segunda-feira, 16 de maio de 2016

Editorial: Como seria uma prefeitura comunitária?

Representantes do povo!



Carlos Botani


Para conseguir benefícios e desenvolvimento para o setor, o qual o prefeito e dirigentes comunitários representam, não é necessário que fiquem correndo atrás de políticos e máquinas. Os representantes comunitários precisam entender, que a função de uma prefeitura comunitária e de seus dirigentes é representar e auxiliar o povo.
Me disse um representante comunitário: 

- Há! Eu tenho que ficar no pé das obras!
- Há! Tenho que vigiar as máquinas.

 Amigos! Os representantes da comunidade, não são pagos pelo governo para vigiar obras, para isso existem os gestores de contrato. Os representantes comunitários devem, apenas, ir aos locais, verificar o andamento das obras ou benfeitorias e mais nada! Nada mais poderá fazer, além disso! Seria desnecessário e dispendioso, ficar o dia todo, debaixo de sol e chuva, vigiando obras e máquinas. Volto a salientar: A função de uma prefeitura comunitária e de seus dirigentes é representar e auxiliar o povo e, além disso, apresentar a prefeitura para a comunidade, se reunir com a comunidade. É saber dos problemas da comunidade. A prefeitura é a comunidade.
Cabe à prefeitura levar as demandas do povo para os órgãos competentes, trazer dos órgãos competentes informativos e explicações, para que a comunidade entenda onde e como, está sendo aplicado o seu dinheiro. Ficar andando atrás de máquinas do governo, de buracos que estão sendo abertos e de autoridades, fazendo das prefeituras uma extensão de gabinetes políticos, definitivamente, não é o papel dos representantes comunitários.
É preciso que o trabalho comunitário seja, além de tudo, esclarecedor e educativo.
De que adianta o governo trazer as melhorias se o próprio povo não contribuir e não estar consciente de sua parte?
A Prefeitura tem que trabalhar, em conjunto, com a Administração e governo, para levar consciência às pessoas, para que elas evitem de ficar jogando água nas ruas, por exemplo. Adianta o governo consertar uma rua se, o tempo todo, água escorre dos lotes?
Porque vem aumentando os casos de dengue no setor? Porque os moradores não param de jogar lixo nas ruas.
Cabe à prefeitura se reunir com os Administradores, o SLU e demais órgãos, para efetuar um “limpa” na cidade e buscar mecanismos que permita, ao morador, descartar o seu lixo de forma correta, inclusive, efetuar uma limpeza completa de todos os quintais e, o mais importante, estabelecer uma coleta regular do lixo.
A roçagem de matos do setor é de suma importância para a segurança e mobilidade dos moradores, os órgãos responsáveis devem ser provocados, diariamente, para que executem os trabalhos.
Queremos demonstrar que existem várias providências a serem tomadas, muitas coisas a serem feitas e que, correr atrás das máquinas e fiscalizar buracos, não permitirá um atendimento adequado à comunidade, até porque, no caso do Sol Nascente, as obras já estão no setor e são uma obrigação do governo!
A Administração Regional não estará fazendo um favor ao povo. É obrigação!
O Governo não estará fazendo um favor ao povo.É obrigação!
O governo vai fazer! É obrigação!
 Passe lá. Dê uma olhada. E vamos cuidar da vida!
A comunidade precisa ter a consciência e a Prefeitura tem que ensinar a comunidade:
Qual é o papel da Prefeitura?
Qual é o papel do governo?
Qual é o papel do povo?


É assim que pensamos!

Colaborou: Iara Cristina - Prefeita eleita do trecho 2.


solnascentehoje.blogspot.com

Um comentário:

  1. MARAVILHA MEU AMIGO! NINGUÉM NUNCA ME VIU CORRENDO ATRAS DE CAMINHÓES E TRATORES VIGIANDO ÉLES EU VOU SIM RECEBE-LOS! E DEPOIS VOLTO PARA O MEU LUGAR!TEM GENTE QUE PENSA QUE QUANDO AS MAQUINAS CHEGAM SÃO PROPRIEDADES DELES! MERO ENGANO! SE TODOS AGISSEM DO MODO QUE VOCÉ EXPOS, TUDO SERIA MAIS NORMAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir