terça-feira, 20 de dezembro de 2016

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Pôr do Sol


Você sabia?
Carlos Botani

Enquanto esperava o início da reunião de sexta-feira, próxima passada, com o governador Rollemberg, no palácio do Buriti, conversei, longamente, com técnicos da CODHAB, a respeito das questões do Setor Habitacional Pôr do Sol. Os técnicos me fizeram algumas revelações e, como não pediram sigilo, repasso, agora, aos moradores do Setor:

- Quadra 107 e 108.
Serão incluídas no processo de regularização. A análise do solo, encomendada pelos moradores, que não detectou a existência de um lixão desativado no local, será considerada, o que transforma os locais em "regularizáveis". No estudo de impacto ambiental(EIA) e no Relatório de impacto ambiental (RIMA), a área apresenta RISCO SÉRIO.

- Chácara 94.
Dificilmente, quase impossível, terá condições de regularização, devido apresentar várias situações de risco aos moradores. Será recomendada a realocação dos moradores, dentro do próprio setor. No estudo de impacto ambiental(EIA) e no Relatório de impacto ambiental (RIMA), a área apresenta RISCO CATASTRÓFICO.

- Chácara 603
Uma pequena parte da quadra, final, também, deverá ter seus moradores realocados. A maior parte será regularizada no local em que se encontra.
No estudo de impacto ambiental(EIA) e no Relatório de impacto ambiental (RIMA), a área apresenta RISCO CATASTRÓFICO.

solnascentehoje.blogspot.com

sábado, 17 de dezembro de 2016

Sol Nascente e Pôr do Sol, no Buriti!


Encontro, com Rollemberg!

Carlos Botani

Em um momento poucas vezes visto, aliás, segundo relato dos presentes, nunca antes visto, o governador Rodrigo Rollemberg, recebeu, na tarde desta sexta-feira(16/11), a pedido da deputada Distrital Luzia de Paula, lideranças do Pôr do Sol e do Sol Nascente. Nunca antes visto, porque cerca de 20 pessoas entre lideranças, membros e técnicos do governo, entre eles o presidente da NOVACAP Júlio Menegotto e o secretário de obras Antônio Coimbra, foram recebidas no gabinete do governador e não em salas e auditórios do palácio do Buriti.
A comitiva do Pôr do Sol e Sol Nascente, levou uma série de demandas e ouviu do governador boas notícias relativas a: Avanço das obras nos 3 trechos do Sol Nascente, Licenças ambientais do trecho 3, cercamento e sinalização das áreas destinadas à EPC's, liberação da verba para obras no Pôr do Sol e realocação das famílias que estão sobre galerias no trecho 02
As lideranças questionaram, também, sobre a possibilidade de possíveis mudanças na poligonal de regularização dos setores que incluiria, as áreas não contempladas pelo projeto urbanístico de 2008 e a opinião de Rollemberg, sobre as declarações de Celina Leão, em recente evento na Ceilândia, quando o líder comunitário João Paulo Serafim, com microfone em punho, indagou ao governador qual o destino das, aproximadas, 2500 casas que estavam em situação de monitoramento. Na ocasião Rollemberg não pode responder devido o final, abrupto, do evento.
Celina teria declarado, à época, que Bruna Pinheiro e Agefis, iriam "passar o rôdo" nas casas que estão "em vermelho", no mapa da agência. Rollemberg foi enfático em afirmar que as declarações da parlamentar são mentirosas, assim como são mentirosos os boatos de que o governo, estaria abrindo as comportas das barragens, para justificar os baixos níveis de água. O governador afirmou, ainda, sobre o mapa da AGEFIS, que as áreas em vermelho continuarão sendo diuturnamente monitoradas. Novas invasões não serão toleradas e conta, para isso, com total apoio da comunidade.
Por fim, Rollemberg mostrou-se sensível a inclusão das áreas que ficaram à margem do projeto de regularização de 2008, em função da poligonal e por se tratar de matéria de competência, tambem, do IBRAM e ICMBio, aguardará pronunciamentos daqueles órgãos.
Finalizando a reunião e atendendo solicitação da prefeitura do Pôr do Sol, o governador anunciou a imediata construção de creche no setor, emenda do Deputado Augusto Carvalho.

solnascentehoje.blogspot.com

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Editorial - CEILÂNDIA SEMPRE VIVA!


Uma pena!


Carlos Botani

É fácil falar, mas é preciso muito desprendimento para abrir mão de convicções pessoais, de desejos pessoais, para militar na causa de uma coletividade.
Tem que ser muito determinado, para esquecer do próprio umbigo e lutar pelo umbigo dos outros.
Na hora do "vamo vê", é o meu pirão primeiro...com raríssimas exceções, sempre foi assim. Sempre será!
Ser um líder, liderar é a capacidade que uma determinada pessoa ou várias pessoas, tem de influenciar e mobilizar outros, para um determinado propósito ou idéias. Há de ter um comportamento de abnegado. Ausência de egoísmo; atitude que visa o bem-estar do próximo, não tendo em consideração os seus próprios interesses.
É difícil para uma pessoa? Sim. 
E para um grupo? Quase impossível!
Por isso, vá em paz grupo "CEILÂNDIA SEMPRE VIVA". 
Que nasceu tão fortinho, assustando, ameaçando lambuzar os cara de pau e morreu tão subitamente, envolto em agressões físicas e verbais, vaidades, arrogância e, até, ameaças de morte, entre os seus.

Eu acreditei!!!!!

solnascentehoje.blogspot.com

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Ultimas notícias!

RESUMÃO.


Por Carlos Botani


* A reunião, do último dia 11/12/2016, organizada(?), pelo grupo Ceilândia sempre viva, que serviria para "dar uma prensa" em algumas autoridades do DF, quanto a atenção dada à cidade de Ceilândia, acabou do jeito que ninguém previa. O blog solnascentehoje, cujo administrador é integrante do referido grupo, em protesto, desta vez, vai se abster de mais comentários sobre o evento, além dos que já inundam as redes sociais. Esperamos, apenas, que cessem as brigas internas e os componentes direcionem suas ações para uma Ceilândia mais progressiva. Alguns acham que o grupo está à deriva, apesar das providências tomadas pelo seu presidente, o advogado e líder comunitário Aderval Andrade.

* Um grupo formado por "algumas" lideranças, moradores e colaboradores do projeto de regularização, denominado "Comissão poligonal" promete uma reviravolta no processo e projeto urbanístico do Sol Nascente. O projeto foi elaborado em 2008 e se encontra defasado e não é segredo para ninguém. Acontece que, agora, os integrantes do grupo prometem várias ações afim de dar ao projeto a cara atual do setor. Alterações na poligonal de estudo e regularização serão propostas ao governo, Várias áreas com grande adensamento populacional se encontram fora do projeto e, dificilmente, serão removidas. Então o segredo e a luta é para a inclusão dessas áreas. Vamos à luta! O grupo é bom!

*Quem caiu nas graças de alguns setores e pessoas do Sol Nascente, foi o secretário de obras Antonio Coimbra. Secretário do, Titubeante, governo Rollemberg, Coimbra parece ser "um ponto fora da curva", pois sua presteza no atendimento de demandas paliativas e/ou emergenciais no Setor Sol Nascente, vem sendo dignas de aplausos, inclusive deste blog, o que não é usual, quando o assunto são as obras, paliativas ou não, no Sol Nascente.
Ontem Coimbra anunciou quebra-molas para a Avenida das Palmeiras e hoje, vistoria para a melhoria da Avenida P1. Muito bom! Queremos mais, muito mais secretário.

* OK! OK! momento Nelson Rubens!
Ouviram da boca da "amada" diretora da AGEFIS Bruna Pinheiro, durante a reunião do grupo Ceilândia viva, sábado, ultimo passado, que a intenção é "passar o rodo" nas casas que estão no "paredão da AGEFIS", aquelas da zona vermelha do mapa da maldade, elaborado pela diretora e seus comandados. Normal...
O que causou estranheza nos que presenciaram a cena e a declaração é que o governador, estava ao lado de Buna, ouviu e fez "cara de paisagem". Ô Rollemberg!! Tú tá de sacanagem? Custava desmentir? Se bem que, João Paulo Serafim, liderança do trecho 1, que estava com o microfone nas mãos, perguntava, naquele momento, ao governador, o que aconteceria com as mais de 2.000 casas que estavam na mira de Bruna. Quando Rollemberg ia responder, encerraram a reunião. O povo esquisito!

* Recado ao povo do Pôr do Sol: Deixem essa poligonal quieta! Sabe quando tudo está no limite do aceitável? Desse jeito. Tentar alterar a poligonal, que já foi, recentemente alterada, no máximo possível, pode ser "um tiro pela culatra" e prejudicar o que já conquistamos até agora. A luta é dar uma moradia segura para os que serão afetados. Vamos lutar por isso? Vamos tirar essas pessoas das áreas de risco?

Fala Morador especial:

João Freitas Araujo Araujo - Liderança do Trecho 1.

"Hoje à tarde estive com o Presidente da TERRACAP, seus assessores, o Administrador Vilson Oliveira, o chefe de gabinete Sérgio e o chefe de gabinete da Deputada Luzia de Paula, aqui na quadra 501,
trecho 01, Sol Nascente, onde está sendo construído o campo de grama sintética. As obras estão bem avançadas, já estão colocando os alambrados e estão fazendo a calçada, com acessibilidade, para deficientes visuais, bancos e mesas. A visita foi atendendo a uma observação feita por mim que: O campo sem estacionamento e toda infraestrutura em volta do mesmo, iria ficar muito feio. O presidente da TERRACAP, garantiu que vai fazer imediatamente e ainda prometeu uma quadra de areia. Os jovens e toda a comunidade estão felizes, por este campo e todas as obras do Sol Nascente.
Agradecem, também, a Deputada Luzia de Paula, que colocou a emenda parlamentar e possibilitou a execução dessa obra, de imenso apelo social. Obrigado Tia Luzia!!!!

Depois tem mais. Muito mais!!!

solnascentehoje.blogspot.com

Trecho 01 - Avenida P1.


S.O.S. Avenida P1!
Carlos Botani

Atendendo aos pedidos de moradores e a nossa solicitação, o Secretário de Obras Antônio Coimbra, respondeu ao blog solnascentehoje que deslocará uma equipe para vistoriar e solucionar os problemas da Avenida P1.

Vamos aguardar!

solnascentehoje.blogspot.com

Avenida das Palmeiras.

Quebra-molas.
Atenção moradores do trecho 1!

Fala de Antônio Coimbra, secretário de obras:

"O DETRAN já autorizou a instalação dos quebra molas, na Avenida das Palmeiras. Já está na NOVACAP, já está na seção responsável pela execução. Eu falei com o chefe dessa seção e ele me prometeu executar esses quebra molas, ainda, nessa semana. Então pode tranquilizar a comunidade. Um abraço e até logo."


solnascentehoje.blogspot.com

A volta das geladeiras!
Carlos Botani

Governo promete para os próximos dias, retomar os levantamentos para a entrega de geladeiras à famílias carentes do Sol Nascente e Pôr do Sol.
Esperamos que desta vez, a distribuição atenda a um critério mais rígido, pois da ultima vez foi geladeira até para a China. Ficamos sabendo de cada coisa!

solnascentehoje.blogspot.com

Remoções - Trecho 01.


Enfim a solução!
Carlos Botani

O Secretário de Obras, ou melhor, Secretario de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos, do Governo de Brasília, Antonio Raimundo Coimbra, vem mostrando, a quem interessar possa, que a melhor maneira de fazer é querer fazer!
Na contramão do que disse Bruna Pinheiro: " Os moradores de áreas irregulares incentivam o roubo.......", Coimbra vem atuando firmemente, no proposito de solucionar as pendencias que travam o processo de regularização do Setor Sol Nascente. Tivemos acesso, em primeira mão, a documentos que comprovam a boa vontade do secretário.
Coimbra enviou oficio à TERRACAP, solicitando a liberação de 17 terrenos, no trecho 01, para a remoção das famílias que estão sobre a galeria de águas pluviais e correm risco iminente.
A prefeitura comunitária, Pedro Barros e vereadores, bem como, o blog solnascentehoje, sempre se posicionaram de maneira que: As remoções só poderiam ocorrer, com o local de transferências dos moradores definidos, sem o oferecimento do aluguel social.
Todos os lotes, cuja liberação foi solicitada, pertence à quadra 602 do trecho 1 e pelo mapa, em anexo, podemos notar que são lotes comerciais. Mais uma vantagem para os moradores sob risco de remoção.
Parabenizamos o empenho Secretário Coimbra e vamos acompanhar o processo.


solnascentehoje.blogspot.com

Trecho 1 e 2 - Sol Nascente.

VAMOS CONVERSAR?

Carlos Botani



Recebi essas fotos, enviadas ao blog solnascentehoje, por uma moradora do Trecho 02, com as alegações abaixo:

"Moro na Chácara 128A, Flôr de Liz, Trecho 2, e atravesso essa "ponte" todos os dias, para pegar ônibus no Condomínio Casa Branca, em frente a Dinizlândia, no trecho 01. Como vocês se preocupam com o nosso lugar, queria passar para vocês. Lá passam muitas pessoas. Muitas crianças"



A questão é polêmica, senão vejamos:

A "ponte" em questão foi construída pelos moradores das chácaras do início do trecho 2 (Ex; 87 Maranata, 125 Vitória, 128A Flor de Liz), como uma alternativa para a falta de transporte publico no setor. Os moradores, saem do trecho 02, com destino ao trecho 01, atravessando a ponte ou pinguela, que construíram sobre o que resta do Ex Córrego do meio. Os amigos ambientalistas, sabem perfeitamente, que o córrego do meio, vem sendo degradado nos últimos anos, para atender a sanha e a inescrupulosa ação dos invasores de terras públicas. O pequeno córrego, já foi poluído, manilhado, assoreado e teve, se espantem, até, seu curso desviado! Isso mesmo, mudaram até o curso do córrego. Mais isso é um outro assunto!
Voltando as alegações de nossa amiga moradora, pergunto à você morador, leitor ou, simplesmente, cidadão:

1) Devemos cobrar das autoridades que a ponte seja construída de forma segura, mesmo sabendo que se encontra em área de preservação permanente, onde construções deveriam ser proibidas?
2) Devemos solicitar que a Administração Regional e/ou órgãos competentes, retirem a pinguela do local e os moradores que se virem para pegar os ônibus, que passam pela Avenida Casa Branca, no trecho 01, já que na Avenida Vitória são escassos?
3) Devemos realizar campanhas e fazer cobranças, para que as autoridades "consertem" a Avenida Vitoria, no trecho 2, para os ônibus circularem normalmente pelo local?
4) Não devemos nos meter nisso, porque isso não é problema nosso?



Vamos conversar???

solnascentehoje.blogspot.com