sábado, 15 de junho de 2013

“Não vim aqui para pedir votos, a hora é 
de trabalho!”
(Robério Negreiros)


Atendendo ao convite de sua assessoria, estivemos na tarde de sexta-feira (14), acompanhando o Deputado Robério Negreiros (PMDB-DF), em uma série de visitas ao Setor Habitacional Sol Nascente, e que estamos à disposição de outros parlamentares, a realizar,  desde que convidados.

A Prefeitura Comunitária do Sol Nascente, também esteve presente, através de seu Prefeito Edson Batista. Apesar de várias solicitações de moradores, procuramos guiar o parlamentar para as áreas que precisam de uma presença mais atuante do Estado, embora todo o Condomínio, apresente situações que carecem de iniciativas públicas que amenizem a situação de abandono que se encontram.

O Deputado Negreiros, em todas as suas falas, em diversos setores do Setor em que foi recebido, sempre deixava claro sua intenção de procurar “abrir portas” e empenhar esforços, para que a Prefeitura Comunitária e ele próprio, pudessem trazer para o Sol Nascente, obras tão desejadas pela comunidade, nunca prometendo que iria resolver os problemas, de imediato, e sim envidar todo os seus esforços e prerrogativas parlamentar, para buscar soluções adequadas. O Deputado, também, foi enfático em afirmar: “Não é hora de fazer campanha e nem de pedir votos. A hora é de trabalhar, conhecer os problemas e tentar soluciona-los, como já venho fazendo”.

Relatamos algumas solicitações dos moradores e providências propostas pelo parlamentar:

SHSN Quadra 100 (Setor criado no processo de remoção)

- Os moradores, através da Sra Maria, reclamam que foram removidos de suas casas e reassentados no local. Onde moravam, contavam com fornecimento de água e que a maioria pagou pela instalação de relógios. Ocorre que a CAESB, está enviando as contas com o valor de, aproximadamente, R$- 600,00, embutidos no valor do consumo a título de taxa de instalação e muitos moradores estão na iminência de sofrerem corte de consumo, devido ao não pagamento. A Prefeitura Comunitária e o blog solnascentehoje, informaram ao deputado que a grande maioria dos moradores removidos, inclusive os das quadras 500 e 501, recentemente ocupadas, estão recebendo a referida cobrança.

- O Deputado, no próprio, local, entrou em contato com a direção da CAESB e obteve o compromisso de que a situação se resolveria nos próximos dias, pois dependia de um contato entre CAESB e CODHAB. A Prefeitura Comunitária, se responsabilizou pelo acompanhamento do desfecho da situação. Importante é que as ameaças de cortes no fornecimento foram suspensas, conforme compromisso da CAESB.

SHSN Residencial Pinheiros

- A comitiva do deputado, foi recebida pelo Pastor Montmolim, da IMPAC-Igreja Ministério Pentecostal Avivamento de Cristo, Quadra 12 daquele setor e pelos líderes comunitários Moacir e Alain Delon. As principais demandas da área, como de todo o Sol Nascente, referem-se ao saneamento básico e a construção de creches. Não é novidade que o Sol Nascente precisa de um sistema de escoamento sanitário.

- Conforme o PAC do saneamento, obras de infraestrutura, estão previstas para o setor. As obras para os trechos 02 e 03, conforme palavras do deputado esbarravam na expedição de licenças ambientais. O governo promete uma solução para a questão das licenças e as licitações para as obras de saneamento básico, devem ser licitadas nos próximos dias, o que deve resolver em definitivo os problemas de esgoto e lançamento de água nas ruas. Quanto às creches, é sabido que no projeto urbanístico de regularização estão previstas a construção de diversas creches no setor. O compromisso do deputado será o levantamento das áreas em que as construções estão previstas, para a inserção nas próximas obras. 

SHSN Condomínio Araras

- Indefinições no Processo de regularização e do projeto urbanístico, são os principais motivos de apreensão dos moradores do Condomínio Araras, no trecho 03. As incertezas dos moradores do local foram relatadas ao deputado Robério Negreiros, Prefeitura Comunitária e blog solnascentehoje, pelo líder comunitário do local Sr. Justino. O relato é de que após tantos anos no local, agora vivem com as ameaças de remoções e a falta de esclarecimentos dos órgãos competentes.

- O Prefeito Comunitário Edson Batista, informou aos presentes, que várias mudanças no projeto urbanístico, estão ocorrendo em virtude de mudanças na legislação ambiental (Código florestal) e outras adaptações solicitadas pelas lideranças do setor, portanto as indefinições devem persistir até que a regularização alcance o trecho 03, onde se localiza o condomínio. Ações estão sendo propostas para que o mínimo de pessoas sejam afetadas com remoções e que devemos nos mobilizar. O deputado se posicionou de forma a caminhar junto com a Prefeitura Comunitária e lideranças, no intuito de fazer o possível para que, legalmente, os moradores alcancem seus objetivos.

SHSN QCS 02 (descida do Tabajara)

- Lixo nas ruas, Segurança e lazer, são as principais reivindicações dos moradores do setor QCS, apresentadas pelo Sr. Pedro, Geleia, Neuza e demais presentes.

- Foi informado aos moradores que existe uma emenda parlamentar do Deputado Robério, para a implantação de vários PEC’S-Pontos de encontros comunitários, em todo o Sol Nascente. Os locais de implantação já foram encaminhados à NOVACAP e um deles atende à comunidade das QCS. Nos próximos dias, vencidas as questões burocráticas, as obras devem ter início. Quanto às questões ligadas à segurança e ao lixo, a prefeitura comunitária entrará em contato com SLU, para disponibilizar Contêineres de lixo para locais determinados, visando amenizar o problema. Contatos, também, serão realizados junto ao Comando da PM, para a realização de audiência no Setor, para tratar do assunto segurança.

SHSN Chácara 02 – Buritis

- Os Conjunto J1, J2 e L2 da Chácara 02 – Buritis foi formado ao longo dos últimos dois anos. Por omissão dos órgãos de fiscalização do governo e ações de grileiros os conjuntos foram tomando forma e compradores de ”boa fé” se instalaram no local. Hoje a realidade é um fato consumado, várias famílias ali vivem, com todas as suas necessidades e dificuldades. O projeto urbanístico de regularização do trecho 03, ainda não aprovado, não contempla aqueles moradores e a AGEFIS, tardiamente, tenta a desocupação do local com constantes ameaças de derrubadas, o que deixa os moradores incertos de que suas casas estarão “em pé”, quando retornarem de seus trabalhos. Essa, a maior preocupação dos moradores da região, segundo seu representante Sr. Iran.

- O Deputado Robério, agendará um contato com os órgãos de fiscalização para que, até que se resolvam as questões legais e o projeto urbanístico seja definido, os moradores não sofram com as constantes ameaças por parte daqueles órgãos, pois já que a ocupação está consumada, inclusive com iluminação pública disponibilizada pelo governo, é recomendado que se aguarde as definições urbanísticas e de regularização, para que se defina a permanência ou não dos moradores no local ou o possível reassentamento. 

Ainda na Chácara 02 – Buritis, o deputado Robério Negreiros foi recepcionado pela Professora Claúdia, liderança atuante no setor, que colocou a sua residência à disposição do parlamentar para reunir-se com moradores do local em busca de soluções para sua reivindicações.

solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário