terça-feira, 17 de maio de 2016

Reunião na CODHAB: "O governo é muito lento.."

“O governo não consegue solucionar as coisas...."

Carlos Botani

Há alguns dias fomos procurados, por moradores, assustados e atônitos, que acabavam de participar de reunião na CODHAB, junto com lideranças e membros das prefeituras dos trechos
A reunião, convocada pelo Presidente da CODHAB, Sr. Gilson Paranhos, seria para tratar de assuntos relacionados à, arrastada, regularização do Setor Habitacional Sol Nascente. Pelo relato dos moradores e pelo que vimos e ouvimos nos vídeos, gravados pelos mesmos, foi um festival de assuntos e abordagens equivocadas e, às vezes, surpreendente, proferida pelo Sr. Presidente. Assuntos que já haviam sido tratados nas inúmeras oficinas, realizadas, ainda, em 2008, no início do processo de regularização. 
Em muitos momentos, segundo os moradores e pelas reações das lideranças do setor, nos vídeos, temos a impressão que os senhores que comandam a CODHAB, não tem a menor idéia, de onde estão se metendo, chegando, inclusive, a duvidar da capacidade de seus técnicos e do próprio governo a que pertencem, em regularizar o setor: "Gente eu sou governo...... O governo é muito lento. O governo não consegue solucionar as coisas, vocês sabem disso, tenho que falar a verdade…", diz, no vídeo, o presidente da CODHAB!
O festival de sandices, prossegue, comparando os programas habitacionais do Chile e Suécia à realidade do Sol Nascente, propondo a implantação de lotes com 3 metros de largura (pior que o governo Cristovam), tamanho de lotes de acordo com a quantidade de pessoas na família, o morador como agente de abordagem a grileiros e invasores e outros devaneios, que poderão ser comprovados nos 7 vídeos a seguir.
Como mencionamos, no início da matéria, o material está em nossas mãos, há alguns dias. Fizemos profunda análise da necessidade e beneficio em torna-los públicos
Cumprindo a missão a que nos propomos, desde 2000, no Sol Nascente, desde 2008, participando com a Saint Germain, do início do processo de regularização e desde 2010, com o blog e jornal Solnascentehoje, resolvemos tornar público o teor das gravações para que a comunidade esteja, sempre, bem informada das intenções e do comprometimento de nossas autoridades. Que saibam, também, o quanto essas autoridades conhecem o processo de regularização e as necessidades dos moradores do setor.
Lembramos, ainda, que fizemos contato com o presidente da CODHAB e, também, com sua assessoria de comunicação, dando ciência do teor desta matéria, para que exerça, há qualquer tempo, o direito do contraditório e resposta.

Esperamos estar contribuindo!

Vídeo 1

"Como vamos resolver o problema habitacional do Sol Nascente?"
"O governo não consegue fazer um décimo do Sol Nascente."
"Na minha opinião, Gilson, é um absurdo as pessoas, em Brasília, só pensarem em lotes com 8, 10 metros de frente….."

Vídeo 2

"Em Santiago, no Chile, o programa habitacional, faz lotes com 3 metros de largura..."
"Na Suécia, país rico, cheio de dinheiro, é da mesma forma..."
"Quando a gente fica pensando que qualquer governo vai resolver o problema habitacional, nós estamos sonhando! Se fosse para resolver, já tinha resolvido!"
"Nós, juntos, temos que achar o caminho para resolver o problema…….."( Agora?)

Vídeo 3

"Não adianta empurrar o problema para….(técnicos da CODHAB), eles não vão solucionar."
"Não adianta sonhar que esse governo vai ter dinheiro….isso é um sonho, é blá,blá, blá."
"Vou dizer algumas coisas, aqui, que podem ser a maior bobagem do mundo…"

"Se tenho um lote, o que é melhor?:

Quem aluga passar a ser o dono do lote ou é melhor a gente saber como essa pessoa chegou lá e essa pessoa tomar o lote de quem chegou primeiro…(?)"

Vídeo 4

"Segunda questão: O meu lote tem 08 metros, será que eu não resolvo minha vida com 4 metros? E aí eu dobro o número de pessoas, que poderão morar no Sol Nascente? No Chile o lote tem 03 metros!!"
"De repente a família que tiver 5, 6 pessoas, o lote vai ter um tamanho, a família que tiver 15 pessoas, vai ter outro tamanho, a família que tiver 3, outro tamanho..."

Vídeo 5

"Outra questão: Se tivermos um grupo de moradores com 50 pessoas fiscalizando cada trecho, 1,2 e 3, com um aplicativo no celular, com crachá e poder para fiscalizar e abordar as pessoas que estiverem construindo e falar para parar a construção, senão vai derrubar, vamos mudar o caminho da história.."
"Há, o cara vai me matar! Poderia dizer o morador que está abordando o invasor. A orientação é falar com jeitinho que o invasor vai entender!"

Vídeo 6

"A Lei de postura do Sol Nascente(?), temos que modificar pois já tem prédios de 4 andares."
"Nós podemos solucionar as coisas em menos tempo que o governo, tenho certeza."
"Gente eu sou governo...... O governo é muito lento. O governo não consegue solucionar as coisas, vocês sabem disso, tenho que falar a verdade…"

Vídeo 7

"Quero ter uma conversa com vocês (moradores):"

“Se eu moro em uma casa e alugo um quarto, tem duas possibilidades:
  1. Quem aluga passa a ser o dono da casa e para de pagar aluguel....
  2. Se eu moro na casa e alugo um quarto, eu estou pegando uma terra do governo e alugando. Estou usando uma terra do governo para ganhar dinheiro. Tá certo isso?(sic). Não tenho nada contra!"
"Essa conversa que eu quero ter com vocês………"


solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário