sábado, 11 de maio de 2013


Políticas públicas para a juventude do DF.


Promover a inserção de jovens no mundo adulto e com bases em valores e padrões sólidos da sociedade moderna. Esse é o principal objetivo do Prêmio Duque de Edimburgo, chamado mundialmente de Prêmio Internacional para a Juventude. A iniciativa é um desafio para jovens com um programa de atividades composto por três seções, mais uma jornada de aventura, que irá despertar o espírito aventureiro e de descoberta durante uma atividade em grupo. O foco do programa está no desenvolvimento de habilidades, com objetivo de encorajar a busca por interesses pessoais e habilidades práticas; no serviço voluntário, para ensinar a prestação de serviços úteis para os outros, auxiliar no desenvolvimento das comunidades e trabalhar a responsabilidade; nas atividades físicas e recreativas, para interação social e para encorajar a prática de esportes e o aprimoramento do desempenho físico.

"Estamos tendo contato com uma experiência inovadora e que pode nos ensinar muito. Vamos propor ao governo reproduzir as boas práticas que estamos vivenciando em ações pontuais no sistema sócioeducativo, em algumas escolas públicas e em programas de esportes mantidos pela iniciativa pública", explicou a deputada distrital Celina Leão (PSD).

Os deputados Robério Negreiros (PMDB) e Celina Leão foram convidados a conhecer o programa, e se juntaram a uma comissão de parlamentares de outros estados e membros de outros governos estaduais, como o vice-governador da Paraíba. "Ficou evidente que é possível fazer muito por toda a comunidade cuidando, primeiro, dos nossos jovens. A ideia tem um viés que também acompanha os jovens que entram no mundo do trabalho. Amanhã (hoje), por exemplo, vamos a uma empresa de trens que abriga um contingente de adolescentes em situação de risco social em seus quadros de trabalho", completou Negreiros.

Atualmente mais de seis milhões de pessoas ao redor do mundo participam do programa, principalmente na Inglaterra e em outros países da Comunidade Britânica. A deputada Celina Leão explica que os jovens são estimulados por meio do esporte, o que é um pré-requisito do programa Mérito. Nos exemplos observados, segundo a deputada, houve a busca para aumentar a carga horária das crianças para o os estudos, lazer e esporte, não só para ensinar conteúdos didáticos, mas para formar cidadãos. "A proposta parte de uma ideia básica: acreditar nesses jovens é investir no futuro da comunidade e - em um circulo virtuoso - da cidade, do estado do País. Ensiná-los valores tão caros à cidadania e à democracia é prepará-los para fazer um mundo melhor", avaliou a distrital.

"Em um pensamento de curto prazo, podemos juntar a necessidade e a oportunidade. Queremos levar esta experiência para o Distrito Federal e já preparar jovens para serem voluntários nos grandes eventos que vão ocorrer no DF. Será a aplicação prática de uma nova cultura que podemos criar a partir das ideias que estamos levando na nossa bagagem. são propostas inovadoras, mas que estão dando muito certo aqui e, tenho certeza, darão certo também entre os nossos jovens", ressaltou Negreiros.

Os parlamentares conseguiram, por meio do intercambio, articular uma parceria para capacitar líderes brasilienses para cuidar do programa em uma possível implantação e ainda os instrumentos necessários para a efetividade de uma política pública, depois da avaliação dos resultados obtidos com um projeto piloto. “Um intercambio vale a pena quando traz resultados concretos, sobretudo para Brasília, carente de políticas públicas para juventude” avalia Celina Leão. Uma visita oficial dos patrocinadores do programa e do príncipe Eduardo - o conde de Vesse, membro da família real britânica, sendo o terceiro e mais jovem filho da rainha Elizabeth II e o sétimo na linha de sucessão ao trono - em Brasília deve selar a parceria construída durante visita oficial dos parlamentares ao Reino Unido.

As visitas dos distritais começaram no dia 7 deste mês, quando eles foram à sede do escritório internacional e ao escritório regional da autoridade nacional inglesa. Neste dia, a agenda se estendeu a sede dos cadetes da Polícia Metropolitana, ao Centro de Jovens em Conflito com a Lei (em Feltram). No dia seguinte, conheceram o Mérito na Escola e Mérito nos Esportes. Ontem (9), estiveram no Mérito no Governo, em Edimburgo na Escócia e tiveram audiência com o ministro da Juventude e Infância da Escócia, oportunidade em que também puderam ouvir os oficiais do governo que utilizam essa tecnologia social. De lá eles seguiram para o Centro de Atendimento a Menores Infratores. Hoje está prevista a visita ao Mérito nos Negócios e nos Esportes.


Fonte: Assessoria Celina Leão e Robério Negreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário