segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ENTREVISTA


 O BLOG solnascentehoje, entrevista:


SUPLENTE DE DEPUTADO DISTRITAL, PROPRIETÁRIO DO RANCHO PREGUIÇA NO SOL NASCENTE, LOCAL ONDE MORA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DE CEILÂNDIA
     GOUDIM

1. Goudim, é fato que você vem acompanhando e está em sintonia com o processo de regularização, em curso, do trecho 01 do Setor Habitacional Sol Nascente. Qual sua opinião a respeito da regularização?                                        

GOUDIM - O que está acontecendo é uma verdadeira judiação para com os moradores do Sol Nascente, uma vez que o projeto quando elaborado, foi baseado numa realidade totalmente diferente da de hoje e os critérios praticados pela Secretaria de Habitação para a regularização não são transparentes, fazendo com que as pessoas venham adoecer de preocupação, pois não sabem se elas permanecerão no local, se serão removidas e se removidas, para onde irão?


2. A Comunidade do SHSN está ansiosa pela regularização, porque o processo está tão lento?

GOUDIM - Todos os moradores querem ter suas moradias regularizadas, porém a falta de gestão e transparência por parte do governo faz com que a população crie uma resistência ao atual modelo. Alem do mais a impressão que se tem é a de que o processo está sendo conduzido por pessoas que, por não viverem a realidade do Sol Nascente e, até algumas que aqui nunca vieram, não conseguem enxergar as peculiaridades de uma comunidade já formada, uma situação já consumada. Claro que mudanças radicais sempre irão esbarrar em resistência por parte da população.
3. Alguns segmentos da comunidade acham que serão injustiçados, até porque não conseguem informações dos órgãos responsáveis pelo processo de regularização. O que voce acha?
  
GOUDIM - A Prefeitura Comunitária, tem tido um papel fundamental no processo de regularização, indo até a Secretaria de Habitação, buscando respostas na tentativa de amenizar essas dúvidas. Isso em minha opinião, apesar da boa vontade da Prefeitura Comunitária, é uma inversão no processo de informação, os moradores teriam que ser informados e não correr desesperadamente atrás das informações, até porque a Secretaria de Habitação, um órgão do Governo deveria saber que a falta de informações espalha a incerteza e o pânico.

4. O projeto é o ideal? Visto que foi concebido em 2008, quando a realidade era outra?

GOUDIM - Precisamos fazer com que a Secretaria de Habitação venha conhecer a realidade e adequar o projeto a situação atual.

5. Algumas unidades habitacionais existentes estão com previsão de remoção, para a construção de grandes avenidas. A população reivindica a adaptação do projeto à realidade do local, com a remoção do menor número de pessoas possível. O que você acha?

 
GOUDIM - Sabemos que é necessária a instalação de Escolas, Postos de Saúde, Delegacias, Creches, Área de lazer, etc., retirando as casas. Para quem as grandes avenidas servirão? Projetos urbanísticos mirabolantes e futurísticos, que sirvam como referência, sempre são bem vindos, desde que realizados antes da ocupação das áreas. Como implantar avenidas monumentais com várias faixas de rolamentos, ciclovias, estacionamentos, balões gigantescos, em um local consolidado através dos anos, pela própria omissão dos governos, sem que altere profundamente a vida das pessoas do local. O projeto urbanístico precisa ser adequado.

6. E quem não se enquadrar na política habitacional? Este não é simplesmente um programa habitacional, é a regularização de um fato consumado, pessoas que compraram os seus lotes. Os critérios não deveriam ser outros?

GOUDIM - A secretaria de Habitação tem que discutir caso a caso, uma vez que muitos que tiveram moradia no passado e que por alguma razão não tem hoje, não podem ser condenados para o resto da vida a não ter direito a uma moradia digna.

7. Quando você acha que as obras virão?

GOUDIM - Imprevisível devido a falta de gestão, falta de conhecimento do setor, falta de critérios definidos.

8. E os outros trechos quando serão contemplados? tem notícias?
 
GOUDIM - Demorará muito, uma vez que o trecho 01,  dado como regularizado ainda não está.

9. Segundo reclamações da comunidade, os órgãos do Governo responsáveis pelo processo de regularização, não prestam as informações necessárias à população, nem sequer os recebem na CODHAB. O processo de acordo com os moradores está se desenvolvendo “goela abaixo”. Cremos que não seja o correto.

GOUDIM - Está havendo uma resistência por parte dos moradores, fazendo com que haja uma necessidade de uma reavaliação do projeto.
 
10. É de conhecimento de todos que o parcelamento do Sol Nascente, teve seu início no Governo Roriz, passou pelo Governo Arruda, pelo Governo Rogério Rosso. Agora continua no Governo Agnelo, é tão complicado assim combater invasões de terras públicas?


GOUDIM - A falta de uma política definida por parte do governo faz com que a população, necessitando de moradia, saia na frente de uma forma desordenada.
  
11. Alguma consideração a ser feita para as Comunidades do Sol Nascente e Pôr do Sol?

GOUDIM - Toda e qualquer sociedade precisa estar organizada para atingir seus objetivos. Sol nascente e Pôr do sol não podem ser diferentes. Há anos falamos da necessidade de termos representantes próprios, ou seja, representantes de nossa comunidade, para lutar por nossos interesses. Espero que agora, diante de todas essas dificuldades, onde os moradores têm como veículo de informação, apenas, o Blog solnascentehoje, a Prefeitura Comunitária e alguns poucos líderes comunitários, possamos amadurecer a idéia de sermos representados por pessoas de nossa comunidade preocupadas com nossos interesses. Juntos venceremos.

Fonte: solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário