sexta-feira, 28 de julho de 2017

Mais invasões - Trecho 01

Socorro! Tem grileiro aqui!

Caro blog do SOL NASCENTE,

"Tem bandidu, grilero, invasor ocupando area do Sol Nascente."(sic)

"Tem dois dias que tão invadindo."(sic) 
"O pedaço de terra é do povo da galeria, que a gente sabia, e gente que não precisa tá roubando. Já tão construindo. Eu sei porque minha amiga falou que vai sair da casa dela, que ela mora ha mais de ano em cima da galeria e essa área era para ela construir outra casa, e ela num ta sabendo de nada."(sic)
"Ela não veio porque ficou com medo,mas eu tirei uma foto."  
"Tem trator limpando e caminhão."
"Teve até tiro." 
"O terreno é grande e fica acima da QNP22, era pros morador da galeria."
"A polícia apareceu. Mas todo mundo voltou dinovo."(sic)

"Corre aqui."

Obrigada
Uma moradora 

* NR: A invasão denunciada pela moradora(Que mais parece um pedido de socorro!), é da área destinada aos moradores retirados das proximidades da galeria de águas pluviais do trecho 01, que fica próximo a  Chácara Nossa Senhora de Fátima, IDESB, Colégio Gamaliel e, até hoje, por incompetência governamental, não foi ocupada, nem cercada, nem equipada com serviços públicos e, pelo jeito, nem fiscalizada.

solnascentehoje.blogspot.com

Invasões, grilagens e incompetência!

Os grileiros foram mais competentes?

Os moradores da futura quadra 601 - Chácara 171 - Trecho 01, Sol Nascente, estão revoltados com o descaso das autoridades.
Em setembro de 2016, o governador Rollemberg esteve na quadra 601, com toda sua equipe, inclusive com o presidente da Novacap Júlio Menegotto e pediu urgência, na época, para a construção de um espaço de lazer tão sonhado pelos moradores: A praça dos 03 buritis. O espaço foi uma conquista da comunidade, para que tivéssemos uma opção de diversão e ponto de encontro de moradores, enfim... um espaço para se reunir .
Foi feito, no mesmo mês, uma reunião a pedido da Codhab para aprovação do projeto da praça. Esta reunião aconteceu! O projeto foi aprovado e segundo os integrantes da Codhab, o mesmo foi enviado à Novacap. Até aí tudo bem, um tramite normal dos órgãos públicos. A questão é que se passaram quase um ano e nada foi feito! Cobramos da Codhab, a mesma diz que enviou o projeto à Novacap. Cobramos da Novacap, a mesma diz que não recebeu o projeto da Codhab.
Nesse jogo de empurra, empurra a praça foi tomada por lixo, mato, malandros fumando droga a noite, porque o local não tem iluminação, e o pior de tudo, o que mais a comunidade temia aconteceu!
Nesta semana, do dia pra noite, o terreno da praça apareceu cercado com uma cerca improvisada de palanques de madeira e arrames e não vai demorar muito pra começar a amontoar tijolos, areia... Mais uma vez os grileiros e aproveitadores saíram na frente do governo. A pergunta é! como fica a palavra do Governador perante a comunidade, sendo que o mesmo pediu urgência na construção da Praça 03 Buritis?
E como fica a incompetência e morosidade da Codhab e Novacap que não se comunicam a ponto de encontrar e executar um simples projeto de uma praça? A pergunta é: Será que Brasília esta no rumo certo?


solnascentehoje.blogspot.com

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Quadra 209 - Trecho 02

Moradores jogados, ou não?

Carlos Botani

O blog solnascentehoje, recebeu a informação de que, moradores que estavam em situação de risco no trecho 03, foram transferidos e/ou relocados na localidade do trecho 02, onde será a futura Quadra 209, endereço que consta no projeto urbanístico do setor, que servirá para  a regularização da área, após cumpridas todas as exigências legais como: Projeto urbanístico aprovado, decreto lei publicado, licenças ambientais expedidas e com suas exigências e recomendações cumpridas.

Acontece que, segundo os moradores, aproximadas 60 famílias, conforme informações no local, estão se sentindo "jogadas", esquecidas pelo governo que as jogou no local, sem o mínimo de infraestrutura e, ainda, sem o fornecimento de água e outros serviços básicos. A localidade fica, no trecho 02, como já mencionamos, próximo a capela Santa Clara e a escola do Pnorte. Segundo declarações das pessoas da quadra e do ex prefeito Edson Batista, que gravou vídeo no local e publicou nas redes sociais, o governo exige que todos os relocados construam em seus lotes os padrões e caixas de passagens necessárias para a instalação de rede de água e os moradores afirmam que não dispõe de recursos financeiros para cumprir as exigências e permanecem sem água para a sua subsistência e de seus familiares. O blog solnascentehoje, solicita ao governo e a CAESB providências para minimizar o sofrimento dessas famílias, que passam dias difíceis, em meio a poeira e transtornos causados pela falta d'água. Informamos, ainda que existem várias crianças no local.


solnascentehoje.blogspot.com

Obs 1) Pouco antes da publicação da presente matéria, recebemos solicitação de esclarecimentos, por parte do servidor da CODHAB no Sol Nascente, Sr. Edson, cujo relato transcrevemos abaixo:
"As informações que constam nas denúncias são de caráter politico, com a finalidade de, apenas, "bater" no governo e o vídeo gravado no local é fantasioso. A inscrição de todos os moradores na CAESB, foi realizada pelos próprios servidores da CODHAB, quando da entrega dos termos de concessão de uso. Existiam no local "gatos", que a CAESB eliminou em virtude da crise de água no DF. Existe um equívoco e uma falta de verdade, no contexto da denúncia, uma vez que várias melhorias estão sendo realizadas e em fase de conclusão, na futura quadra 209. Mostraremos, tudo o que está sendo feito, também, com a gravação de um vídeo, para esclarecimento e mostrando a verdade à população. Ninguém ali está jogado! Quanto ao problema do fornecimento da água nas residências, realmente os donos dos lotes tem que arcar com as despesas de instalação, como acontece com qualquer morador de nossa cidade.
Obs 2) Também entrou em contato com o blog solnascentehoje, o prefeito do trecho 1, Pedro Barros, informando que após solicitação à governadoria do DF, a mesma se comprometeu em acionar a CAESB, para solucionar, da melhor maneira possível, o fornecimento de água para os moradores do local.

Trecho 03


Córrego das corujas.


Renato Santana, vice governador em exercício, envia à moradores e lideranças do Sol Nascente, projeto de implantação de ondulações (quebra molas) e sinalização da Avenida Córrego das Corujas, a principal do trecho 3.
Vai ficar bacana Renato, melhor só se fosse a instalação de galerias e sistema de escoamento das águas pluviais.


Tá valendo!

solnascentehoje.blogspot.com

Sem conveniência!

 Por enquanto............

Respondendo à solicitação do vice Renato Santana, diretor do BRB diz que, por enquanto, nada de retorno do conveniência ao Sol Nascente.
Será incluído no próximo edital.



Fica prá próxima!


solnascentehoje.blogspot.com

domingo, 23 de julho de 2017

Festa beneficente.

Uma cirurgia para Débora!

"Minha sobrinha Débora de 02 anos,
"Precisa, urgente, de uma cirurgia dos olhos."
"Meu presente de aniversário é fazer a cirurgia dos olhos da minha sobrinha Débora."


solnascentehoje.blogspot.com

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Sol Nascente/Quadra 209 - Povo esquecido!

UM POVO ESQUECIDO!

Carlos Botani

* O frio chegou e centenas de famílias removidas no Sol Nascente sofrem sem relocação;
* CODHAB engessada e a incompetência de sua equipe de relocação;
* Publicadas no DODF de 17/04/2017, famílias já tem endereços, mas não podem ocupar.

