quarta-feira, 18 de julho de 2012

MPDFT SUSPENDE DECRETO QUE LICENCIAVA OBRAS EM PARCELAMENTOS (CONDOMÍNIOS) EM PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO.

Do MPDF

Decreto que autorizava construções em condomínios irregulares é suspenso por inconstitucionalidade

                O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) obteve decisão favorável na ação direta de inconstitucionalidade (ADI) proposta contra o Decreto 29.562/2008, que autorizava a construção de edificações em parcelamentos de solo irregulares, utilizando-se parâmetros urbanísticos de áreas próximas. A ação foi proposta em 2009 após solicitação da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb).
               O MPDFT sustentou a inobservância da exigência de lei complementar específica para o tratamento da matéria, a ser discutida e aprovada pela Câmara Legislativa. Para o órgão, a adoção automática de parâmetros urbanísticos referentes a outros loteamentos ou áreas próximas viola a Lei Orgânica do Distrito Federal sobre o assunto, que visa a promover a ocupação ordenada do território, com o devido respeito ao meio ambiente.
              Aponta-se, ainda, a afronta direta ao artigo 289 da Lei Orgânica, que estabelece que os projetos de parcelamento de solo no Distrito Federal terão sua aprovação condicionada à apresentação de estudo de impacto ambiental e apresentação do respectivo relatório, o que também não foi considerado pelo decreto questionado.

A suspensão se deu por medida cautelar até decisão definitiva.

Fonte: MPDFT

2 comentários:

  1. bom dia,gortaria de sabeer se naõ vão entregar esas casa como prometido,as 15 primeiras do sorteio,precisamos de uma resposta pois estamos precisando tomar decissões ,que dependem da resposta dessas casas.Eu por exemplo moro em frente as casas a minha casa foi roubada já duas vezes,precisei sair do meu serviço e ficar em casa pois a porta está toda arrebentada não posso comprar outra,se vão derrubar a minha casa,o lote esta todo aberto pois a mais de ano espero por a resposta dessas casas.por favor me deem uma posição!

    ResponderExcluir
  2. Esse artigo significa que vão parar as obras da 1° etapa do sol nascente?

    ResponderExcluir