segunda-feira, 25 de março de 2019

Eleições - Pôr do Sol.

Eleições - Pôr do Sol.
Carlos Botani 

Uma campanha que "pegou fogo", contrastando com a baixa participação dos moradores. Assim podemos classificar a eleição para a prefeitura comunitária do Setor Habitacional Pôr do Sol, realizada no ultimo domingo, 24/03 das 08:00 às 17:00 hs, no Centro de Ensino Fundamental 32. 
A campanha teve a duração de, aproximados, 20 dias e nesse período varias ações foram desenvolvidas pela duas chapas inscritas para o pleito. A chapa 01- apostou na força da liderança de  Francisca Ambrosia, a conhecida Dona Chica, prefeita informal durante vários anos, tanto é que demoramos para identificar o vice da sua chapa, e a chapa 02 - formou uma "dupla de peso" com Ilário Silva, o cabeça e Claudinha Pôr do Sol, todos com relevantes serviços em prol da comunidade do SHPS.
O Setor Habitacional Pôr do Sol, com uma população, hoje, estimada em pouco mais de 12.000 pessoas, conta com cerca de 8.000 eleitores aptos para uma eleição regular, segundo  média de levantamentos do IBGE que prevê, como eleitores, um percentual de 70% da população. A chapa 01 foi declarada vencedora com 531 votos, contra 413 da chapa 02 e, ainda, 22 votos nulos, perfazendo um total de 966 votantes, 8,05% dos moradores, uma participação pífia em relação a grandeza e importância do assunto, mesmo se tratando de uma prefeitura informal. 
Para exercer o seu direito de participar o eleitor deveria comprovar residência, através de contas de água, energia, cessões de direito, cartão de vacina dos filhos. Muitos não puderam votar por morarem de aluguel e/ou não possuírem contas em seus nomes.
Um dos fatores positivos da eleição para a prefeitura do Pôr do Sol, foi o modelo implantado para o financiamento de campanha. Cada chapa interessada em concorrer, desembolsou uma quantia para homologar a inscrição de seus candidatos. À chapa 01, recebeu R$-1000,00, mesmo valor atribuído à chapa 02, para o financiamento de suas campanhas. Nada de dinheiro público! Nada de abuso de poder econômico! 
Como já mencionamos a chapa 01, apoiada por lideranças de peso e pioneiros na formação do setor, tais como: Leni, Izabel, MagnoEdson da 702, Marcos filho da Izabel, ClarindoRonaldo da 205, Marcos do mercado, Fernando Santiago, dentre outros, após a abertura das 03 urnas, foi declarada vencedora para o período e terá que mostrar muito serviço, para fazer jus a disputa tão acirrada e a confiança da maioria dos eleitores.
Como sempre deve ser em eleições comunitárias, cuja meta é o bem maior da comunidade: Não existem vencedores, nem vencidos. Existem, sim, eleitos e colaboradores.
Parabéns Dona Chica e Carezolli!
Parabéns Ilário e Claudinha!
 Agora é arregaçar as mangas e trabalhar! A hora das promessas acabou!


solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário