quarta-feira, 16 de abril de 2014

Para quem gosta de promessas e historinhas.

Tem gente que não quer acordar. Ou não pode?

Carlos Botani

Estranhamos o posicionamento de determinadas pessoas do Setor Habitacional Sol Nascente, em especial as que mantem um relacionamento mais estreito com o governo, na insistência em prometer e divulgar "novas obras, já prometidas antes", no Setor.
O fato é que, tudo que até agora foi iniciado, por razões diversas, não foi finalizado. É o famoso "mel na boca". Promete, divulga, sai na foto, dá uma enrolada e vai embora. Nós do blog solnascentehoje e outros, vários, moradores do setor, já percebemos a estratégia.
Agora é o tal dos "Trabalhos de levantamento topográfico, das condições de tráfego e demais alternativas para implantação de infraestrutura viária na região e blá,blá,blá",
que estaria sendo realizado na Avenida P1, por técnicos da CODHAB. Engraçado que no dia 28/01/2013, eles estiveram no Sol Nascente fazendo a mesma coisa. E eu estava lá você acredita? Olha a foto. tem gente acreditando e jurando de pé junto.

Vamos relembrar alguns acordos e promessas, não realizados ou realizados pela metade:

Dezembro 2011
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTO
 (Não cumpriu)
O início da contagem do prazo para a execução da obra foi no dia 09 de Dezembro de 2011 e o prazo de conclusão seria de 21 meses. 

Junho 2012/Outubro 2013
EROSÃO CÓRREGO DAS CORUJAS
(Entupiu com lixo)
"Cratera" localizada próxima as chácaras n°s 09; 06; 07, no final da Avenida córrego das corujas, no Setor Habitacional Sol Nascente Autorização Ambiental n° 047/2011-IBRAM, permitindo assim, a realização das obras emergenciais necessárias para conter o processo erosivo.
O que se vê é que o buraco foi aterrado com material orgânico e lixo e hoje se transformou em um imenso lixão. Quem tomou a iniciativa de aterrar a voçoroca com lixo, é fácil identificar através do testemunho dos moradores. Estivemos no local e vimos diversos moradores, transportando imensas quantidades de lixo e depositando no local. O foco de doenças respiratórias e dermatológicas é evidente e as crianças do local transitam diariamente sobre o lixo que se acumula. O caso é de saúde pública

Julho 2012
FIM DAS LIGAÇÕES CLANDESTINAS DE ENERGIA NOS CONDOMÍNIOS CONSOLIDADOS NO DF.
(Não Cumpriu)
Uma medida de grande impacto social aconteceu promovida pelo GDF, com a publicação no Diário Oficial do DF, do Decreto de nº 33.789/2012. Nele fica permitida à instalação de redes de energia, iluminação pública e água potável nos parcelamentos irregulares de solo, consolidados antes da vigência deste Decreto. Milhares de famílias serão beneficiadas com a medida. Muitas delas vivem sob risco de vida, devido curtos e incêndios, provocados por ligações de energia clandestinas as famosas gambiaras.
Fonte: DIÁRIO OFICIAL DO DISTRITO FEDERAL.

Setembro 2012
CRITÉRIO DE PROXIMIDADE NAS REMOÇÕES.
(Não Cumpriu)
Foi divulgado pela CODHAB, no início do processo de regularização, que as remoções atenderiam ao critério de proximidade do local onde as pessoas moram atualmente, procurando preservar os laços de vizinhança e acessibilidade existente.

Novembro/Dezembro 2012
ALTERAÇÃO E REDESENHO DA VIA DE CONTORNO DO TRECHO 01.
(Não Cumpriu)
Em um almoço oferecido pelos moradores da Chácara 157, com a participação efetiva do Subsecretário de regularização Chico Floresta, ficou definido que a via de contorno seria mantida no local onde hoje se encontra e os moradores cederiam um pequeno espaço da frente de seus lotes para amplia-la.

Janeiro 2013
ALTERAÇÃO E REDESENHO DA VIA DE CONTORNO DO TRECHO 01.
(Não Cumpriu)
Estivemos no último final de semana, próximo passado, e na manhã desta segunda-feira, dia 28/01, em vários locais do trecho 01, buscando alternativas que possibilitem interferir o mínimo possível na vida dos moradores e nas unidades habitacionais que, a princípio, estavam com previsão de remoção.
Várias unidades estão com previsão de remoção, para dar lugar a avenida de contorno que será implantada no local.

Julho DE 2013
PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO TRECHO 02.
(Não Cumpriu)
Terá início nos próximos dias (Julho 2013), o processo de regularização do Trecho 02, do Setor Habitacional Sol Nascente. Conforme foi estabelecido no trecho 01, o processo se inicia com diversas reuniões setoriais, viabilizando discutir junto à comunidade a forma que o processo se desenvolverá.
As reuniões servirão, também , para que os envolvidos, moradores, lideranças e governo, conheçam em detalhes e discutam o projeto urbanístico, que se encontra em fase de aprovação.

Julho 2013
LICITAÇÕES.
(Não Cumpriu)
O Diário Oficial de hoje (19), traz os avisos de licitações, autorizados pelo GDF, para que as empresas especializadas, se habilitem à execução de pavimentação asfáltica, blocos intertravados, meios-fios e drenagem pluvial nos 03 (três) trechos do Setor Habitacional Sol Nascente. O prazo de execução das obras é de 540 (Quinhentos e quarenta) dias corridos ou seja: 18 meses. 

Julho 2013
LIXO E ENTULHOS P1.
(Não Cumpriu)
A Administração Regional de Ceilândia, promete para a próxima segunda-feira(15/07), uma grande ação de limpeza em todo o condomínio, inclusive retirando os entulhos das demolições das casas removidas no trecho 01. Promessa do Administrador Ari de Almeida.

Outubro 2013
TERMINAL PODE VOLTAR A FUNCIONAR.
(Não Cumpriu)
PM disse que irá fazer ronda no local para dar maior segurança. Oitavo batalhão pretende patrulhar, constantemente, área para evitar novos assaltos.
A situação dos moradores que dependem do terminal rodoviário abandonado desde segunda-feira (28) por motoristas e cobradores no Sol Nascente, em Ceilândia, pode mudar após proposta apresentada pela Polícia Militar. O oitavo Batalhão da PMDF propôs uma solução para que o terminal seja reaberto para população, após ter sido alvo de dois assaltos em menos de cinco dias.

Outubro 2013
TRECHO 02 - Promessas do Magela.
(Não Cumpriu)

Dentro de 30 dias, segundo palavras do Secretário, O Governador Agnelo irá assinar o Decreto de regularização do Trecho 02. A licença ambiental do setor também será expedida nos próximos dias, já que os responsáveis vem sanando as pendências apontadas pelos órgãos ambientais e as obras serão iniciadas.

Outubro 2013
TRECHO 02 - Promessas do Magela.
(Não Cumpriu)
Os lotes que se encontram entre 30 e 100 metros dos córregos, terão um tratamento diferenciado, e rápido, serão analisados caso a caso e a intenção do governo é a de não remove-los.
Magela salientou que todas as situações pendentes e não esclarecidas, começarão a ser sanadas a partir da próxima semana, como: Situação do lado direito do Casa Branca, Madureira e a solicitação da Associação Clubinho, que pleiteia a regularização de sua área

Outubro 2013
TRECHO 02 - Promessas do Magela.
(Cumpriu pela metade)

A CEB e a CAESB, serão autorizadas a efetuarem as ligações nos locais em que, comprovadamente, os moradores irão permanecer após a regularização.

Outubro de 2013
MURO DE ARRIMO QUADRA 100.
(Demorou e fez errado)
As obras do muro de arrimo, estão bem adiantadas. Estivemos no Conjunto E da Quadra 100 e constatamos o empenho da CODHAB na solução do problema que se mostrava crítico para os moradores do local. A Empresa responsável pela construção das casas, após contato do Sr. Rafael Oliveira, Presidente da CODHAB, atendendo as solicitações da Prefeitura Comunitária, dos moradores e do blog solnascentehoje, está, finalmente, construindo o tão desejado e vital muro de arrimo.(Fizeram errado e já está escorado)


Novembro 2013 - Sábado 30/11/2013 
Evento com o Governador
(Não cumpriu)

10 horas: Assinatura do Decreto de regularização e apresentação do projeto urbanístico do trecho 02 do Sol Nascente;

10:30 horas: Lançamento das obras de esgotamento sanitário do trecho 02;

10:30/11:00: Lançamento das obras de infraestrutura dos 03 trechos do Setor Habitacional Sol Nascente. O Chamamento das licitações, agora de acordo com as normas do TCU, será republicado no Diário Oficial do Distrito Federal, na próxima segunda-feira, dia 02/12/2013.

Dezembro 2013
PROJETO ASFALTO NOVO E TAPA-BURACOS, CHEGA AO SOL NASCENTE.
(Não Cumpriu)

Gostaríamos de agradecer ao Governador, ao Administrador de Ceilândia E A TODOS AQUELES QUE ACHAM QUE ISSO AQUI ESTÁ O PARAÍSO.




Dezembro 2013
Prefeitura Comunitária e NOVACAP, vistoriam Chácara 67.
(Não Cumpriu)

Atendendo a uma solicitação de moradores da chácara 67, no trecho 01, do Setor Habitacional Sol Nascente, o Prefeito Edson Batista e servidores da NOVACAP, acompanhados de moradores e Blog solnascentehoje, realizaram vistoria técnica na chácara em questão para a realização de melhoria nos acessos devido a grande dificuldade de locomoção dos habitantes do local.

Dezembro 2013
Prefeitura Comunitária se reúne com a C.E.B.
(Cumprindo lentamente. Madureira parou)

Estivemos nesta manhã, 27/12, acompanhando o Prefeito Edson Batista e lideranças do Setor Habitacional Sol Nascente, em reunião com o Diretor de Engenharia da C.E.B., Mauro Martinelli Pereira, na sede da empresa às margens da EPTG, tratando e encaminhando diversas demandas do Setor.
Entre os assuntos tratados, a necessidade do atendimento de energia elétrica àquelas famílias que hoje, não estão contempladas pelo serviço público.

Faltam, ainda as promessas de 2014. Vamos dar tempo para que o governo cumpra alguma coisa., afinal a eleição é logo ali.

solnascentehoje.blogspot.com

2 comentários:

  1. Quando nos moradores e eleitores do DF chamamos eles de picaretas, ladroes, câncer da politica, eles políticos acham ruim,
    porque será? outubro vem aí, e nos vamos votar novamente, não temos coragem de anular o voto.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Carlos Botani e moradores do Sol Nascente;
    Parabéns pela matéria!
    Vejo isso como um aculturamento do povo que se deixou e se deixa levar por promessas, por cestas verdes de péssima qualidade, de mentiras desse governo e desse administrador(que como pessoa é até uma boa pessoa mas como gestor público aprendeu como o Agnelo); é necessário que o povo tenha consciência política e separe o joio do trigo ou aceite o erro eternamente e sem reclamar. Por fim, quando puder dê uma acessada no nosso blog que é voltado pra verdade e para a informação principalmente de pessoas de nossa cidade(Ceilândia); aguardo a sua visita; um abraço.
    Carlos Mackalister
    www.simnospodemos-2014.blogspot.com.br

    ResponderExcluir