terça-feira, 21 de maio de 2013

OPINIÃO

Por:Francisca Ambrósio do Nascimento (Dona Chica)

"No Sábado dia 18/05, fui convidada pela Edileuza, da Rede de Mulheres do DF, para um passeio no PADF, onde estava sendo realizado o evento agrícola mais promissor do Distrito Federal: O Agrobrasília. Realmente nunca tinha visto nada mais lindo! Passei um dia de elevo me lembrando dos tempos em que fui produtora rural. Pessoas simples, amigas, um tratamento VIP. Conversando com os convidados e produtores rurais de Ceilândia e de Boa Esperança, que foram na caravana, notei nos rostos deles uma certa tristeza . Perguntei o que eles estavam achando de tudo que estavam vendo, eles me reponderam:
"Aquilo tudo era somente para os ricos, que eles nunca teriam acesso aos programas que a nossa Presidenta lançou e que o nosso Governador, Também,  apoia, porque eles nunca tiveram direito a nada, nem a construir uma moradia digna para as famílias deles. Perguntei porque? Eles disseram: Esse programa da Presidenta Dilma, minha casa, minha vida rural, nunca chegará até nós, porque a AGEFIS e a SUDESA, nunca vão permitir isso, se a gente começa a construir, eles logo aparecem e derrubam o que construímos. Empréstimos nunca teremos, porque o documento que temos não nos dá esse direito, por isso o "Cinturão verde", tão sonhado por Juscelino está se acabando e no lugar estão nascendo casas. O produtor esta cansado de sofrer no campo e de esperar por dias melhores, e chega um grileiro, oferecendo um dinheiro até bom, por nossas terras, que não resistimos, vendemos os nossos direitos e vamos embora para as cidades ser servente de pedreiro, porque não sabemos fazer outra coisa a não ser plantar.

Olhem e reflitam nisso! Porque uns tem tantos direitos e outros, que abastecem a nossa mesa com verduras e frutas, não tem? Vamos mudar esta política. Nossos Governantes, nossos Deputados Distritais e Federais, eles só contam com vocês, que tem o poder da caneta."

Francisca Ambrósio do Nascimento
Prefeita Comunitária do Setor Habitacional Pôr do Sol

solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário