quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Posto CODHAB - Trecho 01

Em time que está ganhando........

Mexer prá que?

Carlos Botani

Edson Cordeiro, servidor da CODHAB, chegou, em meados de 2015, no Trecho 01 do Sol Nascente. Começou a trabalhar, no posto de assistência do órgão, na parte de realocação de pessoas/moradores, para atender as necessidades de avanços no processo de regularização, o que não acontecia devido a inúmeras edificações existentes que prejudicavam o andamento do projeto de urbanização. Era necessário "ir" até os moradores e dar a notícia, nunca agradável, de que suas casas precisavam ser removidas. E lá se foi Edson Cordeiro, juntamente com a prefeitura comunitária do trecho 01 e lideranças do setor, negociar com moradores e tratar das realocações, em chácaras não produtivas.
Todas as negociações e remoções, se faziam necessárias, em virtude das obras de infraestrutura de: Drenagem de águas pluviais, pavimentação de ruas e avenidas. As residências que estavam atrapalhando o andamento do projeto, deveriam ser retiradas. 
Assim, Edson Cordeiro chamava para si, devidamente autorizado pela CODHAB, a responsabilidade de participar ativamente das negociações. As negociações eram feitas com os moradores, que seriam removidos, com cerca de 04 chacareiros, que teriam suas chácaras desapropriadas, para a realocação daqueles moradores, e com o próprio governo, para que desse a infraestrutura necessária à habitação (a parte do governo, até hoje, não foi plenamente cumprida. Existem locais, ainda sem a necessária condição de habitação e moradores, ainda, aguardando realocações).


O tratamento humanizado, dado aos moradores; A verdade dita olhando nos olhos; O compromisso de, mesmo sendo governo, considerar as necessidades dos moradores, aceitando e encaminhando alterações no projeto urbanístico, para que o mínimo de pessoas fossem atingidas, fizeram a comunidade do trecho 01, confiarem e admirarem aquele "funcionário do governo".

No início da semana, recebemos, perplexos, a notícia de que o governo, iria retirar do setor, o único de seus servidores, que tinha a confiança de moradores e lideranças; O único de seus servidores que não enxergava, o projeto de regularização como um mapa "que tem que ser seguido à risco, haja o que houver"; O único que não tratava pessoas e moradores como meros números, um dos poucos que conhecem o setor Sol Nascente e sua realidade; O único que pisa no barro e pisa no pó; O único, até hoje, que não se veste de arrogância e prepotência, no trato com as pessoas da comunidade.
Fomos informados, também, que quem o governo escalou em substituição à Edson Cordeiro no posto de assistência do trecho 01, é uma conhecida "figura", que já esteve por lá, com atitudes e desempenho que fariam inveja a qualquer ditador, do tipo: "Vai ser assim e pronto!". Mas não vai mesmo, senhorita!
Lembrando que temos, ainda, várias situações a serem negociadas e que a comunidade não aceitará decisões arbitrárias e desumanas, tais como: A situação da galeria, bacia 08, Vila Madureira, Novo Horizonte, lado direito da Avenida Casa Branca, Quadra 102 e muito mais!  Vai negociar ou impor?

O blog solnascentehoje, deixa aqui as mais sinceras homenagens e agradecimentos ao companheiro de luta, por uma regularização justa e humana. A Prefeitura comunitária, representada pelo incansável Pedro Barros e seu time de vereadores, lamentam a mudança autoritária e monocrática de Rollemberg, Paranhos (aquele que doa lote em APP) e todos, mais uma vez, lamentam a falta de autoridade e sensibilidade, para cumprir a vontade do povo, do Administrador de Ceilândia, a nulidade e falta de vontade de agir da Gerência de condomínios (Prá que Gerência de Condomínios?)

Valeu Edson ! A gente se encontra no Trecho 03, talvez, se você não for tão eficiente, fique por lá um bom tempo!


Carlos Botani - Jornalista 10936/DF
Administrador e Redator do blog Solnascentehoje

solnascentehoje.blogspot.com

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

UMA HISTÓRIA QUE PRECISA SER CONTADA.

Sol Nascente - A nossa novela!

Carlos Botani


Capítulo 1 - A IGREJA.

"Santa irmã morena, como era conhecida, nasceu no Sudão, em 1869. Santa Josefina, como muitos naquele tempo, viveu a dureza da escravidão. Bakhita, que significa “afortunada”, não foi o nome dado a ela pelos pais, mas por uma das pessoas que, certa vez, a comprou."
O templo, no Sol Nascente, começou a ser construído no início de 2010.
No dia 7 de abril de 2011, após operação, promovida pela AGEFIS, vários setores da comunidade e políticos, se mobilizaram para condenar a derrubada e promover o reerguimento da Igreja Santa Bakhita. Até o, à época, governador Arruda, tomou partido pela manutenção da igreja.

Capítulo 2 - ESCAPOU, DE NOVO


No dia 03/03/2016, uma equipe do governo de Brasília, foi ao local, trecho 1, para demarcar a futura e, mais uma, bacia de contenção de águas pluviais. Acontece que no local em que se pretendia instalar a obra, que não constava no projeto inicial, ficava o galpão do "Galego do abacaxi" e a igreja Santa Bakhita. Segundo informações, o galpão do "Galego do abacaxi", obteve do governo anterior, o alvará necessário para seu funcionamento, visto que, embora sem definição, não era previsto nenhuma construção pública na área. Por fim, foi-se o galpão e a igreja permaneceu, intocada.


Capítulo 3 -  UMA DOAÇÃO MUITO ESTRANHA.

Nesta segunda-feira (06/02), chega-nos a notícia que uma área de aproximados, 1000 metros, foi limpa, cercada e doada pela CODHAB, através de seu presidente Gilson Paranhos, à uma ONG, ligada a igreja Santa Bakhita, para a construção de, ao que parece, uma creche no local.
Se não bastasse a doação do bem público às pressas, outras questões merecem nossa atenção e carecem de respostas:

1) A área é considerada pelas arquitetas da propria CODHAB, uma APP-Área de Proteção Permanente, não sendo permitida construções no local. Como pode ser objeto de doação?
2) Há mais de 4 meses, a prefeitura comunitária do trecho 1, tenta, sem sucesso, que a CODHAB, realoque os moradores que precisam ser removidos. Porque o órgão não age com a mesma rapidez?
3) Na área que foi doada, pelo presidente da CODHAB, poderia ser fixadas 08 famílias removidas.
4) Todo o lado direito da Avenida Casa Branca, esta fora do projeto de regularização. Já solicitamos, por diversas vezes a sua inclusão e apontamos várias soluções para os problemas existentes no local. Poucas vezes fomos ouvidos e quando ouvidos fomos ignorados. Como doar uma área que não é passível de regularização, segundo a própria CODHAB?
5) Porque a própria CODHAB, mandou seus funcionários limparem e cercarem o lote objeto da doação? Po
rque não limparam e cercaram as áreas que seriam usadas para a implantação e EPCs, como: Delegacias, Postos de saúde, escolas, etc? Porque permitiram que aquelas áreas fossem invadidas?
6) Quem autorizou o Sr. Gilson Paranhos, presidente da CODHAB, doar o bem público?

Capítulo 3 -  O GALPÃO CAIU.

Por determinação da CODHAB e suas arquitetas, principalmente a Sra Isabela, para quem qualquer coisa, sobre a qual nasça algum tipo de capim, é considerado APP, foi recomendado a derrubada do galpão da chácara 143. O galpão estava erguido no local desde 2010, com ligações de água, energia elétrica e com licença de funcionamento de suas atividades. Por conta da construção das bacias de contenção, que não estavam previstas no projeto urbanístico inicial, o previsto seria a retirada de parte do galpão e parte da igreja Santa Bakhita. Acontece que, por um milagre, ou coisa parecida como "carteiradas" e "influências politica", a "casa caiu" somente para o comerciante, dono do galpão.

Capítulo 3 - PROMESSA NÃO CUMPRIDA.

A casa caiu ou melhor, o galpão caiu e foi prometido ao comerciante, dono do imóvel sua realocação para a parte "de baixo" do terreno que, por coincidência, sacanagem, esperteza, injustiça ou coisa que o valha, está sendo doada para a ONG, indicada pela igreja. Voltando ao dono do galpão, o mesmo murou com placas de cimento a área que lhe foi prometida, para compensar a perda do galpão, para evitar invasões. Surpreendentemente a CODHAB, via servidores, acionaram a AGEFIS que derrubou o muro. Como se sabe o local foi invadido com uma falsa cessão de direitos, mais tarde desocupada e, hoje, doada para a ONG indicada pela igreja.


Depois, te conto outra história........

solnascentehoje.blogspot.com

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Trecho 01 - Campo sintético.


Boas notícias!


João Freitas
Projeto de iluminação
Hoje pela manhã, estive na Administração Regional de Ceilândia, para saber o andamento do processo de iluminação do campo da quadra 501, recentemente inaugurado. Fui recebido pelo diretor da área de serviços públicos, Sr. Vicente, que mostrou o projeto de iluminação e explicou como vai ficar, ou seja, tudo pronto!
Agora, basta o dinheiro entrar, através de empenho. 
Só esperando!

Estamos atentos.!!

João Freitas Araújo é lider comunitário, incentivador cultural e esportivo do Sol Nascente e o grande responsável pela obra do campo de grama sintetica, no setor.

solnascentehoje.blogspot.com

Dois pesos......



ATENÇÃO!

Governo limpa e cerca área, na APP - Área de Preservação Permanente, no trecho 1 do Sol Nascente, para DOAÇÃO.

Tudo muito rápido!

Detalhes, em instantes, em mais um capítulo de nossa Novela SOL NASCENTE.

solnascentehoje.blogspot.com.

Que governo é esse?


Governo engraçado!

Governo engraçado!


Primeiro pavimenta e asfalta a rua,
depois quebra o asfalto para colocar sistema de águas pluviais, aí tapa o buraco.
Depois cava buraco para colocar o esgotamento sanitário...
Quando termina, deixa com era antes:

Tudo esburacado!

Engraçado ou incompetente?



Imagens TV Record


solnascentehoje.blogspot.com