A saga das famílias vitimas de remoção no Sol Nascente em Ceilândia/DF, parece longe do fim. Já ultrapassam dois anos desde o inicio de 2015 que a incursão do GDF, para regularização, desabrigou centenas de famílias em todo o Distrito Federal. As desarticuladas operações de derrubadas, executadas pela AGEFIS, deixaram centenas de famílias pobres, sem o cadastro para possível relocação e sequer houve prévio aviso, portanto, sem qualquer possibilidade de moradia.
No Sol Nascente, na Cidade de Ceilândia, a engessada CODHAB ensaia desde o final de 2016, entregar a recém-criada “Quadra 209” que atenderá o mínimo do total de famílias removidas com pequena quantidade de lotes; a CODHAB montou uma EQUIPE DE RELOCAÇÃO que tropeça na própria burocracia e incompetência, e não consegue avançar na entrega dos lotes para estas poucas famílias que, convocadas desde o inicio do ano à apresentação de documentos para habilitação no Programa Habitacional, já se encontram publicadas no DO/DF de 17/04/2017 e de posse de seus respectivos endereços na supracitada Quadra, também publicados no site da CODHAB.
Às famílias que vêm o prolongamento de seu flagelo por mais de dois anos, a Equipe de Relocação já informou diversas datas para a entrega do terrenos (todas goradas), a ultima justificativa da demora é que o Governo está de recesso e “provavelmente” a entrega se dará ao final de agosto.

solnascentehoje.blogspot.com

PROMESSAS, BUROCRACIA E INCOMPETÊNCIA!

UM POVO ESQUECIDO II!
(Voce precisa saber, antes de ficar só batendo palmas)

Carlos Botani


1) Os moradores do trecho 01 do Sol Nascente, próximos a atual quadra 100, na localidade que já ficou conhecida como "galeria", ainda sofrem com a incompetência e burocracia do governo. Já se passou um ano que as dezessete famílias participaram de reunião com a CODHAB para tratar das remoções e até hoje a incompetência e burocracia daquele órgão, impede que as famílias sejam relocadas. Os terrenos já foram doados pela Terracap em locais no próprio trecho 01, porem a equipe de relocação(?) da CODHAB, não consegue entregar os lotes.
2) Na Chácara 99, trecho 02, duas famílias "começaram a sair" da área da adutora da CAESB e estão sem previsão para onde vão.
3) Na 209, o governador Rollemberg determinou ao presidente da CODHAB Sr, Gilson Paranhos, em uma de suas visitas ao setor, a relocação, imediata, de 105 famílias. Foram relocadas 60 famílias e as outras 45 famílias, estão "chupando o dedo", ficaram de fora do processo, no meio da rua. Todos os dias fazem uma peregrinação ao posto da CODHAB, cobrando uma solução.
4) Grande parte dos moradores da Chácara Nova Jerusalém, aguardam há mais de dois anos uma solução. Aguardam que a burocracia e a incompetência governamental destravem o processo.
5) E o que achamos mais cruel em todo essa novela de promessas de relocações e espera dos moradores que tiverem ou terão as suas casas derrubadas é que as famílias são obrigadas a "tirar" certidões cartorárias, caríssimas, e quando forem relocadas receberão, apenas, o lote vazio. Os valores gastos com certidões poderiam ser usados na compra de materiais de construção, para reerguer seus lares. Fica a dica.

solnascentehoje.blogspot.com

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Trecho 02 - Um posto no caminho.


Um caso de polícia?

Veja o vídeo e tire as suas conclusões.


Ex prefeito do Setor Habitacional Sol Nascente, Edson Batista, em vídeo gravado e compartilhado nas redes sociais, lança dúvidas sobre a autoria e cobra do governo explicações sobre a queima, no ultimo dia 15/07, do Posto Comunitário de segurança da entrada da VC- 311. Fogo amigo?
Segundo narrativa do vídeo: A obra de pavimentação precisava avançar e no caminho tinha um posto comunitário de segurança. 
Seria mais prático incendia-lo?
Será possível?

Vamos acompanhar mais esse mistério do Sol Nascente........

solnascentehoje.blogspot.com