quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

PARTE 7 - RETROSPECTIVA.

Retrospectiva sol nascente. (2014/2018)
PARTE 7

Carlos Botani

23/04/2016 - Tudo gravado!
Rollemberg diz a 56 moradores ameaçados do Sol Nascente: "Esqueçam esse prazo de remoção, dado pela AGEFIS"
Dia 23/04, próximo passado, a Prefeitura comunitária do Trecho 1, do Sol Nascente, obteve um grande avanço. Juntamente com o Prefeito Pedro Barros, o vereador Edson Maciel, conseguiu do Governador Rollemberguma garantia que os mais de 50 moradores que foram notificados pela AGEFIS, que estão próximos ou com casas construídas, em cima da galeria, não serão removidos no prazo de 30 dias e que terão caso a caso analisado pela CODHAB. A prefeitura agradece a todos os moradores que compareceram e que estão lutando contra a derrubada de suas casas. 

25/04/2016 - Lideranças em ação! 
As lideranças do trecho 01, do Sol Nascente: Helen Cristina, João Freitas Araujo, Suely, o vereador Edson Maciel, o Prefeito Pedro Barros Costa, liderança do Trecho 3, Firmino Jose Alves, estão á todo vapor, convocaram a Deputada Distrital Sandra Faraj, para reunirem-se e acertarem o apoio da parlamentar para algumas questões, envolvendo o setor. Foi solicitado à parlamentar, entre outras demandas, que empenhe seus esforços, para a construção do campo sintético, já projetado pela CODHAB, que será instalado na quadra 501.
A Deputada se comprometeu que, assim que a área for liberada, destinará a verba para a construção do EPC-Equipamento Público Comunitário. Segundo informações a área pertence a secretaria de esportes.

26/04/2016 - "Caindo de amores", pelo Sol!
Aproveitando que o Governador RR, está "caindo de amores", pelo Sol Nascente, membros da Prefeitura Comunitária do Trecho 1 e líderes comunitários "de verdade", estão atentos e levam Rollemberg à todos os cantos do setor. Sexta, dia 25, a comitiva governamental, seguida pelos papagaios de pirata, que sempre se aproveitam da ocasião, estiveram na Vila Madureira, junto com a líder comunitária do local Verônica Oliveira, e já começaram a faxina geral por aquelas bandas. Promessas de muito mais.

27/04/2016 - Contra AS derrubadas indiscriminadas.
Esta é a comissão de moradores que irá, junto com a Prefeitura do Trecho 1, acompanhar o levantamento das 56 casas notificadas pela AGEFIS. São moradores das Chácara Nossa senhora de Fátima - Chácara 67 b - Chácara 171 - Chácara 163 b - Chácara, conjunto B - Chácara Santa Luzia,191A reunião, com a presença de, aproximadamente, 40 pessoas, realizada na casa de um dos moradores notificados (Dona Yeda).
Em visita, recente, ao Sol Nascente, o Governador Rollemberg, havia prometido aos moradores, que as situações seriam revistas caso a caso e que os mesmos, deveriam ignorar o prazo de 30 dias estabelecido pela AGEFIS. 
Moradores e CODHAB, através de seu presidente, Gilson Paranhos, farão uma análise de cada caso, lembrando que, quem estiver em situação de risco iminente e ambiental ou, quem estiver em localização que prejudique a implantação do projeto urbanístico, deverá ser removido. As partes assim acordaram, conforme vídeo divulgado pelo blog.

28/04/2016 - VAMOS LÁ !
Sol Nascente, Quadra 501, trecho 01, Novo Horizonte, próximo a Fazenda Recreio(Fragmar), descendo a feira do produtor.
Ajude a construir o sonho da praça da 501 Trecho 01.



30/04/2016 - Para Refletir!
A população do Sol Nascente, já provou, em outras ocasiões, que sabe se defender dos oportunistas e rechaça-los nas urnas. Falta apenas à comunidade do Sol Nascente, o conhecimento de sua força. Quando descobrirem o potencial e poder da união, elegerão seus próprios representantes. A semente está sendo plantada, com as eleições de prefeitos comunitários e vereadores, por trechos.

Obs: 2018 - ....e não foi desta vez......

Para quem quer conhecer o Sol Nascente e Pôr do Sol,  a leitura é obrigatória!

VEM AÍ A PARTE 8..........



solnascentehoje.blogspot.com

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

PARTE 6 - RETROSPECTIVA.

Retrospectiva sol nascente. (2014/2018)
PARTE 6

Carlos Botani


04/04/2016 - Saiu o edital de chamamento para as eleições do trecho 02, do Setor Habitacional Sol Nascente. Leia o edital, siga as instruções e participe!
O amigo Aderval K. Andrade​, secretário da prefeitura do trecho 01 é membro da comissão eleitoral que será presidida pela Tetê Alcândida Borges​, liderança e moradora do Sol Nascente.
Enfim os amigos do trecho 02, elegerão seus representantes!!

12/04/2016 - A VERDADE!
No dia 29/04/2013, publicávamos, aqui no blog:
"........que após inúmeras solicitações, após várias promessas, após tantos abaixo assinados, manifestações de moradores e diversas matérias aqui mesmo, no blog solnascentehoje, tiveram início as obras para a melhoria da via Psul x Casabranca.
As máquinas, desde sexta-feira anterior, se encontravam no local, efetuando o trabalho de recuperação e a previsão que tudo estaria concluído, ainda, naquela, segunda-feira 29/04.
Dissemos, naquela data, que a nós e aos moradores, que lutaram e lutam, por melhorias no Setor, caberia agradecer a iniciativa e a interferência do Vice governador, à época, Filipelli, que após reuniões, realizadas na Quadra 501, no trecho 1, trouxe a tão necessária obra, apesar de determinado deputado, do seu governo, por briga política, com um morador do local, ordenar a retirada das máquinas do local, prejudicando toda uma comunidade."

A MENTIRA!
NR: Pois é, o mesmo deputado que ordenou a retirada das máquinas, por pura picuinha, agora espalha por grupos de watzap, de moradores e cabos eleitorais seus, que a referida obra trata-se de uma luta sua e de seu famoso engenheiro apadrinhado na NOVACAP, que aliás, foi retirado das funções por pressões políticas, em virtude de prejudicar as obras no setor Sol Nascente.
O tempo passa, os governos mudam e vossa autoridade parlamentar continua o mesmo, coisa feia.....Há! permita-me declinar de mencionar o seu nome, todos sabem quem é vossa senhoria!

13/04/2016 - Hoje, inicialmente previsto para as 10:00 horas, sofrerá atraso, o prefeito do trecho 01, Pedro Barros, moradores e o presidente da CODHAB, Gilson Paranhos, acompanhado de técnicos do órgão, se reunirão, no posto de atendimento, situado, também, no TR1, para debater soluções para as centenas de famílias que se instalaram, desde julho de 2014, na localidade denominada Nova Jerusalém-Setor Habitacional Sol Nascente.
A solução, dificilmente, passará por uma fixação dos atuais ocupantes no local, já que o setor é uma expansão do condomínio Sol Nascente e alvo de derrubadas desde fevereiro. Alem disso, a área tem previsão, em projeto urbanístico, para abrigar uma serie de EPC's-Equipamentos Públicos Comunitários e unidades habitacionais, para futuros removidos do setor e de todo o DF.
Fomos convidados à participar e acompanharemos todas as situações e soluções, que permitam o atendimento das partes, sem prejuízos para os atuais ocupantes e, também, para o futuro do projeto de regularização.

13/04/2016 - Povo chato!

"Todos mundo vê as pingas que eu tomo, mas não vê os tombos que eu levo" Autor desconhecido.

Pessoal chato!!
O governo está ruim? Está!
Brasilia, vive um caos em todas as áreas? Vive!
Rollemberg, tem que começar a governar? Também!
Vamos torcer e rezar para que o governo deslanche e deixar o Rodrigo, tomar os "goles" deles! De preferência no Sol Nascente, sim. Venha, Rodrigo! 
Povo chato!

14/04/2016 - Greve!
Trabalhadores do consórcio (ETEC / BASEVI....) que executam as obras no Setor Habitacional Sol Nascente, trechos 1 e 2, vão cruzar os braços!!!
Fomos informados, pelos trabalhadores do consórcio, que a paralisação se dará por falta de pagamentos. Segundo informações, o Governo de Brasília, está efetuando os repasses ao consórcio e o mesmo não estaria repassando, o pagamento, aos trabalhadores.
Lembramos que o governo de Brasília é corresponsável, coparticipante e coobrigado, ao cumprimento das obrigações trabalhistas.

18/04/2016 - Prefeitura Comunitária
Domingo, 24 de abril de 2016, foi eleita a Diretoria da, recém criada, Prefeitura do trecho 2, do Sol Nascente.(Veja nomes e cargos abaixo)
Após uma série de reuniões e encontros as lideranças do setor, entenderam que, com um pouco de esforço é possível superar as diferenças, aparar as arestas e trabalhar pela comunidade, o que cada um já fazia, individualmente.
O importante, agora, é que os recém eleitos, entendam que, embora não remunerados, os cargos são dos moradores, que participando ativamente ou não do processo, se colocam, agora, como "cobradores" de ações, em prol de todos.
Os eleitos, precisam entender, ainda, que esperanças e anseios estão depositados em suas mãos e suas atuações serão, constantemente, questionadas e poucas vezes elogiadas. Mas já sabemos disso. Certo, parceiros? É o preço que se paga, na maioria das vezes, por sermos atraídos pelas questões sociais voluntárias.
Senhores e Senhoras eleitos, será muito salutar e importante, trabalharem em parceria com Governos e Administrações Regionais, como também, com os diversos órgãos governamentais, responsáveis por diversos serviços. Mas não se enganem, senhores e senhoras, muitas vezes as soluções e as melhorias, terão que ser "arrancadas na marra", na luta e determinação.
Muitos, políticos ou aspirantes ao poder, buscarão o apoio dos senhores e senhoras, vantagens pessoais, afagos e tapinhas nas costas serão oferecidos, mas temos a certeza das vossas vocações pelo trabalho comunitário, onde a comunidade, deverá ser a grande beneficiada.
Estaremos aqui, sem muito aparecer e sem grandes estardalhaços, porém sempre tentos, disposto a ajuda-los no que for necessário.
Boa sorte e sempre em frente!


Para quem quer conhecer o Sol Nascente e Pôr do Sol,  a leitura é obrigatória!

VEM AÍ A PARTE 7..........




solnascentehoje.blogspot.com

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

PARTE 5 - RETROSPECTIVA.

Retrospectiva sol nascente. (2014/2018)
PARTE 5

Carlos Botani


26/02/2016 - Nova visita de Rollemberg!
O Governador Rodrigo Rollemberg, em visita, hoje, 26/02/2016, ao posto da CODHAB e, em caminhada feita pelas ruas do trecho 01 do Setor Habitacional Sol Nascente, para acompanhar o andamento das obras, foi abordado pelo Prefeito Comunitário do Setor, que lhe cobrou mais agilidade nas obras e transparência na realocação das famílias que, por algum motivo, terão que sair das atuais moradias. São no total 48 famílias, sendo que 20 já se encontram removidas. A prefeitura sugeriu, ainda, que sejam realocadas em local com toda infraestrutura, como: Água potável, energia, esgoto e pavimentação. 
O Governador se comprometeu em agilizar as questões de moradia e começar a pavimentação, fazendo nos locais aonde já concluiu as obras de escoamento das águas pluviais, ou seja, provavelmente, do posto da CODHAB até a avenida das palmeiras. Breve teremos o asfalto.
Com a bola o Governador!

Colaborou Aderval Andrade

03/03/2016 - Uma equipe do governo está, neste momento, no Sol Nascente, trecho 1, para demarcar a futura e, mais uma, bacia de contenção de águas pluviais. Acontece que o local em que se pretende instalar a obra, que não constava no projeto inicial, é no final do Condomínio Casa branca, lado direito da avenida do mesmo nome, próximo ao galpão do "Galego do abacaxi" e da igreja Santa Baquita. A demarcação pode determinar a desocupação da área em que estão instalados, antes da Chácara 34.
Segundo informações, o galpão do "Galego do abacaxi", obteve do governo anterior, o alvará necessário para seu funcionamento, visto que, embora sem definição, não era previsto nenhuma construção pública na área.
Em 2010, após operação truculenta, promovida pela AGEFIS, vários setores da comunidade e políticos, se mobilizaram para condenar a derrubada e promover o reerguimento da Igreja Santa Baquita. Até o, à época, governador Arruda, tomou partido pela manutenção da igreja que, agora, volta a correr riscos.

03/03/2016 - Servidores da CODHAB, solicitaram que 100 moradores, do trecho 1, fossem ao posto entregar documentação para serem removidos e receberem seus locais definitivos. Recebemos informações que apenas 40 vão ser realocados!! E o restante "dona" CODHAB?

03/03/2016 - De novo??Em visita ao Setor Habitacional Sol Nascente, o governador mostrou-se irritado com o andamento das obras e desconfia que não estão acatando suas determinações de agilidade do processo. Será?

05/03/2016 - Os escombros do Tatico do Sol Nascente, continuam lá, cheios de focos do mosquito. Fazemos um desafio a algum Deputado Distrital, daqueles que se dizem donos do setor, que abracem a causa e consigam sensibilizar o RR e sua turma!

14/03/2016 - O governo instalou a sua placa, nas quadras 500, do Setor Habitacional Sol Nascente, indicando que, ali, será erguido, ao custo de R$- 2.310.419,40 e com previsão para início em 14/03/2016 e término para 11/07/2016, (em se tratando desse governo, um tempo recorde), a Unidade Básica de Saúde, do Sol Nascente, será muito importante para a comunidade do Sol Nascente.

16/03/2016 - É com grande alegria que convocamos os moradores do trecho 2, do Setor Habitacional Sol Nascente, para uma reunião, afim de tratar dos procedimentos iniciais, visando a implantação da Prefeitura Comunitária do Trecho 2, do Setor Habitacional Sol Nascente.

Na ocasião, serão apresentados os candidatos interessados em compor chapa para concorrer a eleição que, também, será marcada.
Lembramos que o único setor do Sol Nascente que, ainda, não elegeu os seus representantes, é o trecho 2 e, é muito importante a participação de todos, pois unido e organizado, o setor terá maior representatividade e força para negociar com os órgãos responsáveis por melhorias, inclusive discutir mudanças e adaptações no projeto urbanístico e processo de regularização. Portanto vamos lá:
Assunto: Reunião para a implantação da Prefeitura Comunitária.
Data: 20/03/2016
Horário: 15:00 horas.
Local: Chácara 128 Conjunto B Casa 40
Compareçam!!


31/03/2016 - Pacote de medidas para combater grilagem de terra no DF, segundo o Governo de Brasília.

Mapas permitirão a compradores saberem se terrenos são regularizados e indicarão, em cores vermelhas, onde não serão permitidas invasões(?).
O comprador de “boa-fé” (aquele que compra achando que a propriedade é legal) estará oficialmente com os dias contados.
Um mapa digital, com rastreamento por satélite, realizado de 15 em 15 dias, que mostrará quais regiões são alvos frequentes da ação de grileiros.
O cidadão poderá passar informações como o tipo da área em questão (comercial ou residencial), quantidade de construções em fase inicial e a existência de ruas abertas para acesso. Também será possível enviar fotos.
Para garantir a investigação das denúncias haverá uma maior integração entre as equipes da Agefis, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Polícia Militar.
Já vi esse filme antes? Será?
Vamos acompanhar!

Para quem quer conhecer o Sol Nascente e Pôr do Sol,  a leitura é obrigatória!

VEM AÍ A PARTE 6..........



solnascentehoje.blogspot.com

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

PARTE 4 - RETROSPECTIVA.

Retrospectiva sol nascente. (2014/2018)
PARTE 4

Carlos Botani


14/01/2016 - Vamos limpar o Sol Nascente e Pôr do Sol?

Reunião, na casa do Prefeito Pedro Barros, com diretores do SLU e Valor Ambiental.
Assunto: Coleta, varrição, limpeza em geral no três trechos do Setor Habitacional Sol Nascente e Pôr do Sol.
Participaram: SLU, Valor Ambiental, Casa Civil, Administração Regional de Ceilândia, Prefeitura Trecho 1, Vice Prefeito Trecho 3 - Balagão, Vice prefeita Marieta, representantes do trecho 2 e alguns moradores, para mapear os locais de lixos e tentar fazer um trabalho de conscientização dos moradores, a respeito do lixo nas ruas e suas consequências. 
Ficou agendada, uma caminhada com representantes do SLU e Valor Ambiental, em cada trecho do Sol Nascente, bem como no Pôr do Sol. 
Segunda-feira, será no Trecho 1, quarta-feira no Trecho 2, sexta-feira, será a vez do trecho 3. No Pôr do Sol a data será de acordo com as lideranças locais.
SERÁ QUE OS MORADORES COLABORARAM?


18/01/2016 - Bate-papo com Dona Chica!
Assunto: CEP e correspondências no SHPS

Os gestores do Correios do Brasil, parece que aderiram às desculpas esfarrapadas do governo Rollemberg.
Ao serem questionados, no DFTV, dos motivos pelos quais a Quadra 504 do Setor Habitacional Pôr do Sol, em Ceilândia, não tem CEP e, por isso, não recebe correspondências, somente contas de água e energia, soltou a seguinte pérola:
"Não tem CEP pois ainda não está regularizada......"
Ora, e as outras quadras, porque tem CEP e recebem correspondências?
Será que regularizaram as outras quadras e deixaram a 504 de fora?
Claro que não, é só desinformação!!!!
Francisca Ambrósio Do Nascimento (Dona Chica, Prefeita do Pôr do Sol): NÃO, ACONTECE QUE QUANDO ESTA PREFEITURA CONSEGUIU TRAZER OS CARTEIROS PARA DENTRO DO PÔR DO SOL, HÁ EXATAMENTE 5 ANOS, FAZENDO AGORA, A QUADRA 504 TINHA POUCAS CASAS CONSTRUÍDAS E NÃO CONSTAVA, NA SUA TOTALIDADE, NOS MAPAS DO PÔR DO SOL, NA ÉPOCA! ME INFORMARAM QUE O ASSUNTO ESTAVA EM ESTUDO! NINGUÉM MAIS ME PROCUROU, PENSEI QUE O PROBLEMA TINHA SIDO RESOLVIDO! VOU PROCURAR SABER O QUE HOUVE, ATÉ PORQUE HOJE JÁ TEMOS OS MAPAS TODOS ATUALIZADOS NO ESCRITÓRIO DA CODHAB, QUE TEMOS AQUI NO PÔR DO SOL!. DEIXA COMIGO! 
Morador: Não é só o Pôr do Sol, todos os lugares sem regularização também não tem serviços dos correios.
Carlos Botani: Nem todos amiga. O Pôr do Sol tem. Exceto a quadra 504. Com a palavra nossa Prefeita Francisca Ambrósio Do Nascimento. Diga aí Dona Chica!
Francisca Ambrósio Do Nascimento (Dona Chica, Prefeita do Pôr do Sol): OLHA GENTE, EU AQUI NO PÔR DO SOL, LUTEI ATÉ CONSEGUIR O CORREIO PARA O MEU POVO! NÃO FOI GOVERNO NENHUM QUE COLOCOU AQUI NÃO! MANDE OS SEUS PREFEITOS CORREREM ATRÁS QUE ELES CONSEGUIRÃO, COMO EU CONSEGUI, HÁ 5 ANOS ATRÁS! NINGUÉM SABE O QUE É QUE CALADO QUER! PRECISA IR BUSCAR AS COISAS QUE TEMOS DIREITO!
Carlos Botani: Acontece que a realidade do Sol Nascente é outra. O Pôr do Sol surgiu de uma maneira, digamos, mais organizada, com quadras padrão, ruas largas e conjuntos bem definidos. Sendo assim, ficou muito fácil para o Correios aproveitar todo o endereçamento existente. No Sol Nascente, com exceções de algumas chácaras do trecho 2 e 3, o que predomina e a subdivisão dos lotes (1A, 1B, 1C etc), ruas estreitas, sem definição de quadras e conjuntos, nos moldes, por exemplo, do Condomínio Gênesis, Madureira, Pinheiros e Vitória, portanto com muitas dificuldades para o Correios determinar endereços e atribuir CEPs. Existe o projeto dos CEP´s, assim que forem implantados os novos endereços. A prefeitura do trecho 1, já poderia providenciar os CEP´s das quadras 500 e 100, que já possuem endereços definitivos.


25/01/2016 - Esculachou geral!
Soubemos da visita de Rollemberg e seu Staff no SHSN; Foi aos setores que sofreram com as enchentes no trecho 03, foi ao posto da CODHAB no trecho 01, e esculachou os responsáveis pelas obras que não existem. 

Prometeu escrituras para as próximas semanas, prometeu regularização na coleta de lixo, iluminação das vias e etc.
Portanto, iremos aguardar mais alguns dias para explanar a nossa opinião para, depois, não falarem que só enxergamos o lado negativo.


29/01/2016 - A força da comunidade!
Enfim, após mobilização de toda a comunidade, da Prefeitura Comunitária e com uma pequena contribuição do blog Solnascentehoje, foi instalado na manhã de hoje, 29/01, o PEC-Ponto de encontro comunitário da Quadra 500, no trecho 1. O pedido da Prefeitura e a atenção dada pelo governo, foi bastante comemorado pelos moradores que já lotam o local.


Para quem quer conhecer o Sol Nascente e Pôr do Sol,  a leitura é obrigatória!

VEM AÍ A PARTE 5..........


solnascentehoje.blogspot.com

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

PARTE 3 - RETROSPECTIVA


Retrospectiva sol nascente. (2014/2018)
PARTE 3

Carlos Botani


03/01/2016 - Quase nada! 
O Governador Rodrigo Rollemberg, em uma visita surpresa e sem grande comitiva, foi, mais uma vez, sem avisar, ao Sol Nascente trecho 1.

Foi ao Setor acompanhar as obras que o seu governo(?) estava realizando no local(?). 
Testemunhas que estiveram acompanhando o governador, nos relataram a grande surpresa de Rollemberg ao ver quase nada! Isso mesmo! quase nada havia sido feito, nada estava em andamento, nada tinha para ser visto. As falsas lideranças, que estavam ali para bater palmas, perderam a viagem.

Conclusão: Se o governo é ruim, grande parte da culpa é dos assessores e equipe, que enchem o governador de falsas notícias e realizações fantasmas.
05/01/2016 Resultado do arrocho!

Após ser "arrochado" pela Prefeitura Comunitária e por lideranças, no Sol Nascente - Trecho 1, Rollemberg devolve o "arrocho" à sua equipe e as coisas (Obras, recolhimento de lixo, PEC), começam a acontecer no SetorAs máquinas já estão pavimentando as ruas da Chácara 171, no trecho 01. Os tratores e caminhões já recolheram a grande quantidade de lixo no abacateiro, no Trecho 03.
A NOVACAP, acaba de confirmar a instalação de um PEC - Ponto de encontro comunitário nas Quadras 500, próximo a Fazenda Recreio.
08/01/2016 - Reunião com A CODHAB.
Estivemos, no último dia 08/01/2015, no posto de atendimento da CODHAB, trecho 01, do Setor Habitacional Sol Nascente, em reunião com representantes daquele órgão, para tratar de assuntos relativos ao andamento das obras e o processo de regularização.
Estiveram presentes, alem do Administrador do blog e jornal solnascentehoje, o jornalista Carlos Botani; O prefeito do trecho 01, Pedro Barros; A vice prefeita Marieta Soares; O secretário Geral da prefeitura Aderval Andrade; E os servidores da CODHAB, Edson Cordeiro, Lucélia Maria e Isabela, além de outras lideranças do Trecho 01.
Aos nossos leitores e moradores do Sol Nascente, relacionamos abaixo alguns assuntos discutidos durante a reunião e, também, o andamento do processo de regularização e obras. 
Apuramos junto aos representantes da CODHAB, que o processo de obras e regularização, vem enfrentando alguns problemas para o seu avanço, que devemos considerar ao reclamarmos da lentidão das obras, tais como, resistência de moradores em ceder espaços para conclusão de ruas, redes de esgoto e águas pluviais, processos na justiça de moradores que se acham injustiçados, revisão do PDOT, para que seja possível a inclusão de áreas que não constam na poligonal da regularização, ausência ou inconclusões dos estudos de solo que determinarão o futuro de algumas áreas habitadas (Ex. lado direito da avenida Casa Branca) e o vencimento da validade do decreto que viabiliza a regularização e entrega de novos documentos, entre outras dificuldades.
Eis o resumo de nossa reunião:
1) As 10 bacias de águas pluviais, que serão interligadas às lagoas de contribuição, estão em fase de conclusão, exceto a bacia 5, que deverá ser redimensionada, em virtude do grande volume de águas, fato que não foi considerado no projeto inicial. A Bacia 5, receberá todo o volume de águas de parte de Ceilândia que, atualmente, desce para o Sol Nascente, pela avenida Cada Branca e outras vias pavimentadas.
2) A conclusão de outras bacias, ainda dependem de negociações com chacareiros que resistem em ceder espaços em suas propriedades. Outros casos dependem de decisões judiciais.
3) O prefeito Pedro Barros, consultou a CODHAB da possibilidade em abrir as ruas que não dependem de remoção de moradores, para dar maior agilidade às empresas responsáveis pelas obras. Uma comissão irá percorrer o setor procurando identificar as situações em que seja possível atender o pedido. Relatório será enviado à Administração Regional para providências.
4) As reinvasões, ou seja, a invasão de lotes que já tiveram os moradores removidos e as novas invasões, inclusive de áreas de equipamentos públicos, são preocupantes pois estão atrasando todo o processo. Foi consenso que deverão ser identificados e informados à AGEFIS, para as providências necessárias.
5) A CODHAB, irá sugerir que, em algumas áreas em que a infraestrutura esteja implantada, que os moradores sejam fixados em definitivo, obedecendo os critérios da regularização.
6) O trecho que fica do lado direito da avenida Casa Branca (Ch, 139, 141, 34 etc), continua com a situação indefinida, dependendo da conclusão de estudo de solo, ainda não iniciado.
7) Para a inclusão de áreas, hoje consideradas rurais, nos trechos 1,2 e 3, será necessário a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial - PDOT, para incluí-las como áreas urbanas. (geralmente são aquelas áreas que ficam ao final dos trechos)
8) O governo deverá editar novo decreto de lei que permita a continuidade do processo de regularização.

10/01/2016 - Atenção! Urgente!

Atenção autoridades sanitárias!
Atenção Dona Bruna Pinheiro!
Atenção Administrador de Ceilândia!
Atenção Governador Rollemberg!
Vocês derrubaram 02 Supermercados TATICO, lembram??
Para variar não fizeram o trabalho direito, pois os entulhos das duas derrubadas se encontram no local, até hoje. (Derrubar é fácil, né?).
Acontece que parte dos equipamentos do TATICO de Ceilândia foram colocados dentro da área cercada do TATICO do Sol Nascente. Os restos do supermercado de Ceilândia, somados aos restos do outro supermercado, do Sol Nascente, estão atrás dos tapumes, fora da área coberta, sofrendo a influência das intempéries, ou seja, muita chuva e o local se transformou em um imenso CRIATÓRIO DE MOSQUITOS DA DENGUE, CHICUNGUNHA, ZICA E OUTROS VETORES.
Que tal recolher os entulhos das derrubadas e eliminar o criatório?

11/01/2016 - S.O.S Horta Comunitária.

"Era uma rua muito engraçada, não tinha lixeira, não tinha nada.
Ninguém podia andar nela não, pois só buracos tinha no chão.
Ninguém podia fazer xixi, porque esgoto não tinha ali.................
Mas tinha postes demais, luminárias demais, água de chuva demais, lixo demais, buracos demais....."
Pois é, esta é a situação da principal via da Horta Comunitária, que fica atrás do ex-quase-futuro-supermercado TATICO, derrubado e "amontoado" pelo governo, que agora, só serve como criatório do mosquito da dengue, buracos, buracos, buracos.....
A rua é uma buraqueira terrível e para completar o desespero dos moradores do local, quando chove, vira uma imensa cachoeira. No local, também, as manilhas do sistema de esgotamento sanitário do Setor, que a empresa Elmo Engenharia não concluiu, estão completamente entupidas, por obras da administração passada.
Sobram postes e luminárias! Uma coisa os moradores tem em excesso: A rede de energia com os braços e luminárias nos postes. Existem duas redes no local, a antiga, desativada e a atual. Os postes e luminárias, excedentes, poderiam ser aproveitados em outro local do Sol Nascente, tão carente dos equipamentos.
À pedido dos moradores, solicitamos providências da Administração Regional, Gerência de condomínios, se ainda existir, e das concessionárias de serviços públicos.




Para quem quer conhecer o Sol Nascente a leitura é obrigatória!

VEM AÍ A PARTE 4..........

solnascentehoje.blogspot.com

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

PARTE 2 - RETROSPECTIVA

Retrospectiva sol nascente. (2014/2018)
PARTE 2
Carlos Botani



15/12/2015 - Os moradores do Condomínio Casa Branca, não vão mais esperar, vão fazer por conta própria. Chega de enrolação! A rede de esgotamento sanitário do trecho 1, Casa Branca, há anos encontra-se em condições de uso (alguns trechos). O governo anterior sabia mas não agia, o atual nem sabia.
Solicitaram, por diversas vezes, a ligação à CAESB. Sabe o que aconteceu? Pois é, o de sempre: NADA
Alguns moradores, por conta própria já fizeram as ligações de seus esgotos na rede....e segue a vida.
Os outros trechos, onde as aduelas dos PVs foram "entupidas" (foto), pelas obras de cascalhamentos da Administração Regional serão, também, ligados aos esgotos das residencias, assim que terminar o serviço de desentupimento. Ou vai ou racha!

15/12/2015 - Nos cartórios não tinha nada!
Os moradores já estão cansados desse governo, viu!
A relação, abaixo(foto), tem 236 nomes de moradores do trecho 01, do Sol Nascente, que deveriam comparecer ao cartório do 10º Ofício de Ceilândia, para assinarem suas escrituras;
A prefeitura do Trecho 01 convocou os moradores; O blog solnascentehoje, convocou os moradores;
Todos ao cartório. Todos comemorando. Enfim "minha escritura". Sabe o que aconteceu? Como sempre: NADA!
Os moradores quase nos lincharam (blog e prefeitura), no cartório não tinha NADA!
16/12/2015 - E as retiradas e comercialização de terra? Muita gente ganhando dinheiro e o blog solnascentehoje, denunciava, lembra?
1) Existem as licenças ambientais para a retirada do cascalho da área no trecho 2?
2) Porque o trânsito se dá por entre as ruas apertadas e esburacadas, que dão acesso à Chácara 34?
3) Porque o armazenamento do cascalho do trecho 2, misturado com o material retirado das escavações do trecho 1?
4) E a nossa denúncia da venda de cascalho à particulares, através de caminhões estacionados próximo a UPA e entrada do trecho 1?

....art. 20 , inciso IX , da Constituição Federal , os recursos minerais são bens da União, sendo competência da justiça federal o julgamento de possível delito praticado em detrimento dos mesmos. A exploração de matéria-prima pertencente à União deve ser precedida de autorização, sob pena de infringir o art. 2º da Lei 8.176 /1991.


17/12/2015 - Chácara 171 - Trecho 01 - Governo cobra mas não fornece serviços públicos!
Em reunião, no dia 16 /12/ 2015, a Prefeitura Comunitária do Sol Nascente-Trecho 01, representada pelo Prefeito Pedro Barros e o Vereador Edson Maciel, reuniu-se com moradores e famílias da Chácara 171, que buscam soluções para os problemas de infraestrutura com que convivem e as incertezas acerca do processo de regularização, remoções e outras dúvidas.
A grande reclamação é a falta de atenção dos órgãos governamentais para com a comunidade do Sol Nascente e, em especial, aos moradores daquela localidade.
O Governo, relataram os moradores, tem apresentado cobranças de taxa de serviços públicos, sem a devida prestação do serviço. Como exemplo a taxa de esgoto que é paga pelos moradores do local.
O vereador Edson Maciel e o prefeito Pedro Barros, irão cobrar das autoridades competentes uma postura e uma resposta para resolver as demandas.

21/12/2015 - O blog solnascentehoje atendeu aos inúmeros pedidos dos moradores e publicou em 21/12/2015.
IPTU - Exercícios anteriores a 2007.

LEI Nº 4.291, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2008
    (Autoria do Projeto: Poder Executivo)
    DODF de 29.12.2008
Concede remissão do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU e da Taxa de Limpeza Pública – TLP aos contribuintes que especifica e dá outras providências. (Obs: remissão, substantivo feminino = perdoar.)
O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, FAÇO SABER QUE A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI:
Art. 1º. Fica concedida remissão dos créditos tributários do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU e da Taxa de Limpeza Pública – TLP, existentes na data da publicação desta Lei, inscritos ou não na dívida ativa, ajuizados ou por ajuizar, relativamente aos exercícios anteriores a 2007, dos imóveis situados:
I – na Região Administrativa da Ceilândia: Setores QNR 01, QNR 02, QNR 03, QNR 04, QNR 05, Condomínio Pôr do Sol e Setor Habitacional Sol Nascente;.............


Para quem quer conhecer o Sol Nascente a leitura é obrigatória!

VEM AÍ A PARTE 3..........


solnascentehoje.blogspot.com