terça-feira, 24 de maio de 2016

Você sabia?


Moradores preocupados!

Carlos Botani

Escrituras e IPTU.

- As Escrituras de alguns lotes do Sol Nascente, estão no cartório aguardando serem expedidas.
- O custo de cada escritura, pode alcançar , até, R$- 1.200,00,
- Nos governos Arruda e Agnelo, um convênio com os cartórios, reduzia os custos das certidões, para R$- 200,00 e as escrituras eram sem custo.
- Segundo informações de moradores, o proprietário de lotes, terão, para receber as escrituras, que, antes, cadastrarem os lotes e gerar o IPTU.
- O valor da escritura, será calculada levando em consideração o valor do IPTU e tamanho do lote. Sem IPTU, sem escrituras.
- Escrituras de moradores estão em vários cartórios e com valores diferentes. Umas no 5º oficio e 6º oficio, em Taguatinga, outras no 10º oficio de Ceilândia e algumas no Plano Piloto.

Outras remoções.

- Em 04/2013, moradores do trecho 01, foram reassentados na quadra 100.
- As casas que ficavam sobre a galeria de águas pluviais, áreas de risco e impedindo o prosseguimento do projeto urbanístico, foram retiradas e/ou recuadas.
 - A CODHAB encerrava, assim, as remoções na parte de cima do trecho 01, do Sol Nascente e os demais moradores seriam, definitivamente, fixados nos locais em que estavam.
 - Agora o governo avisa, aos moradores, que mais alguns deles, serão removidos!
- Ontem, dia 23/05, a defesa civil nos avisou que entraram na galeria, com toda segurança e equipamentos, incluindo roupas especiais e máscaras.
- A defesa civil identificou várias rachaduras e desgastes na estrutura da galeria de águas pluviais e que, algumas casas poderiam ser afetadas, caso haja uma ruptura.
- O laudo deverá ser divulgado em  alguns dias, mas afirmam que o risco é iminente e as remoções são inevitáveis.
- Resumindo: O governo anterior, bem como, os gestores anteriores da CODHAB, fizeram o projeto sem avaliar as condições da galeria e acidentes poderiam ter ocorrido.

Via de contorno.
- Novembro/Dezembro 2012, em um almoço oferecido pelos moradores da Chácara 157, com a participação do Subsecretário de regularização, do governo anterior, Chico Floresta, ficou definido que a via de contorno, do trecho 01, seria mantida no local onde hoje se encontra.
- Os moradores cederiam um pequeno espaço da frente de seus lotes para amplia-la.
- 28/01, a via de contorno seria remanejada buscando alternativas que possibilitassem interferir, o mínimo possível, na vida dos moradores e nas unidades habitacionais, das Chácaras, 51, 51A, 127, 127A e 157 que, a princípio, estavam com previsão de remoção.
- Agora, de uma jeito sorrateiro o governo está executando obras no local da via de contorno, mas, segundo moradores e fotos, as obras estão terminando na metade das ruas.
- As obras não prosseguem até o final das ruas.
- Esgoto, águas pluviais e pavimentação, tudo para na metade.
- O que indica que o governo não pretende cumprir o acordo firmado com os moradores e lideranças, pelo governo anterior.
- Ao ser perguntado sobre os motivos de não completarem as obras, representantes do governo afirmam que aguardam autorizações do IBRAN.
- outros responsáveis do governo, perguntam se os moradores tem o acordo por escrito. TEMOS QUE FICAR DE OLHO!

solnascentehoje.blogspot.com

Um comentário:

  1. Comprei um lote no sol nacente trecho condominho pinheiro fui cadastra ele na secretaria da fazenda mas ñ consegir todos do lado do meu lote ja paga iptu oq fazer??

    ResponderExcluir