o governo, seria uma forma de economia e que não afetaria a frequência nem a "ajuda social", à população carente, pode ser um tiro no pé do governador Rodrigo Rollemberg. Desde que foi anunciado o reajuste, no dia 15 de setembro passado, houve uma redução na frequência de consumidores.
Foi apurado, junto a alguns estabelecimentos que a redução chegou a 40%,
Já no dia seguinte do anúncio de aumento.

- "Diminuiu bastante, para 1.8 mil, 2 mil pessoas”, comenta um funcionário da área administrativa do restaurante comunitário da cidade Estrutural.

Trechos: Ao Vivo de Brasilia

solnascentehoje.blogspot.com

TCU


COMEÇOU!




solnascentehoje.blogspot.com