terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pacotaço contra invasões:


Francisco Dutra
francisco.dutra@jornaldebrasilia.com.br


O Palácio do Buriti se prepara para endurecer o combate às ocupações irregulares. Segundo o secretário de Habitação, Geraldo Magela, o GDF está formulando um pacote de medidas para coibir invasões e infrações similares. Os estudos estão sob a supervisão da Casa Civil e deverão envolver ações de diferentes secretarias, bem como das administrações regionais.

“Neste ano, o governo fará um esforço tremendo para a regularização e para promover ocupações dentro da lei, no programa habitacional. Se não endurecermos o combate às ocupações irregulares, essas políticas públicas não vão dar certo. E é por isso que precisamos de um marco regulatório para evitar novas invasões”, explicou.

Nesse sentido, o secretário comentou que uma grande preocupação do governo Agnelo e da equipe da Casa Civil se refere ao desempenho das administrações regionais. Do ponto de vista do governo, elas são peças fundamentais para fiscalizar e combater invasões. Mas atualmente, algumas se encontram sem ferramentas para um trabalho eficiente, enquanto outras não dão a devida atenção ao problema.

Desta forma, o secretário avalia que as administrações deverão receber novas ferramentas para a prevenção e controle das ocupações irregulares. “E deverão ser mais cobradas sobre esse assunto”, emendou. A agenda governista para regularização e promoção de ocupações irregulares é ambiciosa para este ano. Magela pretende fechar o ano com todas as licitações do programa habitacional do GDF,  Morar Bem, até o final de 2013, já formalizadas.

Hoje 65 mil habitações estão licitadas e faltam 35 mil para o governo atingir a meta prometida para a população,  de 100 mil unidades. “A partir de julho deveremos entregar as primeiras residências”, disse Magela. Em relação a regularização das regiões administrativas, o secretário calcula que ainda em fevereiro deverão ser entregues as primeiras escrituras na Estrutural.

 Ao longo dos próximos dias, o governo deverá definir um planejamento para a regularização das cidades em 2013. “Este é o momento do planejamento. Mas não tenha duvida que a regularização será um foco”, assegurou Magela. Além dos limites da pasta da Habitação, o GDF também deverá destinar esforços para a regularização de condomínios. Estes trabalhos ficarão à cargo da Secretaria de Regularização dos Condomínios.

Uso do solo será desafio

O debate da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) será um dos grandes desafios da Câmara em 2013. A matéria é densa e repleta de itens polêmicos. “É de se esperar que os deputados queiram debater  com suas bases eleitorais e cidades”, ponderou Magela. Na perspectiva do GDF, os parlamentares devem exaurir o debate antes de levá-la para o plenário, mas a votação deve ser realizada ainda neste ano.

Para o secretário, quanto mais tempo a questão ficar em aberto maior será a insegurança jurídica para a ocupação urbana e rural.  A exceção é Brasília, onde as normas de ocupação serão definidas pelo Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico (PPCUB).

“Quando se fala de planejamento urbanístico,  ausência de regras ou conflito entre elas é muito ruim”, declarou Magela. Hoje as regras de habitação das regiões administrativas estão dispersas e muitas divergem entre si. Existem cidades com quadras com diferentes normas de gabarito e nos casos mais esdrúxulos, lotes vizinhos têm regras de ocupação diferentes.

Antes da análise da Luos, o governo espera a votação do PPCUB. De acordo com Magela, o  Buriti e o presidente da Câmara Legislativa, já articularam  um calendário de análise da matéria a partir de fevereiro. Na avaliação do secretário, o texto pode ser votado em até 60 dias a contar da definição do calendário. Magela antecipou que o GDF está preparado para debater  as tensões em volta do plano  com deputados e a sociedade.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. tem que fazer é um pacotaço de obras é ai no setor 01 que ja esta praticamente regularizado,pelo menos passa uma maquina para dar uma aliviada na rua que adentra na chacara 51 e 51A,pela rua da farmacia KAISSA, situada no casa branca esta dificil de andar até a pé ja estou imaginado o micro-õnibús levando a menineira para o colégio,meus amigos tem como vocês fazer uma materia com o secretário de transporte para verificar com ele se a possibilidade de colocar um linha de ônibus para taguatinga sentido comercial sul e norte e plano piloto via estrutural já temos os micro õnibus ate o centro da ceilandia e um ônibus que a vai ate a M NORTE,na avenida principal do casa branca colocando essas duas linha vai ajudar muito,já que para pegar esses ônibus temos que ir ao ponto que tem ao lado da fundação bradesco é longe pra caramba fora o risco de assalto ,desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  3. O secretário Magela esteve em uma reunião no trecho 2 na chácara 125 (cond Vitória ) e nos disse , que até o mês de Dezembro iria ser assinado a regularização do trecho 2 e até agora nada....

    ResponderExcluir