quarta-feira, 3 de abril de 2013


RECADASTRAMENTO

Eleitores nem aparecem.
Até agora, só 2,68% foram ao TRE revalidar os títulos para votar em 2014.

Francisco Dutra
francisco.dutra@jornaldebrasilia.com.br

Só 48.346 eleitores fizeram até agora o recadastramento biométrico obrigatório no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Esse número corresponde a 2,68% do total de eleitores brasilienses, uma vez que a capital conta com aproximadamente 1,8 milhão de cidadãos em condições de votar. Técnicos do TRE e especialistas consideram que se o volume de atualizações continuar nesse ritmo, serão altíssimas as chances de filas colossais e muito desconforto até 31 de março de 2014, data final para a adequação.

PERDA DE DIREITO

O recadastramento começou em 25 de fevereiro deste ano. Para o cientista político David Fleischer, professor da Universidade de Brasília (UnB), a demora nos meses iniciais é natural, mas é preciso que os eleitores procurem a Justiça Eleitoral. “Você, eleitor, quer continuar exercendo o seu direito de votar? Então deve buscar o recadastramento. É o mesmo princípio da direção de veículos. Quem quer dirigir precisa atualizar regularmente a Carteira Nacional de Habilitação”, disse.
Os eleitores que não efetuarem o recadastramento no prazo terão o título cancelado. Ficam sujeitos a uma série de penalidades. Por exemplo, aprovados em concurso público não poderão assumir os cargos sem o documento. O recadastramento também é ferramenta de fiscalização para evitar fraudes.
Em 1986, o Brasil recadastrou todos os eleitores substituindo os antigos cartões de cartolina e foto pelos títulos atuais, processo que levou à digitalização das informações dos eleitores.

COMO FAZER.

»O agendamento pode ser feito       
pelo telefone 3048-4000 ou
pelo site www.tre-df.jus.br.
Informações do título atual
serão pedidas.

»No recadastramento, serão
exigidos o título, um
documento original de
identidade e comprovante de
d o m i c í l i o.

»O TRE ampliará o número de
equipes e equipamentos para
aumentar a capacidade de
atendimento até julho.

Fonte: Jornal de Brasília -Política &Poder - 03/04

solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário