quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Quem poderá nos socorrer.......

Quem se habilita?

Carlos Botani

Os problemas são tantos, as nossas reivindicações, da mesma forma, são inúmeras e ninguém se responsabiliza ou "empurram" de um órgão para outro, que resolvemos divulgar as imagens dos locais e torcer para que alguém ou algum órgão os "adote" e resolva os problemas que estão afligindo a comunidade.
CODHAB, NOVACAP, Administração Regional, vejam o que se pode fazer:

Aterro e lixão

A cratera que se abriu, durante os anos, próxima as Chácaras 09, 07 e 05, no final da Avenida Córrego das Corujas, que foi recentemente asfaltada, virou um lixão.
Em 2010, os órgãos responsáveis, emitiram uma licença ambiental, autorizando e orientando a TERRACAP e Administração Regional, de como procederem para a extinção da voçoroca que se formou no local.
Acontece que a licença ambiental, listava várias recomendações para a execução do serviço, que obviamente, verificando as fotos, não foram cumpridas.
O que se vê é que o buraco foi aterrado com material orgânico e lixo e hoje se transformou em um imenso lixão. Quem tomou a iniciativa de aterrar a voçoroca com lixo, é fácil identificar através do testemunho dos moradores. Estivemos no local e vimos diversos moradores, transportando imensas quantidades de lixo e depositando no local. O foco de doenças respiratórias e dermatológicas é evidente e as crianças do local transitam diariamente sobre o lixo que se acumula. O caso é de saúde pública.
Lixo - Falta Contêiner


Por várias vezes a Prefeitura Comunitária e lideranças locais, solicitaram à Administração Regional de Ceilândia, NOVACAP e SLU, a instalação de contêineres para o deposito do lixo que se acumulava nas principais Avenidas do Setor Habitacional Sol Nascente. Acontece que, com o passar do tempo, misteriosamente, os contêineres que foram colocados estão desaparecendo e o lixo, novamente, sendo depositado nas vias do Setor. Muitas vezes os contêineres permanecem vários dias nos locais, transbordando de lixo sem que seja feita a coleta. Quando coletados não estão voltando para os locais determinados.


Lixo - Falta conscientização

O que dizer do morador que joga o lixo "aos pés" dos contêineres?  Vejam que não é apenas um, mais vários moradores que, ainda, insistem nesta pratica.
É necessário que os moradores façam a sua parte. Lugar de lixo é nos contêineres, quando existirem.


 Chácara nº 06 - Santa Luzia

Os moradores da chácara Santa Luzia, na Avenida P1, foram convocados às pressas pela CODHAB, para que adequassem os seus lotes, de forma que desobstruíssem a galeria de águas plúvias que passa sob o local. Alguns moradores foram removidos e outros tiveram seus lotes diminuídos e recuados. A pressa, segundo a CODHAB, se justificava pela necessidade de avançar com o projeto de regularização. Acontece que recuaram os lotes e deixaram os padrões de energia e água do lado de fora, em plena avenida. O que fazer agora? Chegar o lote para a frente novamente? Ou alguém vai tomar a providência de levar os padrões até os limites dos lotes? Os moradores não podem arcar com os custos de uma modificação promovida, planejada e executada pelo governo. E mais, segundo informações dos moradores, os relógios e hidrômetros estão sendo furtados e revendidos como sucata.

 Chácara nº 06 - Santa Luzia

Na mesma linha de "deixar as coisas pela metade", os escombros e entulhos das casas recuadas e/ou removidas, às pressas, da Chácara Santa Luzia, na Avenida P1, pela urgência em se avançar com o processo de regularização, ainda estão no local. Os entulhos servem somente para demonstrar que a pressa não era justificada, alem de servir como esconderijo para animais peçonhentos.

Avenida P1 - Trecho 01

E a Avenida P1 coitada, quem poderá tapar os seus buracos ou colocar algum asfalto por ali? Considerando que é uma das vias de maior importância, tanto para a Ceilândia quanto para o Sol Nascente, deveria ser tratada com mais atenção. O trânsito no local é intenso devido a proximidade com a Fundação Bradesco e a ligação com o Setor Psul. Vamos lá? alguém se responsabiliza e se compromete a dar uma arrumadinha na coitada?


solnascentehoje.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário