Em time que está ganhando........
Mexer prá
que?
Carlos Botani
Edson Cordeiro, servidor da CODHAB, chegou, em meados de 2015, no Trecho 01 do Sol Nascente. Começou a trabalhar, no posto de assistência do órgão, na parte de realocação de pessoas/moradores, para atender as necessidades de avanços no processo de regularização, o que não acontecia devido a inúmeras edificações existentes que prejudicavam o andamento do projeto de urbanização. Era necessário "ir" até os moradores e dar a notícia, nunca agradável, de que suas casas precisavam ser removidas. E lá se foi Edson Cordeiro, juntamente com a prefeitura comunitária do trecho 01 e lideranças do setor, negociar com moradores e tratar das realocações, em chácaras não produtivas.
Todas as negociações e remoções, se faziam necessárias, em virtude das obras de infraestrutura de: Drenagem de águas pluviais, pavimentação de ruas e avenidas. As residências que estavam atrapalhando o andamento do projeto, deveriam ser retiradas.
Assim, Edson Cordeiro chamava para si, devidamente autorizado pela CODHAB, a responsabilidade de participar ativamente das negociações. As negociações eram feitas com os moradores, que seriam removidos, com cerca de 04 chacareiros, que teriam suas chácaras desapropriadas, para a realocação daqueles moradores, e com o próprio governo, para que desse a infraestrutura necessária à habitação (a parte do governo, até hoje, não foi plenamente cumprida. Existem locais, ainda sem a necessária condição de habitação e moradores, ainda, aguardando realocações).
O tratamento humanizado, dado aos moradores; A verdade dita olhando nos olhos; O compromisso de, mesmo sendo governo, considerar as necessidades dos moradores, aceitando e encaminhando alterações no projeto urbanístico, para que o mínimo de pessoas fossem atingidas, fizeram a comunidade do trecho 01, confiarem e admirarem aquele "funcionário do governo".
No início da semana, recebemos, perplexos, a notícia de que o governo, iria retirar do setor, o único de seus servidores, que tinha a confiança de moradores e lideranças; O único de seus servidores que não enxergava, o projeto de regularização como um mapa "que tem que ser seguido à risco, haja o que houver"; O único que não tratava pessoas e moradores como meros números, um dos poucos que conhecem o setor Sol Nascente e sua realidade; O único que pisa no barro e pisa no pó; O único, até hoje, que não se veste de arrogância e prepotência, no trato com as pessoas da comunidade.
Fomos informados, também, que quem o governo escalou em substituição à Edson Cordeiro no posto de assistência do trecho 01, é uma conhecida "figura", que já esteve por lá, com atitudes e desempenho que fariam inveja a qualquer ditador, do tipo: "Vai ser assim e pronto!". Mas não vai mesmo, senhorita!
Lembrando que temos, ainda, várias situações a serem negociadas e que a comunidade não aceitará decisões arbitrárias e desumanas, tais como: A situação da galeria, bacia 08, Vila Madureira, Novo Horizonte, lado direito da Avenida Casa Branca, Quadra 102 e muito mais! Vai negociar ou impor?
O blog solnascentehoje, deixa aqui as mais sinceras homenagens e agradecimentos ao companheiro de luta, por uma regularização justa e humana. A Prefeitura comunitária, representada pelo incansável Pedro Barros e seu time de vereadores, lamentam a mudança autoritária e monocrática de Rollemberg, Paranhos (aquele que doa lote em APP) e todos, mais uma vez, lamentam a falta de autoridade e sensibilidade, para cumprir a vontade do povo, do Administrador de Ceilândia, a nulidade e falta de vontade de agir da Gerência de condomínios (Prá que Gerência de Condomínios?)
Valeu Edson ! A gente se encontra no Trecho 03, talvez, se você não for tão eficiente, fique por lá um bom tempo!
Carlos Botani - Jornalista 10936/DF
Administrador e Redator do blog Solnascentehoje
solnascentehoje.blogspot.com