quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Boa notícia para os catadores.


Catadores poderão ter plano habitacional.

ROBERVAL EDUÃO

Catadores vão ser cadastrados para receber benefício

A Secretaria de Habitação (Sedhab) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) estão trabalhando em um plano habitacional voltado exclusivamente aos catadores de material reciclável do Distrito Federal. O anúncio foi feito pelo governador, Agnelo Queiroz, na abertura do “12º Festival Lixo e Cidadania”, que começou na segunda-feira (21) e deve terminar amanhã (31). Entretanto, não foi revelado o local onde essas famílias serão alocadas.

O objetivo do executivo local é ampliar e promover a inclusão social desses trabalhadores por meio dos programas “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal e do “Morar Bem”, do GDF. A primeira etapa do plano é mapear os catadores e organizar em associações os trabalhadores que estão sem casas ou vivem em residências precárias. Somente após esse processo, será aplicado o plano de atendimento dessas famílias.

“Apenas 10% dos catadores fazem parte da lista da Codhab. Para mudar isso, vamos consolidar as políticas públicas para esse seguimento”, afirmou Agnelo Queiroz no discurso de abertura do evento. A Sedhab informou, por meio de nota, que terá que encontrar uma nova solução para as famílias que não foram contempladas, devido ao descredenciamento de cooperativas habitacionais que possuem cadastro irregular, mas nenhum prazo foi estipulado pelo órgão.

A catadora Maria Barbosa, 54 anos, conta que nunca participou de nenhum programa habitacional do governo e revelou que mora em uma casa improvisada, próxima ao lixão da estrutural, com sete filhos e o marido, que também é catador. “Meu sonho é dar uma moradia digna para minha família, vou buscar na minha cooperativa entender melhor o que devo fazer para participar”, afirma.

Da redação do Alô

solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário