quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Tempo: Estado de atenção.

Decretado estado de atenção por baixa umidade do ar.
 Amanhecer desta quarta-feira (31) em Brasília  Foto: Josemar Gonçalves 

O Distrito Federal entrou hoje em estado de atenção, após avaliação das variações da umidade relativa do ar realizada pela Secretaria de Defesa Civil, ao longo dos últimos cinco dias, quando foram verificados índices abaixo de 30%.
"A temperatura está elevada, e a umidade do ar vem baixando nos últimos dias, o que pode ocasionar problemas de saúde à população do Distrito Federal. Por isso, decidimos, a exemplo do que ocorreu no mês passado, estabelecer o estado de atenção, como medida preventiva”, explicou o secretário da Defesa Civil, coronel Luiz Carlos Ribeiro.
Pelos padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%, e, quando os índices ficam entre 20% e 30%, é recomendada a decretação do estado de atenção.
De acordo com a Defesa Civil, nesta época do ano, caracterizada pela longa estiagem e baixa umidade relativa do ar, que provoca ressecamento das mucosas (o que causa problemas respiratórios) e da pele, devem ser tomadas algumas precauções.
Em escolas, por exemplo, a orientação é manter bebedouros em número acima dos existentes, com boas condições de higiene e qualidade da água, questionar os alunos a cada vinte minutos sobre a vontade de beber água e estar atento se eles apresentam abatimento ou queda rápida de rendimento.
Outra recomendação é verificar se o estudante apresenta quadro de perda de líquido (febre, diarreia, gripe, tosse etc) e, em caso de desmaio, tonturas, câimbras e mal-estar, paralisar as atividades, umedecer as têmporas, face e narinas e providenciar atenção urgente do médico ou agente de saúde, além de comunicar os pais.
Para a população geral, a Defesa Civil sugere evitar aglomerações em ambientes, banhos prolongados com água quente e uso excessivo do sabonete, para não eliminar a oleosidade natural da pele.
Além disso, aumentar a ingestão de água, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes ao dia, para prevenir ressecamento nasal e possível sangramento.

Fonte: Agência Brasília

solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário