Feliz Natal!
Um ano novo Maravilhoso!
solnascentehoje.blogspot.com
Enquanto esperava o início da reunião de sexta-feira, próxima passada, com o governador Rollemberg, no palácio do Buriti, conversei, longamente, com técnicos da CODHAB, a respeito das questões do Setor Habitacional Pôr do Sol. Os técnicos me fizeram algumas revelações e, como não pediram sigilo, repasso, agora, aos moradores do Setor:
* A reunião, do último dia 11/12/2016, organizada(?), pelo grupo Ceilândia sempre viva, que serviria para "dar uma prensa" em algumas autoridades do DF, quanto a atenção dada à cidade de Ceilândia, acabou do jeito que ninguém previa. O blog solnascentehoje, cujo administrador é integrante do referido grupo, em protesto, desta vez, vai se abster de mais comentários sobre o evento, além dos que já inundam as redes sociais. Esperamos, apenas, que cessem as brigas internas e os componentes direcionem suas ações para uma Ceilândia mais progressiva. Alguns acham que o grupo está à deriva, apesar das providências tomadas pelo seu presidente, o advogado e líder comunitário Aderval Andrade.
* Um grupo formado por "algumas" lideranças, moradores e colaboradores do projeto de regularização, denominado "Comissão poligonal" promete uma reviravolta no processo e projeto urbanístico do Sol Nascente. O projeto foi elaborado em 2008 e se encontra defasado e não é segredo para ninguém. Acontece que, agora, os integrantes do grupo prometem várias ações afim de dar ao projeto a cara atual do setor. Alterações na poligonal de estudo e regularização serão propostas ao governo, Várias áreas com grande adensamento populacional se encontram fora do projeto e, dificilmente, serão removidas. Então o segredo e a luta é para a inclusão dessas áreas. Vamos à luta! O grupo é bom!
*Quem caiu nas graças de alguns setores e pessoas do Sol Nascente, foi o secretário de obras Antonio Coimbra. Secretário do, Titubeante, governo Rollemberg, Coimbra parece ser "um ponto fora da curva", pois sua presteza no atendimento de demandas paliativas e/ou emergenciais no Setor Sol Nascente, vem sendo dignas de aplausos, inclusive deste blog, o que não é usual, quando o assunto são as obras, paliativas ou não, no Sol Nascente.
* Recado ao povo do Pôr do Sol: Deixem essa poligonal quieta! Sabe quando tudo está no limite do aceitável? Desse jeito. Tentar alterar a poligonal, que já foi, recentemente alterada, no máximo possível, pode ser "um tiro pela culatra" e prejudicar o que já conquistamos até agora. A luta é dar uma moradia segura para os que serão afetados. Vamos lutar por isso? Vamos tirar essas pessoas das áreas de risco?
trecho 01, Sol Nascente, onde está sendo construído o campo de grama sintética. As obras estão bem avançadas, já estão colocando os alambrados e estão fazendo a calçada, com acessibilidade, para deficientes visuais, bancos e mesas. A visita foi atendendo a uma observação feita por mim que: O campo sem estacionamento e toda infraestrutura em volta do mesmo, iria ficar muito feio. O presidente da TERRACAP, garantiu que vai fazer imediatamente e ainda prometeu uma quadra de areia. Os jovens e toda a comunidade estão felizes, por este campo e todas as obras do Sol Nascente.
O Secretário de Obras, ou melhor, Secretario de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos, do Governo de Brasília, Antonio Raimundo Coimbra, vem mostrando, a quem interessar possa, que a melhor maneira de fazer é querer fazer!
A prefeitura comunitária, Pedro Barros e vereadores, bem como, o blog solnascentehoje, sempre se posicionaram de maneira que: As remoções só poderiam ocorrer, com o local de transferências dos moradores definidos, sem o oferecimento do aluguel social.
A "ponte" em questão foi construída pelos moradores das chácaras do início do trecho 2 (Ex; 87 Maranata, 125 Vitória, 128A Flor de Liz), como uma alternativa para a falta de transporte publico no setor. Os moradores, saem do trecho 02, com destino ao trecho 01, atravessando a ponte ou pinguela, que construíram sobre o que resta do Ex Córrego do meio. Os amigos ambientalistas, sabem perfeitamente, que o córrego do meio, vem sendo degradado nos últimos anos, para atender a sanha e a inescrupulosa ação dos invasores de terras públicas. O pequeno córrego, já foi poluído, manilhado, assoreado e teve, se espantem, até, seu curso desviado! Isso mesmo, mudaram até o curso do córrego. Mais isso é um outro assunto!
1) Devemos cobrar das autoridades que a ponte seja construída de forma segura, mesmo sabendo que se encontra em área de preservação permanente, onde construções deveriam ser proibidas?