terça-feira, 22 de outubro de 2013

Carreta da Mulher.

Carreta da Mulher volta ao Sol Nascente.

A unidade móvel esta estacionada até o dia 1º de novembro em frente à Feira do Produtor .

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher chegou à Ceilândia, onde ficará até 1 de novembro, das 8h às 12h e das 14 às 17h, de segunda à sexta-feira, na entrada do trecho 1 do Setor Habitacional Sol Nascente, próximo à Feira do Produtor.

“Essa é a quarta visita em nossa cidade. Esperamos que as mulheres que porventura não conseguiram realizar seus exames preventivos na atenção básica e hospitalar possam ser atendidas”, informa Luiz Henrique Mota, Diretor Regional de Atenção Primária à Saúde (Diraps) de Ceilândia.

A carreta da mulher como é conhecida pela população do Distrito Federal é composta de dois consultórios e de uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos que disponibilizarão exames.

Entre os dias 4 e 8 de novembro, a Carreta segue para o Núcleo Rural Boa Esperança (Ceilândia) e ficará em frente ao posto de saúde da região.

“Já levamos a carreta para o Pôr do Sol, Sol Nascente/QNQ, e agora vamos estacioná-la na área rural, onde a população está mais afastada, e por isso temos levado todas os programas de governo e políticas públicas necessárias para o atendimento da população” disse o administrador de Ceilândia, Ari de Almeida.

No período em que estiver na cidade, a Carreta, disponibilizará 50 exames diários com capacidade de realizar até 750 procedimentos semanais. As senhas serão distribuídas a partir das 7h. As pacientes deverão apresentar o cartão do SUS, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Na ultima edição da Carreta da Mulher na cidade foram realizadas 1.300 consultas e 4.500 exames. Durante as quatro semanas, a unidade itinerante, poderá realizar mais de 3.000 exames, esclarece Luiz Mota.

A população de Ceilândia estimada em 620 mil habitantes conta com hospital, 11 centros de saúde, um posto de saúde rural e outro urbano, um laboratório, Caps Ad e consultório na rua.

O que você precisa saber

A Carreta da Mulher oferecerá exame preventivo (papanicolau) que não necessita de pedido médico. É necessário estar 48 horas, no mínimo, sem atividade sexual, estar fora do período menstrual e não fazer uso de cremes vaginais.

A mamografia não precisa de pedido médico. Para realizar este exame a paciente deve ter mais de 40 anos.
Para as ecografias como de tireóide, mamária, pélvica, transvaginal, gestacional, vias urinárias, abdome total é necessário jejum de 8 horas e pedido médico.

Por ASCOM-RAIX


solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário