segunda-feira, 13 de maio de 2013


Moradores do Condomínio Sol Nascente protestam contra derrubada de casasA manifestação foi pacífica e acabou por volta de 10h30; o grupo vai procurar a Codhab para conseguir agilidade no processo de regularização da área

Cerca de 600 moradores do Condomínio Sol Nascente, em Ceilândia, fizeram manifestação contra derrubada de casas que estariam em processo de regularização, na manhã desta segunda-feira (13/5). Eles se reuniram na QNQ, próximo à garagem da Cervejaria Sol.

Segundo informações do Coronel Madureira do 8° Batalhão de Polícia Militar, a manifestação foi pacífica e acabou por volta de 10h30. Ainda de acordo com o Coronel, os moradores vão procurar a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) para que a situação de moradia seja regularizada. 

A Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) informou que a manifestação ocorreu depois da desocupação de uma Área de Proteção Permanente (APP), na sexta-feira (10/5). O uso da terra é proibido na região, pois o solo, considerado argiloso, é impróprio para construção de habitações, além de a área possuir nascentes. 

Foi divulgado também pela secretaria que as obras erradicadas foram construídas este ano sem autorização do poder público. Na semana passada, a Agência de Fiscalização (Agefis) teria mandado intimações demolitórias com prazo de cinco dias para que os moradores saíssem pacificamente e fizessem a remoção das obras por conta própria, o que não ocorreu.
De acordo com a Seops, muitas operações de desocupação são feitas no Sol Nascente. A área está em fase de regularização e, por isso, há um intenso movimento de tentativas de invasão.
Fonte: Caderno Cidades - Correio Braziliense

4 comentários:

  1. A regularização é um processo necessário para a população do sol nascente, e não deve servir de palanque eleitoral. A grande maioria dos cidadãos que aqui moram COMPRARAM seus terrenos, mesmo que de forma irregular, porque existe um deficit habitacional enorme em Brasília, principalmente para a classe baixa e média. Eu cresci em Brasília e já tenho 32 anos. Moro no Sol Nascente há 7 anos e gostaría muito de ver nossa cidade emancipada e urbanizada. Hoje tenhos condições de adquirir um imóvel em um lugar melhor, mas preferi apostar na cidade e espero que todos os contribuintes que aqui moram sejam respeitados e que os representantes e responsáveis façam o seu melhor em pról de Brasilia como um todo, a começar pela áreas mais carentes.

    ResponderExcluir
  2. chicambrosio@gmail.com13 de maio de 2013 às 13:15

    acho isso uma tremenda covardia porque não inibe no inicio das construçoes!e deixam para derrubarem quando ja estão habitadas e com crianças idosos passando por esses traumas todos!oqual será os pensamentos destas crianças depois de passarem por tudo isso!!cadê os dereitos humanos!que não vê isso!

    ResponderExcluir
  3. isso meu caros amigos mais não podemos nos calar diante disso se for preciso vamos fazer mais manifestações como o jurivan souza mesmo falou todos nos compramos um lote aqui e não vamos sair assim

    ResponderExcluir
  4. Tudo isso faz parte do processo de regularizacao e me desculpe ninguem foi pego de surpresa. Pra quem acompanha sabe que varias reuniões aconteceu na administração. Agora existe um grupo pequeno querendo atrapalhar o progresso do sol nascente , pois que venha a melhoria que tanto esperamos.

    ResponderExcluir