terça-feira, 26 de novembro de 2013

Eleições 2014.


Mais de 600 mil eleitores do DF sem condições de votar em 2014

Enquanto boa parte do eleitorado do Distrito Federal já começa a se envolver no clima que precede as eleições gerais, nada menos que 647 mil 116 eleitores ainda não se encontram em condições de manifestar seu voto nos dias de eleições.

Esse é o número de eleitores que ainda não compareceram às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral – cartórios, postos e postos avançados. Em mais um final de semana de mutirão, o Tribunal Regional Eleitoral do DF abrirá, das 8h às 14h do sábado (23/11), todas as suas unidades de atendimento. Ao todo, sete mil eleitores poderão ser recebidos para que suas digitais sejam coletadas e seus dados atualizados no cadastro eleitoral. Basta comparecer com um documento de identificação e comprovante de residência. 
O eleitor deve se lembrar que, sem o recadastramento, ficará sujeito a uma série de restrições, como impedimento de realizar empréstimos em instituições financeiras públicas, tirar passaporte, tomar posse em cargo público. 
Até esta quinta-feira, um total de 1 mi 180 mil 870 eleitores já haviam cumprido com suas obrigações eleitorais – o que representa 64,6% do total do eleitorado do DF. Até 31 de março, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 100% dos eleitores devem ter seus dados postos em dia. 
Até o momento, a liderança em números absolutos de recadastramentos eleitorais, em âmbito nacional, tem sido do Distrito Federal. O que demonstra a capacidade de resposta da sociedade brasiliense ao chamado da Justiça Eleitoral. No entanto, com a proximidade dos festejos de fim de ano, o TRE-DF identificou uma queda acentuada na procura pelos cartórios eleitorais. 
Para se ter uma idéia, nos últimos 30 dias, foram recadastrados, em média, pouco mais de cinco mil eleitores diariamente. Nos momentos de maior procura, o número chegou a 11 mil recadastramentos. 
Os esforços do TRE-DF têm sido direcionados para atender à população com conforto e em um breve espaço de tempo. Todavia, conforme já alertado pelo Presidente do Tribunal, Desembargador Mario Machado, caso a situação permaneça, serão inevitáveis as filas de última hora.

TRE-DF
solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário