terça-feira, 2 de julho de 2013

Protestos.



Em novo protesto, moradores do Sol Nascente fecham trecho da BR-070.Eles lutam contra a derrubada de casas; congestionamento no local é de 1,5 km


Cerca de 500 pessoas fecharam trechos da BR-070 em nova manifestação, na manhã desta terça-feira (02/07). São moradores do Sol Nascente que protestam contra a derrubada de 24 casas em áreas irregulares.


Eles bloquearam a estrada nos dois sentidos na altura do km 14, próximo ao balão de Brazlândia. Por volta das 9h20, liberaram uma faixa no sentido Ceilândia. Pneus e galhos foram queimados para impedir a passagem de carros. Caminhos alternativos também foram bloqueados e os carros se arriscaram desviando por uma das valas de drenagem ao redor da pista.


Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi formado um congestionamento de aproximadamente 1,5 km nos dois sentidos devido ao protesto. 


Os moradores pedem o cancelamento da derrubada de 24 residências situadas em áreas irregulares do condomínio Sol Nascente.

Manifestantes liberam vias da BR-070 após manhã de protestos.O corpo de bombeiros fez a limpeza do local e os carros seguem normalmente.



Após 3h30 de protesto a 070 é liberada (Ed Alves/CB/DA Press)
Após 3h30 de protesto a 070 é liberada
Depois de mais de três horas de protestos, os moradores do condomínio Sol Nascente liberaram o trecho interditado da BR-070 nos dois sentidos. 


A Polícia Rodoviária informou que o trânsito flui normalmente, sem congestionamentos. 


Na manhã desta terça-feira (2/07), os bombeiros foram acionados para apagar a barreira de pneus queimados que os protestantes tinham usado para fechar a via. 


Eles fizeram a limpeza da área para que os carros pudessem trafegar.



Outro lado



Segundo a Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops), na última quarta-feira (26/6), os ocupantes da área irregular foram intimados a sair do local em cinco dias. Em nota, a Seops informou que “entende e respeita o direito das pessoas se manifestarem, mas informa que as operações do Comitê no local vão continuar”.



De acordo com a secretaria, o principal objetivo da operação é retirar as obras mais recentes, as que estão em área de risco ou aquelas protegidas pela legislação ambiental. Até hoje, 2.577 edificações irregulares foram removidas na área, em 318 operações. 



O Sol Nascente passa por processo de regularização e novas construções na área estão proibidas.

Fonte: Correio Braziliense
solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário