quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

PARTE 3 - RETROSPECTIVA


Retrospectiva sol nascente. (2014/2018)
PARTE 3

Carlos Botani


03/01/2016 - Quase nada! 
O Governador Rodrigo Rollemberg, em uma visita surpresa e sem grande comitiva, foi, mais uma vez, sem avisar, ao Sol Nascente trecho 1.

Foi ao Setor acompanhar as obras que o seu governo(?) estava realizando no local(?). 
Testemunhas que estiveram acompanhando o governador, nos relataram a grande surpresa de Rollemberg ao ver quase nada! Isso mesmo! quase nada havia sido feito, nada estava em andamento, nada tinha para ser visto. As falsas lideranças, que estavam ali para bater palmas, perderam a viagem.

Conclusão: Se o governo é ruim, grande parte da culpa é dos assessores e equipe, que enchem o governador de falsas notícias e realizações fantasmas.
05/01/2016 Resultado do arrocho!

Após ser "arrochado" pela Prefeitura Comunitária e por lideranças, no Sol Nascente - Trecho 1, Rollemberg devolve o "arrocho" à sua equipe e as coisas (Obras, recolhimento de lixo, PEC), começam a acontecer no SetorAs máquinas já estão pavimentando as ruas da Chácara 171, no trecho 01. Os tratores e caminhões já recolheram a grande quantidade de lixo no abacateiro, no Trecho 03.
A NOVACAP, acaba de confirmar a instalação de um PEC - Ponto de encontro comunitário nas Quadras 500, próximo a Fazenda Recreio.
08/01/2016 - Reunião com A CODHAB.
Estivemos, no último dia 08/01/2015, no posto de atendimento da CODHAB, trecho 01, do Setor Habitacional Sol Nascente, em reunião com representantes daquele órgão, para tratar de assuntos relativos ao andamento das obras e o processo de regularização.
Estiveram presentes, alem do Administrador do blog e jornal solnascentehoje, o jornalista Carlos Botani; O prefeito do trecho 01, Pedro Barros; A vice prefeita Marieta Soares; O secretário Geral da prefeitura Aderval Andrade; E os servidores da CODHAB, Edson Cordeiro, Lucélia Maria e Isabela, além de outras lideranças do Trecho 01.
Aos nossos leitores e moradores do Sol Nascente, relacionamos abaixo alguns assuntos discutidos durante a reunião e, também, o andamento do processo de regularização e obras. 
Apuramos junto aos representantes da CODHAB, que o processo de obras e regularização, vem enfrentando alguns problemas para o seu avanço, que devemos considerar ao reclamarmos da lentidão das obras, tais como, resistência de moradores em ceder espaços para conclusão de ruas, redes de esgoto e águas pluviais, processos na justiça de moradores que se acham injustiçados, revisão do PDOT, para que seja possível a inclusão de áreas que não constam na poligonal da regularização, ausência ou inconclusões dos estudos de solo que determinarão o futuro de algumas áreas habitadas (Ex. lado direito da avenida Casa Branca) e o vencimento da validade do decreto que viabiliza a regularização e entrega de novos documentos, entre outras dificuldades.
Eis o resumo de nossa reunião:
1) As 10 bacias de águas pluviais, que serão interligadas às lagoas de contribuição, estão em fase de conclusão, exceto a bacia 5, que deverá ser redimensionada, em virtude do grande volume de águas, fato que não foi considerado no projeto inicial. A Bacia 5, receberá todo o volume de águas de parte de Ceilândia que, atualmente, desce para o Sol Nascente, pela avenida Cada Branca e outras vias pavimentadas.
2) A conclusão de outras bacias, ainda dependem de negociações com chacareiros que resistem em ceder espaços em suas propriedades. Outros casos dependem de decisões judiciais.
3) O prefeito Pedro Barros, consultou a CODHAB da possibilidade em abrir as ruas que não dependem de remoção de moradores, para dar maior agilidade às empresas responsáveis pelas obras. Uma comissão irá percorrer o setor procurando identificar as situações em que seja possível atender o pedido. Relatório será enviado à Administração Regional para providências.
4) As reinvasões, ou seja, a invasão de lotes que já tiveram os moradores removidos e as novas invasões, inclusive de áreas de equipamentos públicos, são preocupantes pois estão atrasando todo o processo. Foi consenso que deverão ser identificados e informados à AGEFIS, para as providências necessárias.
5) A CODHAB, irá sugerir que, em algumas áreas em que a infraestrutura esteja implantada, que os moradores sejam fixados em definitivo, obedecendo os critérios da regularização.
6) O trecho que fica do lado direito da avenida Casa Branca (Ch, 139, 141, 34 etc), continua com a situação indefinida, dependendo da conclusão de estudo de solo, ainda não iniciado.
7) Para a inclusão de áreas, hoje consideradas rurais, nos trechos 1,2 e 3, será necessário a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial - PDOT, para incluí-las como áreas urbanas. (geralmente são aquelas áreas que ficam ao final dos trechos)
8) O governo deverá editar novo decreto de lei que permita a continuidade do processo de regularização.

10/01/2016 - Atenção! Urgente!

Atenção autoridades sanitárias!
Atenção Dona Bruna Pinheiro!
Atenção Administrador de Ceilândia!
Atenção Governador Rollemberg!
Vocês derrubaram 02 Supermercados TATICO, lembram??
Para variar não fizeram o trabalho direito, pois os entulhos das duas derrubadas se encontram no local, até hoje. (Derrubar é fácil, né?).
Acontece que parte dos equipamentos do TATICO de Ceilândia foram colocados dentro da área cercada do TATICO do Sol Nascente. Os restos do supermercado de Ceilândia, somados aos restos do outro supermercado, do Sol Nascente, estão atrás dos tapumes, fora da área coberta, sofrendo a influência das intempéries, ou seja, muita chuva e o local se transformou em um imenso CRIATÓRIO DE MOSQUITOS DA DENGUE, CHICUNGUNHA, ZICA E OUTROS VETORES.
Que tal recolher os entulhos das derrubadas e eliminar o criatório?

11/01/2016 - S.O.S Horta Comunitária.

"Era uma rua muito engraçada, não tinha lixeira, não tinha nada.
Ninguém podia andar nela não, pois só buracos tinha no chão.
Ninguém podia fazer xixi, porque esgoto não tinha ali.................
Mas tinha postes demais, luminárias demais, água de chuva demais, lixo demais, buracos demais....."
Pois é, esta é a situação da principal via da Horta Comunitária, que fica atrás do ex-quase-futuro-supermercado TATICO, derrubado e "amontoado" pelo governo, que agora, só serve como criatório do mosquito da dengue, buracos, buracos, buracos.....
A rua é uma buraqueira terrível e para completar o desespero dos moradores do local, quando chove, vira uma imensa cachoeira. No local, também, as manilhas do sistema de esgotamento sanitário do Setor, que a empresa Elmo Engenharia não concluiu, estão completamente entupidas, por obras da administração passada.
Sobram postes e luminárias! Uma coisa os moradores tem em excesso: A rede de energia com os braços e luminárias nos postes. Existem duas redes no local, a antiga, desativada e a atual. Os postes e luminárias, excedentes, poderiam ser aproveitados em outro local do Sol Nascente, tão carente dos equipamentos.
À pedido dos moradores, solicitamos providências da Administração Regional, Gerência de condomínios, se ainda existir, e das concessionárias de serviços públicos.




Para quem quer conhecer o Sol Nascente a leitura é obrigatória!

VEM AÍ A PARTE 4..........

solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário